Semana da leitura "O grande rabanete" de Tatiana Belinky - planejamento semanal

           Durante essa semana trabalharemos o livro O grande rabanete de Tatiana Belinky com a turma C2 de educação infantil (crianças de 2 a 3 anos) no CMEI Nissia Rocha Cabral em Londrina - PR. Segue abaixo o planejamento das aulas da semana.

Resultado de imagem para o grande rabanete tatiana belinky

AULA 1

Objetivos
SABERES E CONHECIMENTOS
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo; desenvolver atitudes éticas de solidariedade, cooperação e partilha.
Atitudes de responsabilidade, cooperação, solidariedade, generosidade e tolerância para com o outro.
Saberes e conhecimentos sobre si e o outro.
Literatura
Linguagem oral e escrita

Estratégias metodológicas: 
Contação de história com dedoches; 
Colocar a história na ordem dos acontecimentos. 

Em roda, iniciaremos a contação da história mostrando as personagens e perguntando seus nomes. Durante a contação da história daremos ênfase ao fato de que foi o trabalho em grupo que resultou no sucesso do trabalho, como também do momento em que a família partilha o rabanete. Logo após a contação da história, traremos várias figuras com momentos da história para que as crianças coloquem na ordem dos acontecimentos.

Experiências: Trabalhar em grupo; cooperar, compartilhar, receber auxílio.

“Pessoas são pessoas através de outras pessoas”
(ditado popular xhosi da África do sul).

As crianças constroem sua identidade em contato com o mundo, tornando-se seres autônomos, autoconfiantes, organizados, cuidadosos para consigo mesmos e para com o outro, solidários, não discriminadores e generosos. Elas se constroem nas relações e nas vivências cotidianas, por isso é preciso ter em mente que elas imitam gestos, expressões, falas, atitudes e modos de ser e de conviver dos adultos e de outras crianças com as quais convivem. São essas relações que vão possibilitar as crianças uma relação saudável com o mundo que lhes será apresentado, incidindo assim na construção de uma autoimagem positiva e numa relação harmoniosa com o outro. (Salles e Faria; p.103)

Recursos: dedoches e imagens dos livros


AULA 2

Objetivos
SABERES E CONHECIMENTOS
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
Ampliar o universo sonoro, tendo acesso a um repertório diversificado de músicas, que inclua vários estilos.
Diversas músicas e danças.
Música
Linguagem oral e escrita


Estratégias metodológicas: apresentaremos a música do grande rabanete (paródia da música A velha a fiar), utilizando-se de imagens dos personagens para acompanhá-la, com a qual as crianças poderão cantar cada momento da história.

Experiências: Cantar músicas; participar de brincadeiras cantadas; representar músicas corporalmente.

O GRANDE RABANETE
(MELODIA: A VELHA A FIAR)

ESTAVA O VOVÔ NO SEU LUGAR
VEIO A VOVÓ PARA AJUDAR...
A VOVÓ NO VOVÔ
O VOVÔ A PUXAR
ESTAVA A VOVÓ NO SEU LUGAR
VEIO A NETA PARA AJUDAR
A NETA NA VÓ
A VOVÓ NO VOVÔ
O VOVÔ A PUXAR
ESTAVA A NETA NO SEU LUGAR
VEIO O TOTÓ PARA AJUDAR
O TOTÓ NA NETA
A NETA NA VÓ
A VOVÓ NO VOVÔ
O VOVÔ A PUXAR
ESTAVA O TOTÓ NO SEU LUGAR
VEIO O GATO PARA AJUDAR
O GATO NO TOTÓ
O TOTÓ NA NETA
A NETA NA VÓ
A VOVÓ NO VOVÔ
O VOVÔ A PUXAR
ESTAVA O GATO NO SEU LUGAR
VEIO O RATO PARA AJUDAR
O RATO NO GATO
O GATO NO TOTÓ
O TOTÓ NA NETA
A NETA NA VÓ
A VOVÓ NO VOVÔ
O VOVÔ A PUXAR
ESTAVA O RATO NO SEU LUGAR
E JUNTOS TENTARAM ARRANCAR
E PUXA QUE PUXA
CONSEGUIRAM ARRANCAR!!!

Recursos: letra da música

AULA 3

Objetivos
SABERES E CONHECIMENTOS
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
Ampliar seu repertório de manifestações culturais, estéticas e artísticas relacionadas ao movimentar-se humano, respeitando a diversidade.
Diferentes manifestações culturais, como dança, teatro e brincadeiras populares; modalidades e elementos do teatro.

Linguagem corporal, movimento, teatro e dança.
Linguagem oral e escrita

Estratégias metodológicas: levando em consideração que as crianças já dominem o enredo da história, faremos a dramatização utilizando mascaras. Cada criança será uma personagem e tentará falar o que a sua personagem fala.

Dramatização com máscaras
O teatro e a dança se constituem em ricas possibilidades de as crianças vivenciarem, de forma articulada com outras linguagens, a linguagem corporal, na sua dimensão cultural, estética e artística. (Salles e Faria; p. 112)
Experiências: vivenciar histórias dramatizadas com o grupo; dramatizar histórias, imitando e criando personagens.

Recursos: máscaras das personagens e rabanete de tnt.







AULA 4

Objetivos
SABERES E CONHECIMENTOS
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
Apropriar-se do acervo de jogos e brincadeiras que constituem patrimônio da humanidade e dar continuidade a esse processo de produção cultural.
Brinquedos, jogos e brincadeiras; estratégias, regras e procedimentos para jogar e brincar; autoconhecimento e autocontrole.

O brincar como linguagem e cultura.
Linguagem oral e escrita

Estratégias metodológicas: apresentaremos o jogo da memória da história “O grande rabanete”, explicando suas regras e ensinado as crianças como jogar, lembrado de utilizar as regras mais simples para que elas entendam.

O brincar é reconhecido como uma das importantes linguagens que permitem às crianças compartilhar os significados da cultura e construir sua identidade social e pessoal. (Salles e Faria; p.126)

Experiências: brincar com jogo da memória; obedecer regras; ganhar e perder; lidar com a frustração e o conflito; brincar com os colegas estabelecendo relações amigáveis.

Recursos: jogo da memória

AULA 5

Objetivos
SABERES E CONHECIMENTOS
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
Apropriar-se de estratégias de contagem.
Números e quantidades: utilização dos números no contexto social; comparação de quantidades utilizando contagem.
Matemática
Linguagem oral e escrita

Estratégias metodológicas: relembraremos as personagens com as crianças, depois faremos a contagem, coletivamente. Assim que terminarmos, distribuiremos fichas onde terão a imagem de rabanetes e as crianças serão estimuladas a fazer a contagem até 3.

Experiência: Usar a contagem e o número em situações contextualizadas e significativas.

Recursos: fichas com imagens de rabanetes


Comentários