PROJETO DIA DOS PAIS

PROJETO DIA DOS PAIS
Ed. infantil

JUSTIFICATIVA:
            Acreditamos ser a família o alicerce que dá sentido a vida,  permitindo aos seres humanos experimentar a verdadeira felicidade  nos pequenos gestos e atitudes do dia a dia. Não fomos criados para vivermos isolados, mas para convivermos uns com os outros cultivando os valores fundamentais: respeito, a obediência, o diálogo e a ajuda.  A compreensão desses valores deve iniciar na família, pois uma criança que aprende a cultivar o amor, o respeito, a obediência, desenvolverá uma consciência íntegra e saudável em qualquer ambiente. À escola cabe incentivar a criança no cultivo desses valores atuando como parceira dos diversificados modelos de família, hoje constituídas. Como resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações significativas, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho. Essas mudanças influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos. O conceito de pai também se alterou: passou da condição de aporte biológico para suporte social. Isso significa haver muitos pais: os adotivos, os biológicos, os do coração... São avôs, tios, amigos da família, professores... No segundo domingo do mês de agosto comemoramos  o Dia dos Pais. Durante as semanas que  antecedem essa data, desenvolveremos uma série de atividades para que os alunos focalizem no  pai suas virtudes,  valores, seu trabalho, seu lar. É necessário despertar na criança, sentimentos de amor e gratidão ao pai.

OBJETIVOS:
·         Reconhecer a diversidade familiar, valorizando a figura paterna;
·         Levar a criança a demonstrar sua gratidão ao pai, homenageando- o com respeito e ternura;
·         Saber citar o nome completo do pai, profissão e local de trabalho;
·         Descrever a figura do pai oralmente, através de textos ou desenhos;
·         Reconhecer as preferências do pai em casa, diversão, comida, etc ;
·         Desenvolver interesse em colaborar com a família;
·         Compreender a importância de viver em um lar repleto de amor;
·         Trabalhar a diversidade familiar;
·         Reconhecer-se como parte integrante da família;
·         Valorizar a figura paterna ou de quem exerce esse papel;
·         Conhecer  as preferências dos pais ( pai ou mãe);
·         Valorizar a família manifestando sentimento de amor, respeito, etc;
·         Relacionar-se com a figura paterna ou a ausência dela;
·         Reconhecer as qualidades dos pais;
·         Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família;
·         Incentivar a musicalidade;
·         Interpretar músicas e canções diversas;
·         Participar de mímicas das músicas;
·         Estimular a imaginação e criatividade;
·         Estimular a socialização;
·         Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc;
·         Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
·         Estimular a expressão da linguagem oral;
·         Estimular o raciocínio e a atenção.




METODOLOGIA:

Conversas na rodinha;
Diálogo sobre a composição familiar;
Confecção de cartazes;
Pintura, recorte e colagem de gravuras;
Produção de presente e cartão para o dia dos pais;
Músicas relacionadas ao tema.
Confecção da lembrancinha para os pais
Pesquisas
Brincadeiras e jogos;

Algumas atividades:

·         Para começar, lembre às crianças da data que se aproxima.
·         Pergunte as crianças o que gostam de fazer com seus pais. Pode ser interessante ter previamente recortadas algumas imagens de cenas e objetos para ilustrar a discussão (bicicletas, pais com filhos brincando no parque, uma família tomando café da manhã, etc.). Quanto mais ideias surgirem neste momento, melhor, pois as ideias de uma criança podem ajudar a outra a se lembrar de momentos gostosos.
·         Sugira que as crianças entrevistem os pais. Elas podem perguntar qual é o esporte preferido dele, o prato que mais gosta, qual o lazer favorito e que revistas ou jornais ele lê.
·         Promova dramatizações da profissão dos pais. As crianças podem também realizar pantomimas representando o pai triste, zangado ou alegre.
·         Explore canções, poemas e livros que falam da figura paterna.
·         Monte mural ou cartazes
·         Confeccione cartões, diplominhas, acrósticos com o nome do papai, jogo da memória;
·         Estimule as crianças a desenharem seus pais ou famílias;
·         Incentive-as a confeccionarem lembrancinhas para presentear os pais, como marcadores de página, em que as crianças; desenham e escrevem o que quiserem. Pode-se também, colocar uma foto ou desenho da criança nele.
·         Desenhos para ao papai.

Linguagem oral e escrita.
Apreciar a leitura de textos variados feita pelo professor;
Demonstrar interesse em escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
Apreciar as histórias:
Adivinha quanto eu te amo, de Sam Mcbrantney, São Paulo:WMF Martins Fontes, 2002.
Pode pai? De Carlos Jorge, São Paulo: 2005.
Pinóquio;
O fusca verde;
Meu primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário);
Praticar o trava- língua sobre o papai.
Elaborar lista com os nomes dos pais
Escrever espontaneamente a palavra pai, e o nome do pai.
Completar com palavras pequenos textos,
Construir palavras utilizando-se do alfabeto  móvel. 
Fantoches da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família);
Pequenas dramatizações com fantoches criando histórias;

*Fazer uma mini pesquisa e enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida, a cor de seu carro, quantos somos na casa, qual o lazer que faz junto com o filho, etc.

Linguagem Matemática.
Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e situações cotidianas;
Perceber medidas convencionais para pesar, medir comprimento, avaliar volumes, registrar o tempo;
Perceber a necessidade da medida monetária nas situações de “trocas” na sala de aula e no seu dia-a-dia;
Marcar no calendário o Dia dos Pais.
Trabalhar quantidades utilizando elementos relacionados ao que o pai usa: Sapatos, carteira, celular, etc.
Quanto o papai pesa, mede? Quantos anos ele tem?
Imitar o pai fazendo compras no mercado, utilizando dinheiro de faz de conta para identificar o valor monetário das cédulas.
Visitar o mercado para olhar os preços das coisas que o papai gosta.

Natureza e Sociedade.
Demonstrar interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo,
Manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias;
Pesquisar sobre as preferências e os gostos dos pais em relação a time de futebol, músicas, carros, alimentos, etc.
Dramatizar uma cena em que o pai, a mãe e os filhos e os avós estejam presentes, valorizando a importância da união da família.
Pesquisar figuras de família em que o pai esteja presente ou não. Conversar com as crianças os motivos pelos quais muitos pais não moram junto com a família.

Linguagem Plástica e Visual.
Explorar as características, propriedades e possibilidades de manuseio de diversos materiais, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
Demonstrar interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças.
Recorte e colagens das vários modelos de famílias. Ex: Pai que mora com filho e a avó sem a presença da mãe.
Mãe que mora com o filho sem a presença da figura paterna, etc.
Desenhar e pintar o autorretrato do pai.
Construir utilizando a massa de modelar a família correspondente a sua.
Confeccionar mural com desenhos dos pais e os seus respectivos nomes.
Montagem de mural com a frase: PAPAI, QUERO TE ENCHER DE CARINHO! e carimbo das mãozinhas com guache colorido;
Confecção de lembranças – pintura da sacola de lixo para carro (TNT) – desenho livre na bandeja de isopor, pintura com tinta e impressão do desenho na sacola;
Pintura livre da camisa para o papai;
Cartão – ilustração do cartão, pintura da margem e nuvem com os dedinhos usando tinta azul;
Carimbo dos pés acompanhado da frase:  PAPAI, QUERO SEGUIR TEUS PASSOS.
Desenho livre no caderno para acompanhamento.

Linguagem Musical:
Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
Desenvolver a memória musical através de repertório variado de canções.
Experimentação do silêncio através de brincadeiras e em outros contextos. O silêncio valoriza o som, cria expectativa e é, também, música.
Descobrir qual é a música.
Cantar canções relacionadas à família ou aos pais.
 Músicas: Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
Para a festa do Papai: Amo Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina (Ivete Sangalo)

 

Linguagem Corporal:
Ampliar as possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos utilizando os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc.;
Construir sua identidade em interação com o meio em que vive, através do movimento como forma de expressão intencional nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
Brincadeira de faz de conta utilizando roupas velhas dos pais, sapatos, bijuterias e acessórios, para diante do espelho construir e afirmar a imagem corporal e perceber que sua imagem muda sem que se modifique a sua pessoa.
Organizar time de futebol, entre os meninos e as meninas,
Promover brincadeiras de encaixe, lançamento e preensão utilizando bolas de vários tamanhos, de acordo com a idade das crianças.
Andar devagar, depressa, correndo imitando seus pais;
Promover desfile com os alunos utilizando uma roupa do pai  para os  meninos e da mãe para  as meninas,

Identidade e Autonomia:
Identificar progressivamente algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano e situações de interação;
Identificação e reconhecimento da escrita do seu próprio nome e do nome dos seus pais. Participação em jogos que podem ser construídos e reconstruídos, utilizando os seus próprios nomes e o nome dos seus pais (bingo, jogo da memória, dominó).

AVALIAÇÃO

            Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.

CULMINÂNCIA DO PROJETO

FESTA DIA DOS PAIS COM MÚSICAS, JOGOS E BRINCADEIRAS.

MEU AMIGO ESPECIAL
(MÚSICA:O CRAVO BRIGOU COM A ROSA)


EU TENHO UM AMIGO
QUE É MUITO ESPECIAL:
ME TRATA COM CARINHO.
ELE É O MEU PAI !

ESTÁ SEMPRE AO MEU LADO
PARA CONVERSAR OU PARA BRINCAR.
QUANDO FAÇO ALGO ERRADO,
BONS CONSELHOS TEM PARA DAR.

NESTE DIA TÃO IMPORTANTE,
NÃO PODEREI DEIXAR
DE ENCHÊ-LOS DE BEIJINHOS
MELHOR PRESENTE QUE ESSE NÃO HÁ

*******************

HOMENAGEM AO PAPAI
(MÚSICA: CIRANDA,CIRANDINHA)


DE JOELHOS NO CHÃO
E FAÇO COM OLHOS FECHADINHOS,
EU FAÇO UMA ORAÇÃO
AO MEU QUERIDO PAIZINHO!

PAPAI DO CÉU QUE AMO TANTO
ABENÇOA O PAPAI  AQUI DA TERRA,
DANDO-LHE SAÚDE E TRANQUILIDADE
E UM CORAÇÃO CHEIO DE FELICIDADE!

Uma Família
Uma família é formada assim: tem
Papai tem mamãe, irmãozinho e nenê.
Tem vovó, tem vovô, tem titios também.
A mamãe ensina a gente a rezar,
Leva prá escola pra gente estudar.
Papai trabalha e o vovô e a vovó
Contam estórias e o nenê faz: Dan dá, só, só.

Sorriso de Criança
( Paródia da canção como pode o peixe vivo)
Oh, papai, oh papaizinho, vamos todos festejar.
O seu dia tão bonito, com amor vamos cantar.
Vou te dar o meu carinho
Sua vida é esperança
À você o meu abraço, num sorriso de criança.

Pai e Mãe
 Michel Teló
Pai, Mãe
Razoes da minha vida, minha força minha inspiração.
Luz do meu caminho que me guia e me da direção
Abraço que ampara e acalma o meu coração
Pai, Mãe
Quantas vezes nos momentos de bobeira e de desilusão.
Não ouvi os seus conselhos e por isso eu me vi sem chão
Todo mundo dando as costas e vocês me estendendo a mão
Pai, Mãe
Queria lhes dizer o que eu sinto aqui dentro de mim.
Sentimento puro e verdadeiro de um amor sem fim
Resumindo pai e mãe te amo e vai ser sempre assim
Pai, Mãe, vocês são as batidas do meu coração.
A letra a melodia da minha canção
A força que alimenta a minha inspiração
Pai, Mãe, com vocês e já sorri e chorei de emoção.
Aprendi que a perdoando é que se tem perdão
Por amor e que eu faço essa declaração
Pai e Mãe.


Comentários