Projeto: A escola e a  adaptação

    “Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”. (Luciana Wolker da Silva)

 I.      Identificação do Projeto
Tema: Escola e Adaptação
Tempo de duração: 3 semanas
Período: 18/02 a 08/03 de 2013
Público Alvo: Alunos do Berçário 2 (1 a 2 anos)

II.      Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedades, inseguranças, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante, é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.

 III.      Objetivos Gerais:
  • ·         Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
  • ·         Desenvolver atividades que permitam que as crianças interajam entre si, e também com os professores e funcionários da escola;
  • ·         Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
  • ·         Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
  • ·         Citar as diversas funções exercidas no ambiente escolar;
  • ·         Explicar os regulamentos: horário, rotina, disciplina, regras de convivência, etc.


Objetivos Específicos
  • ·         Criar combinações para o desenvolvimento da rotina;
  • ·         Respeitar regras pré-estabelecidas pelo grupo;
  • ·         Compartilhar materiais de uso comum e pessoal;
  • ·         Estabelecer, progressivamente vínculo afetivo com as pessoas do ambiente escolar.


  IV.      Conteúdo/Áreas contempladas
 Identidade e  Autonomia
  • ·         Integração, socialização
  • ·         Comunicação
  • ·         Afetividade (vínculo)
  • ·         Auto-estima
  • ·         Autonomia


Linguagem Oral e Escrita
  • ·         Ampliar o vocabulário através de diferentes gêneros de canções, observando a pronúncia correta das palavras;
  • ·         Identificar pelo nome as pessoas do seu ambiente escolar.
  • ·         Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.
  • ·         Manusear diferentes tipos de portadores de textos.
  • ·         Estimular a fala, sons e balbucios.


Matemática
  • ·         Ampliar o campo numérico, utilizando-se da contagem oral e exploração de objetos concretos;
  • ·         Manipular e explorar objetos variados para que possam descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas.


  Artes
  • ·         Explorar e manipular diversos materiais: canetões, tintas, giz de cera, carimbos, pincéis, esponjas, rolo e etc.;
  • ·         Realizar colagens com diferentes materiais;
  • ·         Observar o limite disponível para desenvolver as atividades;
  • ·         Explorar jogos e brinquedos estimulando o cuidado com os mesmos;
  • ·         Brincar, imitar, inventar e reproduzir criações musicais, interpretando canções diversas.
  • ·         Exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc.


Natureza e sociedade
  • ·         Conhecimento do corpo.
  • ·         Manuseio de sucatas.


Movimento
  • ·         Explorar diversos materiais objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla;
  • ·         Desenvolver os movimentos amplos: equilíbrio e coordenação, arrastar, engatinhar, rolar, andar, correr, dançar, saltar e pular.
  • ·         Aprender a utilizar adequadamente os talheres e copo durante as refeições;
  • ·         Modelar livremente com massinha e argila;
  • ·         Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento,  por meio da exploração e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano.


 Música
  • ·         Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
  • ·         Canções variadas




V. Procedimentos

  • ·         Colagens;
  • ·         Pinturas;
  • ·         Escutar histórias;
  • ·         Entoar canções;
  • ·         Conversas na roda;
  • ·         Visitar os diferentes espaços da escola (salas, direção, cozinha, pátios...)
  • ·         Conhecer os funcionários;
  • ·         Brincadeiras no pátio;
  • ·         Explorar brinquedos e jogos da sala;
  • ·         Confecção da Camila com meia-calça e jornal;
  • ·         Pintar a mochila feita de sucata;
  • ·         Pintar o lencinho da mamãe;
  • ·         Realizar piquenique;
  • ·         Observar os objetos das mochilas;
  • ·         Realizar chamada e contagem (de quem veio e quem faltou);
  • ·         Sondagem das cores através de atividades plásticas e brincadeiras orais e concretas;
  • ·         Sentados em uma grande roda a professora questiona os alunos quanto ao nome da escola e o que trazem para escola todos os dias (mochila). Apresentar a história “A Mochila da Camila” de Gládis Maria F. Barcellos da Editora Sulina, utilizando-se de objetos citados na história para a narração da mesma.
  • ·         Passear pela escola com a turma, visitando suas dependências, nomeando-as e explicando que atividades se fazem em cada uma delas. Mostrar e nomear oralmente o mobiliário e os diferentes objetos que existem em cada lugar.
  • ·         Pedir que os alunos registrem, desenhando, pintando ou colando imagens sobre o que cada um mais gosta de fazer na escola.
  • ·         Organizar uma exposição em classe com todos os desenhos, trazendo os títulos escritos em letra bastão: BRINCAR - PINTAR - OUVIR HISTÓRIAS etc.
  • ·         Histórias narradas.
  • ·         Teatros de fantoches e dedoches.
  • ·         Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
  • ·         Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
  • ·         Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
  • ·         CD de músicas de vários ritmos.
  • ·         DVD musical.
  • ·         Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
  • ·         Atividades com tintas, pincel atômico, giz, etc.
  • ·         Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.
  • ·         Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
  • ·         Modelagem de argila e massinha de modelar caseira.
  • ·         Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de espuma (formas geométricas e túnel).
  • ·         Brincar com fantasias.


VI. Avaliação
Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança. 

Comentários