Projeto: A escola e a adaptação
“Marcado por encontros e desencontros, a
adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar
com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo
social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”.
(Luciana Wolker da Silva)
I. Identificação do Projeto
Tema: Escola e
Adaptação
Tempo de duração: 3
semanas
Período: 18/02 a 08/03 de 2013
Público Alvo: Alunos
do Berçário 2 (1 a 2 anos)
II. Justificativa:
Os primeiros dias na
escola geram expectativas, ansiedades, inseguranças, angústias, medos e dúvidas
em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito
importante, é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do
ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma
inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
III. Objetivos Gerais:
- · Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
- · Desenvolver atividades que permitam que as crianças interajam entre si, e também com os professores e funcionários da escola;
- · Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
- · Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
- · Citar as diversas funções exercidas no ambiente escolar;
- · Explicar os regulamentos: horário, rotina, disciplina, regras de convivência, etc.
Objetivos Específicos
- · Criar combinações para o desenvolvimento da rotina;
- · Respeitar regras pré-estabelecidas pelo grupo;
- · Compartilhar materiais de uso comum e pessoal;
- · Estabelecer, progressivamente vínculo afetivo com as pessoas do ambiente escolar.
IV. Conteúdo/Áreas contempladas
Identidade e
Autonomia
- · Integração, socialização
- · Comunicação
- · Afetividade (vínculo)
- · Auto-estima
- · Autonomia
Linguagem Oral e
Escrita
- · Ampliar o vocabulário através de diferentes gêneros de canções, observando a pronúncia correta das palavras;
- · Identificar pelo nome as pessoas do seu ambiente escolar.
- · Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.
- · Manusear diferentes tipos de portadores de textos.
- · Estimular a fala, sons e balbucios.
Matemática
- · Ampliar o campo numérico, utilizando-se da contagem oral e exploração de objetos concretos;
- · Manipular e explorar objetos variados para que possam descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas.
Artes
- · Explorar e manipular diversos materiais: canetões, tintas, giz de cera, carimbos, pincéis, esponjas, rolo e etc.;
- · Realizar colagens com diferentes materiais;
- · Observar o limite disponível para desenvolver as atividades;
- · Explorar jogos e brinquedos estimulando o cuidado com os mesmos;
- · Brincar, imitar, inventar e reproduzir criações musicais, interpretando canções diversas.
- · Exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc.
Natureza e sociedade
- · Conhecimento do corpo.
- · Manuseio de sucatas.
Movimento
- · Explorar diversos materiais objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla;
- · Desenvolver os movimentos amplos: equilíbrio e coordenação, arrastar, engatinhar, rolar, andar, correr, dançar, saltar e pular.
- · Aprender a utilizar adequadamente os talheres e copo durante as refeições;
- · Modelar livremente com massinha e argila;
- · Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, por meio da exploração e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano.
Música
- · Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
- · Canções variadas
V. Procedimentos
- · Colagens;
- · Pinturas;
- · Escutar histórias;
- · Entoar canções;
- · Conversas na roda;
- · Visitar os diferentes espaços da escola (salas, direção, cozinha, pátios...)
- · Conhecer os funcionários;
- · Brincadeiras no pátio;
- · Explorar brinquedos e jogos da sala;
- · Confecção da Camila com meia-calça e jornal;
- · Pintar a mochila feita de sucata;
- · Pintar o lencinho da mamãe;
- · Realizar piquenique;
- · Observar os objetos das mochilas;
- · Realizar chamada e contagem (de quem veio e quem faltou);
- · Sondagem das cores através de atividades plásticas e brincadeiras orais e concretas;
- · Sentados em uma grande roda a professora questiona os alunos quanto ao nome da escola e o que trazem para escola todos os dias (mochila). Apresentar a história “A Mochila da Camila” de Gládis Maria F. Barcellos da Editora Sulina, utilizando-se de objetos citados na história para a narração da mesma.
- · Passear pela escola com a turma, visitando suas dependências, nomeando-as e explicando que atividades se fazem em cada uma delas. Mostrar e nomear oralmente o mobiliário e os diferentes objetos que existem em cada lugar.
- · Pedir que os alunos registrem, desenhando, pintando ou colando imagens sobre o que cada um mais gosta de fazer na escola.
- · Organizar uma exposição em classe com todos os desenhos, trazendo os títulos escritos em letra bastão: BRINCAR - PINTAR - OUVIR HISTÓRIAS etc.
- · Histórias narradas.
- · Teatros de fantoches e dedoches.
- · Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
- · Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
- · Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
- · CD de músicas de vários ritmos.
- · DVD musical.
- · Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
- · Atividades com tintas, pincel atômico, giz, etc.
- · Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.
- · Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
- · Modelagem de argila e massinha de modelar caseira.
- · Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de espuma (formas geométricas e túnel).
- · Brincar com fantasias.
VI. Avaliação
Será realizada de
forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através
de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as
capacidades e individualidades de cada criança.
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