Na experiência de hoje trabalhamos a letra inicial do nome. Nosso objetivo era que as crianças reconhecessem o próprio nome e a letra inicial do nome.
Plano de aula
Objetivos: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo
com as professoras. Reconhecer a letra inicial do nome
Saberes e Conhecimentos: Nome próprio e identidade
Campos de Experiência: Linguagem verbal e literatura
Metodologia: Reunir a turma em roda sentadas no tatame e cantar a música “Se eu fosse um
peixinho". Durante a música ir falando o nome de cada criança, assim que
ela ouvir o seu nome, deverá se levantar e pegar a placa com seu nome e foto.
Depois as crianças receberão cartões com as letras formadas por círculos, onde elas deverão colocar tampinhas de refrigerante em cima de cada círculo para cobrir a letra inicial do seu nome.
O aluno N iniciou colocando a tampinha na parte de cima da letra, pondo aleatoriamente sobre os círculos cores diversas.
O aluno J iniciou pela curva da letra utilizando apenas tampinhas vermelhas.
As crianças (entre 2 e 3 anos) gostaram tanto da experiência que permaneceram sentadas e em silêncio, por quase 15 minutos, muito concentradas.
Comentários
Postar um comentário