PLANOS DE AULA - HISTÓRIA JOÃO E MARIA (8 PLANOS DE AULA)

1 - CONTAÇÃO DA HISTÓRIA E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA 

Conteúdos
·         Literatura
·         Apreciação de histórias
·         Valorização da leitura
·         Representação por meio de desenho

Eixos
·         Linguagem oral e escrita
·         Artes

Objetivos
·         Participar de situações de leitura
·         Apreciar e ter atenção nos momentos de contação de histórias
·         Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento
·         Produzir representações gráficas utilizando variadas técnicas

Procedimentos
Contação da história de João e Maria com a utilização do livro “Clássicos ilustrados por Maurício de Sousa” e representação da história por meio de desenho.

Avaliação
Através da participação oral no momento da contação da história e se a representação gráfica  é condizente com a história contada.

Recursos

Livro, lápis de cor e papel sulfite.

2 - CONTAÇÃO DA HISTÓRIA COM FANTOCHES

Conteúdos
·         Literatura
·         Apreciação de histórias
·         Valorização da leitura
·         Representação por meio da modelagem

Eixos
·         Linguagem oral e escrita
·         Artes

Objetivos
·         Participar de situações de leitura
·         Apreciar e ter atenção nos momentos de contação de histórias
·         Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento
·         Produzir representações gráficas utilizando variadas técnicas
·         Manusear tinta, massinha e outros materiais com diferentes texturas, consistências e temperaturas.

Procedimentos
Contação de histórias com fantoches e representação da história com massinha de modelar.

Avaliação
Através da participação oral no momento da contação da história e se a representação gráfica  é condizente com a história contada.

Recursos
Livro e massinha de modelar.

3 - CIRCUITO MOTOR

Conteúdos
·         Literatura
·         Apreciação de histórias
·         Valorização da leitura
·         Manipulação de objetos
·         Sequência temporal
·         Resolução de problemas
·         Movimento
·         Equilíbrio
·         Locomoção
·         Dramatização
·         Preensão
·         Coordenação motora fina
·         Noção espacial

Eixos
·         Linguagem oral e escrita
·         Matemática
·         Movimento

Objetivos
·         Apreciar e ter atenção nos momentos de contação de histórias
·         Manipular e explorar os objetos conforme critérios estipulados pelos alunos envolvidos na atividade
·         Ordenar fatos, ações ou gravuras numa sequência temporal.
·         Equilibrar-se ou se locomover
·         Utilizar o movimento de preensão
·         Explorar as possibilidades para se locomover pelo espaço: andar, correr, pular, saltar, etc.
·         Desenvolver a coordenação viso motora ampla e fina.

Procedimentos
Relembraremos a história coletivamente. Faremos um circuito onde uma criança percorrerá o caminho jogando floquinhos de algodão, que representam as migalhas de pão da história de João e Maria, e outra criança percorrerá o mesmo caminho com um pregador, representando o bico dos passarinhos, coletando os floquinhos de algodão deixados pelo caminho. Durante o circuito as crianças realizarão movimentos de equilíbrio sobre linhas, engatinhar, subir, pular, equilibrar, arrastar-se.

Recursos
Algodão, pregadores, cadeiras, mesas, fita crepe, colchão.

Avaliação
Observar se as crianças relembram a história e sabem ordenar os fatos sequencialmente. E observar quais são os movimentos que as crianças realizam com autonomia e quais ainda contam com o apoio do professor.

4 - CASA DE DOCES

Conteúdos
·         Literatura
·         Apreciação de histórias
·         Formas geométricas
·         Encaixe e desencaixe

Eixos
·         Matemática
·         Linguagem Oral e Escrita

Objetivos
·         Apreciar e ter atenção nos momentos de contação de histórias
·         Comparar objetos por tamanho.
·         Reconhecer e nomear formas geométricas.
·         Encaixar, desencaixar objetos variados objetos.

Procedimentos
Relembraremos a história coletivamente. Após, as crianças receberão uma folha impressa com o desenho da casa de doces e as formas geométricas correspondentes para representação da casinha. Após a colagem, as crianças receberão figuras de doces diversos para a decoração da casa da bruxa da história “João e Maria”. Após, brincaremos com blocos lógicos.

Recursos
Impressão com figura da casa. Formas geométricas para encaixe, previamente confeccionadas e recortadas em cartolina dupla face. Blocos lógicos.

Avaliação
Observação quanto à participação e associação de tamanhos e formas geométricas.

5 - SEQUENCIA TEMPORAL

Conteúdos
·         Sequência temporal
·         Apreciação de histórias

Eixos
·         Linguagem oral e escrita
·         Matemática

Objetivos
·         Ordenar fatos, ações ou gravuras numa sequencia temporal;
·         Apreciar e ter atenção nos momentos de contação de histórias.

Procedimentos
Recontar a história para as crianças ordenando os fatos numa sequência temporal, posteriormente entregar figura impressa que contenha início, meio e fim para que cada criança pinte e tente organizar os fatos da história numa sequência cronológica.

Recursos
Folha impressa, lápis de cor, cola.

Avaliação
As crianças deverão ordenar os fatos numa sequência cronológica correta.

6 - CARTAZ COLETIVO

Conteúdos
·         Alimentação
·         Coordenação motora fina
·         Confecção de cartaz coletivo

Eixos
·         Natureza e sociedade
·         Artes visuais
·         Movimento

Objetivos
·         Reconhecer a importância da alimentação;
·         Controlar seus movimentos globais e segmentares;
·         Desenvolver a coordenação viso-motora ampla e fina.

Procedimentos
Pesquisa de figuras de alimentos nos folders trazidos de casa, recorte e confecção de um cartaz coletivo agrupando alimentos saudáveis, gorduras e doces.

Recursos
Folders, revistas, tesoura, cola, cartolina.

Avaliação
Observar se as crianças identificaram alimentos nos folders, o envolvimento e a participação na confecção do cartaz.

7 - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Conteúdos
·         Apreciação musical
·         Acompanhamento de música com o próprio corpo, objetos sonoros, instrumentos musicais.
·         Alimentação saudável

Eixos
·         Música
·         Natureza e Sociedade

Objetivos
·         Ouvir músicas com atenção em ritmos variados;
·         Reproduzir gestos/ movimentar o corpo balançando;
·         Produzir sons com o corpo/ bater palmas no ritmo da música;
·         Explorar e identificar elementos da música para que se expresse interagindo com os outros, ampliando seu conhecimento de mundo.
·         Desenvolver percepção sonora e auditiva.
·         Acompanhar a música cantando e improvisando;
·         Acompanhar músicas com objetos sonoros;
·         Reconhecer a importância da alimentação.

Procedimentos
Retomar a história de João e Maria, apresentando os alimentos que eles gostavam de comer, mas não tinha na casa da bruxa. Falar sobre a importância de não comer somente doces e gorduras, que esses tipos de alimentos fazem engordar trazendo malefícios a saúde e provocam cáries. Depois cantaremos músicas diversas relacionadas a alimentação saudável, acompanhadas de instrumentos de percussão e palmas.

Recursos
Instrumentos de percussão, fantoches de frutas e verduras, fantoches do João e Maria.

Avaliação
Observar a participação e o envolvimento das crianças nas atividades propostas.

8 - CASA DA BRUXA


Conteúdos
·         Exploração de materiais e técnicas artísticas
·         Colagem
·         Desenho
·         Pintura

Eixos
·         Artes visuais

Procedimentos
Divididos em grupos as crianças receberão tinta guache e TNT  para desenharem doces e guloseimas na confecção da casa de doces da história João e Maria. Após essa pintura as professoras finalizarão a confecção de uma toalha de mesa em formato de casa.
Objetivos
·         Manusear, tinta, massinha e outros materiais com diferentes texturas, consistências e temperaturas;
·         Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade.

Recursos
TNT, tinta guache, papel crepom, cola quente, tesoura, pincel, doces.

Avaliação
Observar a participação na confecção da casa.


9 - BRINCAR DE FAZ DE CONTA

Conteúdos
·         Exploração de materiais e técnicas artísticas
·         Representação por meio de desenho e pintura
·         Posições no espaço

Eixos
·         Artes Visuais
·         Matemática
·         Linguagem oral e escrita

Objetivos
·         Explorar espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.
·         Respeitar e cuidar das produções feitas individualmente e em grupo.
·         Desenvolver a noção de distância: longe e perto
·         Desenvolver a noção de posição do objeto no espaço: frente, atrás, perto, longe, em cima e em baixo.

Procedimentos
Efetuar a montagem coletiva das casinhas confeccionadas no dia anterior para brincar de “faz de conta”.

Recursos
Casinhas confeccionadas no dia anterior e brinquedos.

Avaliação
Observar a interação entre as crianças e se relacionam as casinhas confeccionadas com a história trabalhada.


Comentários

  1. parabens, maravilhoso.....deus continue lhe espirando para nos ajudar ......

    ResponderExcluir
  2. parabens, maravilhoso.....deus continue lhe espirando para nos ajudar ......

    ResponderExcluir
  3. Parabéns show de bola .Deus abencoe grandemente

    ResponderExcluir
  4. oi tu não tens o protejo deste plano de aula
    estou presizando achei otimo vou aproveitar estes planos de aula mas presizo do projeto se for possivel

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelos planejamentos, vou adaptar aos meus!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário