PLANO DE AULA COM BLOCOS LÓGICOS E FORMAS GEOMÉTRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

         Eu precisava planejar algumas experiências com blocos lógicos para minha turminha de C2 (2 a 3 anos) e foi necessário muita pesquisa para que a experiência com as crianças pequenas fosse produtiva. E aqui vou deixar para vocês tudo que achei na internet. Muitos dos materiais estão em outras línguas, mas vale a ideia, pois é só adaptar. 

Experiência 1
Objetivo: Observar vários atributos de um elemento
Metodologia: Construa uma placa com as formas nas colunas e as cores e tamanhos nas linhas. A criança deverá observar a forma e o tamanho dos blocos lógicos e ir colocando cada um no seu respectivo lugar.

Experiência 2
Objetivo: Reconhecer as partes do corpo humano;
              Montar um quebra-cabeça usando formas geométricas.
Metodologia: Confeccionar cartões com desenhos do corpo humano feito de formas geométricas.

Experiência 3

Atividades com blocos lógicos para trabalhar cores, formas, simetria e raciocínio lógico-matemático

Atividade para ensinar Simetria. Materiais: blocos lógicos, fita adesiva colorida ou régua e folha branca.
Atividade para ensinar Simetria. Materiais: blocos lógicos, fita adesiva colorida ou régua e folha branca.

Atividade para ensinar Simetria. Materiais: blocos lógicos, fita adesiva colorida ou régua e folha branca.
Atividade para ensinar Simetria. Materiais: blocos lógicos, fita adesiva colorida ou régua e folha branca.

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Experiência 4
Proponho essa atividade de classificar formas geométricas a partir de imagens. De fato, a dificuldade aqui reside na passagem do objeto em três dimensões para sua representação em duas dimensões. É claro que, para alcançar este tipo, o ideal seria ter um grande número de objetos reais de diferentes tamanhos e cores, o que nem sempre é possível! 
Para ir além, podemos propor às crianças que cortem formas geométricas em páginas de revistas e proceder a uma classificação de acordo com sua forma. As crianças também podem fotografar um objeto (um cubo, por exemplo) de diferentes ângulos, a fim de perceber que um objeto pode ter múltiplas representações.
Acesse o site AQUI

Clique no link abaixo para baixar as figuras


Experiência 5
Após várias experiências com formas geométricas, as crianças já conhecem o círculo (ou redondo), o quadrado, o triângulo e o retângulo.  Estas pequenas telas completam este trabalho para ajudar as crianças a memorizar os nomes das principais formas geométricas . Existem dois quadrados, dois triângulos e dois retângulos, de modo que eles possam lembrar que duas formas idênticas, de orientação diferente, e que têm o mesmo nome .
Mostrando formas geométricas

Para baixar as fichas com as formas geométricas clique AQUI
E os triângulos retângulos AQUI
           Como os nomes das formas estão em francês, é só imprimir o nome na nossa língua e colar por cima.

Experiência 6
Aqui está a loteria de formas geométricas e cores para imprimir.  Os objetivos deste jogo de loteria são fazer com que as crianças identifiquem e nomeiem as formas geométricas básicas (redondo, quadrado, triângulo, retângulo, losango e oval), bem como as cores.

Jogo de loteria para trabalhar formas e cores no jardim de infância
 Para baixar as cartelas clique AQUI. Imprima os nomes em português e cole por cima, pois o material é todo em francês.

Experiência 7

Encaixando

Material: pranchas desenhadas, caixas de blocos lógicos.
A turma é organizada em grupos de quatro e cada grupo recebe uma prancha e uma caixa de blocos lógicos. O professor entrega uma prancha para cada grupo e solicita que os alunos encaixem peças dos blocos lógicos nos espaços. As pranchas são trocadas entre os grupos em forma de rodízio.

Outras experiências com formas


Classificando pela cor

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos, 3 bandejas, placas com as cores (modelo)
O professor solicita que o material seja separado, nas bandejas, de acordo com a cor. Depois, mostra as placas para as crianças e combina a seguinte atividade: cada vez que uma placa é mostrada, todos devem levantar uma peça que combine com a placa.

 Construção/cor
Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos. Os alunos devem fazer diferentes construções de acordo com a ordem dada: casa vermelha, barco amarelo, boneco azul, estrada vermelha, bandeira amarela, etc.

Cópia/cor

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos.
O grupo é dividido em dois e, a dupla que inicia, faz uma construção com peças de mesma cor. A outra dupla deverá fazer uma cópia fiel da construção, porém modificando a cor. Depois, invertem-se os papeis. Por exemplo, a primeira dupla faz um navio com peças amarelas e a outra constrói o mesmo navio com peças vermelhas.

Rabo de pipa/cor

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos, um dado de cores (modelo), um dado de quantidades (modelo).
 
O grupo vai formar um rabo de pipa e, para isso, cada criança joga o dado de cores para selecionar a cor da peça que irá escolher para colocar no rabo. O jogo continua até que todas as peças tenham sido utilizadas.
O jogo pode ser modificado, num segundo momento, com a jogada dos dados de cores e quantidades.

Classificando pela forma

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos, 4 bandejas, placas com as formas (modelo)
O professor solicita que o material seja separado, nas bandejas, de acordo com a forma. Depois, mostra as placas para as crianças e combina a seguinte atividade: cada vez que uma placa é mostrada, todos devem levantar uma peça que combine com a placa.

Construindo uma cobrinha

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos
É mostrada uma sequência com as placas indicativas de formas e os grupos constroem uma cobrinha com os blocos repetindo essa sequência. Por exemplo: quadrado, triângulo, retângulo, círculo, quadrado, triângulo, retângulo, círculo, …

Jogo dos dois dados

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos, dado de formas (modelo), dado de quantidades (modelo), quatro bandejas
Cada criança toma uma bandeja para si e os blocos ficam espalhados sobre a mesa. É estabelecida uma ordem para os jogadores e, aquele que inicia, joga os dois dados para determinar a quantidade e a forma das peças a serem tomadas. O jogador seguinte faz o mesmo e assim sucessivamente. Se, ao final do jogo, o dado sortear três peças, por exemplo, e só houver duas, o jogador passa a vez.Será vencedor aquele que reunir mais peças em sua bandeja.

Construção/forma

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos
Os alunos devem fazer diferentes construções de acordo com a ordem dada: casa com retângulos, boneco com peças circulares, estrada com triângulos, etc.

Classificando pela espessura e pelo tamanho

Material para cada grupo: 2 bandejas, uma caixa de blocos lógicos, placas com indicação de tamanhos e espessuras (modelo)
O professor solicita que as crianças separem o material em duas bandejas, de acordo com as semelhanças. Poderá surgir, na turma, duas maneiras de separar o material: por tamanho e por espessura. Então, as duas separações são propostas, nos grupos, e o professor apresenta as placas que representam esses atributos. Depois, mostra as placas alternadamente e os alunos devem levantar uma peça que combine com cada placa.

Jogo com todos os atributos

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos, placas de todos os atributos.
O professor toma as onze placas dos atributos e mostra, uma a uma, para os grupos. Os alunos devem levantar uma peça que combine com a placa exposta.
Depois, o professor mostra duas placas e os grupos devem escolher uma peça que tenha o dois atributos. De acordo com o grau de maturidade dos alunos, pode-se mostrar 3 e/ou 4 placas ao mesmo tempo.

 Jogo do Não

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos
Os alunos mostram ao professor uma peça que esteja de acordo com o solicitado. Por exemplo: uma peça que não seja vermelha, uma peça que não seja quadrada, uma peça que não seja grande e nem fina e assim por diante.

Jogo da transformação

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos
O grupo é dividido em duas duplas. Aquela que inicia faz uma construção com peças pequenas e a outra dupla deverá reproduzir a construção com peças grandes. Depois, invertem-se os papeis.
O mesmo pode ser proposto com peças grossas e finas.

Saltando poças

Material para toda a turma: uma caixa de blocos lógicos, placas dos atributos
Esse jogo é feito com a turma toda. As placas são distribuídas no pátio (deitadas no chão) formando um caminho e cada criança escolhe uma peça dos blocos lógicos. Todos vão imaginar que a peça escolhida é algo que será levado à casa do amigo, que mora do outro lado da cidade. Poderá ser, por exemplo, uma maça grande vermelha ou uma forma de queijo pequena, quadrada e amarela. No caminho, porém, há poças de água, pois choveu muito, e é preciso saltar algumas. As crianças ficam em fila e, uma de cada vez, faz o percurso estabelecido pelas placas, saltando aquelas que combinam com os atributos da peça escolhida.

Tabela de atributos

Material para toda a turma: uma caixa de blocos lógicos, tabela (modelo)
Cada aluno escolhe uma peça dos blocos lógicos. Depois de manuseá-la, marca com X na tabela (modelo) cada característica da peça que reconheceu.
Bibliografia
DIENES, Paul Zoltan. Lógica e jogos lógicos. 3. ed. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1974.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da matemática na pré-escola. São Paulo: Ática, 1996.
FALZETTA, Ricardo. Construa a lógica, bloco a bloco. In: Nova Escola, 111 ed., abr 1998, p.20-23
SIMONS, Ursula Marianne. Blocos Lógicos: 150 exercícios para flexibilizar o raciocínio. Petrópolis: Vozes, 2007.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Figuras e Formas: Coleção Matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2003.












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