CONTAR
E RECONTAR OBJETOS REAIS (CONCRETOS).
Utilizar
o jogo para representar e incluir os numerais
As crianças constroem conceitos numéricos
por meio das relações mentais, mas é necessário construir mentalmente a ordem
para depois fazer a inclusão hierárquica. Partindo desse principio, o
professor orienta a utilização do jogo do boliche, para ajudar a cada criança
a desenvolver a capacidade de fazer relações de inclusão. Assim, para
desenvolver essa atividade é necessário:
a)
explicar a regra do jogo;
b)
contar a quantidade de pinos;
c)
explicar que cada criança participará uma única vez;
d)
memorizar a quantidade de pinos derrubados;
e)
registrar no papel com desenho e com o símbolo numérico.
A criança inicia o jogo, jogando a bola e contando quantos pinos derrubou. Assim que contar os pinos, deverá achar o seu nome no cartaz e ao seu lado colará figuras de pino de boliche de acordo com a quantidade derrubada. Então colocará o numeral correspondente ao lado. Assim que todas as crianças jogarem e fizerem o registro no cartaz, receberão uma folha de sulfite para desenhar a quantidade de pinos derrubados e o numeral correspondente.
Além de trabalhar a contagem, a coordenação motora ao jogar a bola e o símbolo numérico, nesta experiência a criança também deverá reconhecer o seu nome no cartaz, a colagem das figuras de pinos e o seu registro escrito em papel. Trabalhando assim vários aspectos da aprendizagem.
Dica: se quiser trazer outros conteúdos neste jogo, experimente colocar garrafas PET no lugar dos pinos, podendo ser de cores diferentes, com conteúdos diferentes (água, grãos, pedrinhas, areia), trazendo novas possibilidades de aprendizagem.
USE A SUA CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO.
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