1 - CONTAÇÃO DA HISTÓRIA E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Conteúdos
·
Literatura
·
Apreciação
de histórias
·
Valorização
da leitura
·
Representação
por meio de desenho
Eixos
·
Linguagem
oral e escrita
·
Artes
Objetivos
·
Participar
de situações de leitura
·
Apreciar
e ter atenção nos momentos de contação de histórias
·
Valorizar
a leitura como fonte de prazer e entretenimento
·
Produzir
representações gráficas utilizando variadas técnicas
Procedimentos
Contação da história de João e Maria com
a utilização do livro “Clássicos ilustrados por Maurício de Sousa” e
representação da história por meio de desenho.
Avaliação
Através da participação oral no momento
da contação da história e se a representação gráfica é condizente com a história contada.
Recursos
Livro,
lápis de cor e papel sulfite.
2 - CONTAÇÃO DA HISTÓRIA COM FANTOCHES
Conteúdos
·
Literatura
·
Apreciação
de histórias
·
Valorização
da leitura
·
Representação
por meio da modelagem
Eixos
·
Linguagem
oral e escrita
·
Artes
Objetivos
·
Participar
de situações de leitura
·
Apreciar
e ter atenção nos momentos de contação de histórias
·
Valorizar
a leitura como fonte de prazer e entretenimento
·
Produzir
representações gráficas utilizando variadas técnicas
·
Manusear
tinta, massinha e outros materiais com diferentes texturas, consistências e temperaturas.
Procedimentos
Contação
de histórias com fantoches e representação da história com massinha de modelar.
Avaliação
Através da participação oral no momento
da contação da história e se a representação gráfica é condizente com a história contada.
Recursos
Livro
e massinha de modelar.
3 - CIRCUITO MOTOR
Conteúdos
·
Literatura
·
Apreciação
de histórias
·
Valorização
da leitura
·
Manipulação
de objetos
·
Sequência
temporal
·
Resolução
de problemas
·
Movimento
·
Equilíbrio
·
Locomoção
·
Dramatização
·
Preensão
·
Coordenação
motora fina
·
Noção
espacial
Eixos
·
Linguagem
oral e escrita
·
Matemática
·
Movimento
Objetivos
·
Apreciar
e ter atenção nos momentos de contação de histórias
·
Manipular e explorar os objetos conforme
critérios estipulados pelos alunos envolvidos na atividade
·
Ordenar fatos, ações ou gravuras numa
sequência temporal.
·
Equilibrar-se ou se locomover
·
Utilizar o movimento de preensão
·
Explorar as possibilidades para se
locomover pelo espaço: andar, correr, pular, saltar, etc.
·
Desenvolver a coordenação viso motora
ampla e fina.
Procedimentos
Relembraremos
a história coletivamente. Faremos um circuito onde uma criança percorrerá o
caminho jogando floquinhos de algodão, que representam as migalhas de pão da
história de João e Maria, e outra criança percorrerá o mesmo caminho com um
pregador, representando o bico dos passarinhos, coletando os floquinhos de
algodão deixados pelo caminho. Durante o circuito as crianças realizarão
movimentos de equilíbrio sobre linhas, engatinhar, subir, pular, equilibrar,
arrastar-se.
Recursos
Algodão,
pregadores, cadeiras, mesas, fita crepe, colchão.
Avaliação
Observar se as crianças
relembram a história e sabem ordenar os fatos sequencialmente. E observar quais
são os movimentos que as crianças realizam com autonomia e quais ainda contam
com o apoio do professor.
4 - CASA DE DOCES
Conteúdos
·
Literatura
·
Apreciação
de histórias
·
Formas
geométricas
·
Encaixe
e desencaixe
Eixos
·
Matemática
·
Linguagem
Oral e Escrita
Objetivos
·
Apreciar
e ter atenção nos momentos de contação de histórias
·
Comparar
objetos por tamanho.
·
Reconhecer
e nomear formas geométricas.
·
Encaixar,
desencaixar objetos variados objetos.
Procedimentos
Relembraremos
a história coletivamente. Após, as crianças receberão uma folha impressa com o
desenho da casa de doces e as formas geométricas correspondentes para
representação da casinha. Após a colagem, as crianças receberão figuras de doces
diversos para a decoração da casa da bruxa da história “João e Maria”. Após,
brincaremos com blocos lógicos.
Recursos
Impressão
com figura da casa. Formas geométricas para encaixe, previamente confeccionadas
e recortadas em cartolina dupla face. Blocos lógicos.
Avaliação
Observação
quanto à participação e associação de tamanhos e formas geométricas.
5 - SEQUENCIA TEMPORAL
Conteúdos
·
Sequência
temporal
·
Apreciação
de histórias
Eixos
·
Linguagem
oral e escrita
·
Matemática
Objetivos
·
Ordenar fatos, ações ou gravuras numa
sequencia temporal;
·
Apreciar
e ter atenção nos momentos de contação de histórias.
Procedimentos
Recontar
a história para as crianças ordenando os fatos numa sequência temporal,
posteriormente entregar figura impressa que contenha início, meio e fim para
que cada criança pinte e tente organizar os fatos da história numa sequência
cronológica.
Recursos
Folha impressa, lápis
de cor, cola.
Avaliação
As
crianças deverão ordenar os fatos numa sequência cronológica correta.
6 - CARTAZ COLETIVO
Conteúdos
·
Alimentação
·
Coordenação
motora fina
·
Confecção
de cartaz coletivo
Eixos
·
Natureza
e sociedade
·
Artes
visuais
·
Movimento
Objetivos
·
Reconhecer a importância da alimentação;
·
Controlar seus movimentos globais e segmentares;
·
Desenvolver a coordenação viso-motora ampla e fina.
Procedimentos
Pesquisa
de figuras de alimentos nos folders trazidos de casa, recorte e confecção de um
cartaz coletivo agrupando alimentos saudáveis, gorduras e doces.
Recursos
Folders, revistas,
tesoura, cola, cartolina.
Avaliação
Observar
se as crianças identificaram alimentos nos folders, o envolvimento e a
participação na confecção do cartaz.
7 - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Conteúdos
·
Apreciação
musical
·
Acompanhamento
de música com o próprio corpo, objetos sonoros, instrumentos musicais.
·
Alimentação
saudável
Eixos
·
Música
·
Natureza
e Sociedade
Objetivos
·
Ouvir músicas com atenção em ritmos
variados;
·
Reproduzir gestos/ movimentar o corpo
balançando;
·
Produzir sons com o corpo/ bater palmas
no ritmo da música;
·
Explorar e identificar elementos da
música para que se expresse interagindo com os outros, ampliando seu
conhecimento de mundo.
·
Desenvolver percepção sonora e auditiva.
·
Acompanhar a música cantando e
improvisando;
·
Acompanhar músicas com objetos sonoros;
·
Reconhecer a importância da alimentação.
Procedimentos
Retomar
a história de João e Maria, apresentando os alimentos que eles gostavam de
comer, mas não tinha na casa da bruxa. Falar sobre a importância de não comer
somente doces e gorduras, que esses tipos de alimentos fazem engordar trazendo
malefícios a saúde e provocam cáries. Depois cantaremos músicas diversas relacionadas
a alimentação saudável, acompanhadas de instrumentos de percussão e palmas.
Recursos
Instrumentos de
percussão, fantoches de frutas e verduras, fantoches do João e Maria.
Avaliação
Observar
a participação e o envolvimento das crianças nas atividades propostas.
8 - CASA DA BRUXA
Conteúdos
·
Exploração de materiais e técnicas artísticas
·
Colagem
·
Desenho
·
Pintura
Eixos
·
Artes
visuais
Procedimentos
Divididos em grupos as crianças receberão tinta guache e TNT para desenharem doces e guloseimas na confecção da casa de doces da história João e Maria. Após essa pintura as professoras finalizarão a confecção de uma toalha de mesa em formato de casa.
Objetivos
·
Manusear,
tinta, massinha e outros materiais com diferentes texturas, consistências e
temperaturas;
·
Desenvolver
a coordenação motora fina e a criatividade.
Recursos
TNT, tinta guache, papel crepom, cola
quente, tesoura, pincel, doces.
Avaliação
Observar
a participação na confecção da casa.
9 - BRINCAR DE FAZ DE CONTA
Conteúdos
·
Exploração de materiais e técnicas artísticas
·
Representação por meio de desenho e pintura
·
Posições
no espaço
Eixos
·
Artes
Visuais
·
Matemática
·
Linguagem
oral e escrita
Objetivos
·
Explorar espaços bidimensionais e tridimensionais
na realização de seus projetos artísticos.
·
Respeitar e cuidar das produções feitas
individualmente e em grupo.
·
Desenvolver
a noção de distância: longe e perto
·
Desenvolver
a noção de posição do objeto no espaço: frente, atrás, perto, longe, em cima e
em baixo.
Procedimentos
Efetuar a montagem coletiva das casinhas
confeccionadas no dia anterior para brincar de “faz de conta”.
Recursos
Casinhas confeccionadas no dia anterior
e brinquedos.
Avaliação
Observar
a interação entre as crianças e se relacionam as casinhas confeccionadas com a
história trabalhada.
Maravilhoso seu planos de aula
ResponderExcluirParabéns muito bom mesmo
ResponderExcluirparabens, maravilhoso.....deus continue lhe espirando para nos ajudar ......
ResponderExcluirparabens, maravilhoso.....deus continue lhe espirando para nos ajudar ......
ResponderExcluirParabéns show de bola .Deus abencoe grandemente
ResponderExcluiroi tu não tens o protejo deste plano de aula
ResponderExcluirestou presizando achei otimo vou aproveitar estes planos de aula mas presizo do projeto se for possivel
Parabéns pelos planejamentos, vou adaptar aos meus!!!
ResponderExcluir