PROJETO DIA DOS PAIS
Ed. infantil
JUSTIFICATIVA:
Acreditamos ser a família o alicerce
que dá sentido a vida, permitindo aos
seres humanos experimentar a verdadeira felicidade nos pequenos gestos e atitudes do dia a dia.
Não fomos criados para vivermos isolados, mas para convivermos uns com os
outros cultivando os valores fundamentais: respeito, a obediência, o diálogo e
a ajuda. A compreensão desses valores
deve iniciar na família, pois uma criança que aprende a cultivar o amor, o
respeito, a obediência, desenvolverá uma consciência íntegra e saudável em
qualquer ambiente. À escola cabe incentivar a criança no cultivo desses valores
atuando como parceira dos diversificados modelos de família, hoje constituídas.
Como resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações
significativas, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça
das mulheres no mercado do trabalho. Essas mudanças influenciaram várias
instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de
família, de casamento, de relação entre pais e filhos. O conceito de pai também
se alterou: passou da condição de aporte biológico para suporte social. Isso
significa haver muitos pais: os adotivos, os biológicos, os do coração... São
avôs, tios, amigos da família, professores... No segundo domingo do mês de
agosto comemoramos o Dia dos Pais.
Durante as semanas que antecedem essa
data, desenvolveremos uma série de atividades para que os alunos focalizem
no pai suas virtudes, valores, seu trabalho, seu lar. É necessário
despertar na criança, sentimentos de amor e gratidão ao pai.
OBJETIVOS:
·
Reconhecer
a diversidade familiar, valorizando a figura paterna;
·
Levar
a criança a demonstrar sua gratidão ao pai, homenageando- o com respeito e
ternura;
·
Saber
citar o nome completo do pai, profissão e local de trabalho;
·
Descrever
a figura do pai oralmente, através de textos ou desenhos;
·
Reconhecer
as preferências do pai em casa, diversão, comida, etc ;
·
Desenvolver
interesse em colaborar com a família;
·
Compreender
a importância de viver em um lar repleto de amor;
·
Trabalhar
a diversidade familiar;
·
Reconhecer-se
como parte integrante da família;
·
Valorizar
a figura paterna ou de quem exerce esse papel;
·
Conhecer as preferências dos pais ( pai ou mãe);
·
Valorizar
a família manifestando sentimento de amor, respeito, etc;
·
Relacionar-se
com a figura paterna ou a ausência dela;
·
Reconhecer
as qualidades dos pais;
·
Participar
de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para
despertar e esclarecer curiosidades sobre a família;
·
Incentivar
a musicalidade;
·
Interpretar
músicas e canções diversas;
·
Participar
de mímicas das músicas;
·
Estimular
a imaginação e criatividade;
·
Estimular
a socialização;
·
Estimular
a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos,
opiniões, necessidades, idéias, etc;
·
Utilizar
diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para
ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
·
Estimular
a expressão da linguagem oral;
·
Estimular
o raciocínio e a atenção.
METODOLOGIA:
Conversas
na rodinha;
Diálogo
sobre a composição familiar;
Confecção
de cartazes;
Pintura,
recorte e colagem de gravuras;
Produção
de presente e cartão para o dia dos pais;
Músicas
relacionadas ao tema.
Confecção
da lembrancinha para os pais
Pesquisas
Brincadeiras
e jogos;
Algumas atividades:
·
Para
começar, lembre às crianças da data que se aproxima.
·
Pergunte
as crianças o que gostam de fazer com seus pais. Pode ser interessante ter
previamente recortadas algumas imagens de cenas e objetos para ilustrar a
discussão (bicicletas, pais com filhos brincando no parque, uma família tomando
café da manhã, etc.). Quanto mais ideias surgirem neste momento, melhor, pois
as ideias de uma criança podem ajudar a outra a se lembrar de momentos
gostosos.
·
Sugira
que as crianças entrevistem os pais. Elas podem perguntar qual é o esporte
preferido dele, o prato que mais gosta, qual o lazer favorito e que revistas ou
jornais ele lê.
·
Promova
dramatizações da profissão dos pais. As crianças podem também realizar
pantomimas representando o pai triste, zangado ou alegre.
·
Explore
canções, poemas e livros que falam da figura paterna.
·
Monte
mural ou cartazes
·
Confeccione
cartões, diplominhas, acrósticos com o nome do papai, jogo da memória;
·
Estimule
as crianças a desenharem seus pais ou famílias;
·
Incentive-as
a confeccionarem lembrancinhas para presentear os pais, como marcadores de
página, em que as crianças; desenham e escrevem o que quiserem. Pode-se também,
colocar uma foto ou desenho da criança nele.
·
Desenhos
para ao papai.
Linguagem oral e
escrita.
Apreciar
a leitura de textos variados feita pelo professor;
Demonstrar
interesse em escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
Apreciar
as histórias:
Adivinha
quanto eu te amo, de Sam Mcbrantney, São Paulo:WMF Martins Fontes, 2002.
Pode
pai? De Carlos Jorge, São Paulo: 2005.
Pinóquio;
O
fusca verde;
Meu
primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário);
Praticar
o trava- língua sobre o papai.
Elaborar
lista com os nomes dos pais
Escrever
espontaneamente a palavra pai, e o nome do pai.
Completar
com palavras pequenos textos,
Construir
palavras utilizando-se do alfabeto
móvel.
Fantoches
da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família);
Pequenas
dramatizações com fantoches criando histórias;
*Fazer
uma mini pesquisa e enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida,
a cor de seu carro, quantos somos na casa, qual o lazer que faz junto com o
filho, etc.
Linguagem Matemática.
Utilizar
a contagem oral nas brincadeiras e situações cotidianas;
Perceber
medidas convencionais para pesar, medir comprimento, avaliar volumes, registrar
o tempo;
Perceber
a necessidade da medida monetária nas situações de “trocas” na sala de aula e
no seu dia-a-dia;
Marcar
no calendário o Dia dos Pais.
Trabalhar
quantidades utilizando elementos relacionados ao que o pai usa: Sapatos,
carteira, celular, etc.
Quanto
o papai pesa, mede? Quantos anos ele tem?
Imitar
o pai fazendo compras no mercado, utilizando dinheiro de faz de conta para
identificar o valor monetário das cédulas.
Visitar
o mercado para olhar os preços das coisas que o papai gosta.
Natureza e Sociedade.
Demonstrar
interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas,
imaginando soluções para compreendê-lo,
Manifestando
opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando
ideias;
Pesquisar
sobre as preferências e os gostos dos pais em relação a time de futebol,
músicas, carros, alimentos, etc.
Dramatizar
uma cena em que o pai, a mãe e os filhos e os avós estejam presentes,
valorizando a importância da união da família.
Pesquisar
figuras de família em que o pai esteja presente ou não. Conversar com as
crianças os motivos pelos quais muitos pais não moram junto com a família.
Linguagem Plástica e
Visual.
Explorar
as características, propriedades e possibilidades de manuseio de diversos
materiais, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
Demonstrar
interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças.
Recorte
e colagens das vários modelos de famílias. Ex: Pai que mora com filho e a avó
sem a presença da mãe.
Mãe
que mora com o filho sem a presença da figura paterna, etc.
Desenhar
e pintar o autorretrato do pai.
Construir
utilizando a massa de modelar a família correspondente a sua.
Confeccionar
mural com desenhos dos pais e os seus respectivos nomes.
Montagem
de mural com a frase: PAPAI, QUERO TE ENCHER DE CARINHO! e carimbo das
mãozinhas com guache colorido;
Confecção
de lembranças – pintura da sacola de lixo para carro (TNT) – desenho livre na
bandeja de isopor, pintura com tinta e impressão do desenho na sacola;
Pintura
livre da camisa para o papai;
Cartão
– ilustração do cartão, pintura da margem e nuvem com os dedinhos usando tinta
azul;
Carimbo
dos pés acompanhado da frase: PAPAI,
QUERO SEGUIR TEUS PASSOS.
Desenho
livre no caderno para acompanhamento.
Linguagem Musical:
Perceber
e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações,
composições e interpretações musicais.
Desenvolver
a memória musical através de repertório variado de canções.
Experimentação
do silêncio através de brincadeiras e em outros contextos. O silêncio valoriza
o som, cria expectativa e é, também, música.
Descobrir
qual é a música.
Cantar
canções relacionadas à família ou aos pais.
Músicas: Ouvir,
cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
Para
a festa do Papai: Amo Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda,
cirandinha); Ilumina (Ivete Sangalo)
Linguagem Corporal:
Ampliar
as possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos utilizando os
movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc.;
Construir
sua identidade em interação com o meio em que vive, através do movimento como
forma de expressão intencional nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
Brincadeira
de faz de conta utilizando roupas velhas dos pais, sapatos, bijuterias e
acessórios, para diante do espelho construir e afirmar a imagem corporal e
perceber que sua imagem muda sem que se modifique a sua pessoa.
Organizar
time de futebol, entre os meninos e as meninas,
Promover
brincadeiras de encaixe, lançamento e preensão utilizando bolas de vários
tamanhos, de acordo com a idade das crianças.
Andar
devagar, depressa, correndo imitando seus pais;
Promover
desfile com os alunos utilizando uma roupa do pai para os
meninos e da mãe para as meninas,
Identidade e
Autonomia:
Identificar
progressivamente algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais
convive no seu cotidiano e situações de interação;
Identificação
e reconhecimento da escrita do seu próprio nome e do nome dos seus pais.
Participação em
jogos que podem ser construídos e reconstruídos, utilizando os seus próprios
nomes e o nome dos seus pais (bingo, jogo da memória, dominó).
AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas
durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e
objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o
interesse da criança e seu desenvolvimento.
CULMINÂNCIA DO
PROJETO
FESTA
DIA DOS PAIS COM MÚSICAS, JOGOS E BRINCADEIRAS.
MEU AMIGO ESPECIAL
(MÚSICA:O
CRAVO BRIGOU COM A ROSA)
EU
TENHO UM AMIGO
QUE
É MUITO ESPECIAL:
ME
TRATA COM CARINHO.
ELE
É O MEU PAI !
ESTÁ
SEMPRE AO MEU LADO
PARA
CONVERSAR OU PARA BRINCAR.
QUANDO
FAÇO ALGO ERRADO,
BONS
CONSELHOS TEM PARA DAR.
NESTE
DIA TÃO IMPORTANTE,
NÃO
PODEREI DEIXAR
DE
ENCHÊ-LOS DE BEIJINHOS
MELHOR
PRESENTE QUE ESSE NÃO HÁ
*******************
HOMENAGEM AO PAPAI
(MÚSICA:
CIRANDA,CIRANDINHA)
DE
JOELHOS NO CHÃO
E
FAÇO COM OLHOS FECHADINHOS,
EU
FAÇO UMA ORAÇÃO
AO
MEU QUERIDO PAIZINHO!
PAPAI
DO CÉU QUE AMO TANTO
ABENÇOA
O PAPAI AQUI DA TERRA,
DANDO-LHE
SAÚDE E TRANQUILIDADE
E
UM CORAÇÃO CHEIO DE FELICIDADE!
Uma Família
Uma
família é formada assim: tem
Papai
tem mamãe, irmãozinho e nenê.
Tem
vovó, tem vovô, tem titios também.
A
mamãe ensina a gente a rezar,
Leva
prá escola pra gente estudar.
Papai
trabalha e o vovô e a vovó
Contam
estórias e o nenê faz: Dan dá, só, só.
Sorriso de Criança
(
Paródia da canção como pode o peixe vivo)
Oh,
papai, oh papaizinho, vamos todos festejar.
O
seu dia tão bonito, com amor vamos cantar.
Vou
te dar o meu carinho
Sua
vida é esperança
À
você o meu abraço, num sorriso de criança.
Pai e Mãe
Michel Teló
Pai,
Mãe
Razoes
da minha vida, minha força minha inspiração.
Luz
do meu caminho que me guia e me da direção
Abraço
que ampara e acalma o meu coração
Pai,
Mãe
Quantas
vezes nos momentos de bobeira e de desilusão.
Não
ouvi os seus conselhos e por isso eu me vi sem chão
Todo
mundo dando as costas e vocês me estendendo a mão
Pai,
Mãe
Queria
lhes dizer o que eu sinto aqui dentro de mim.
Sentimento
puro e verdadeiro de um amor sem fim
Resumindo
pai e mãe te amo e vai ser sempre assim
Pai,
Mãe, vocês são as batidas do meu coração.
A
letra a melodia da minha canção
A
força que alimenta a minha inspiração
Pai,
Mãe, com vocês e já sorri e chorei de emoção.
Aprendi
que a perdoando é que se tem perdão
Por
amor e que eu faço essa declaração
Pai
e Mãe.
Comentários
Postar um comentário