Durante essa semana trabalharemos o livro O grande rabanete de Tatiana Belinky com a turma C2 de educação infantil (crianças de 2 a 3 anos) no CMEI Nissia Rocha Cabral em Londrina - PR. Segue abaixo o planejamento das aulas da semana.
AULA 1
Objetivos
|
SABERES E CONHECIMENTOS
|
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
|
Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo;
desenvolver atitudes éticas de solidariedade, cooperação e partilha.
|
Atitudes de responsabilidade, cooperação,
solidariedade, generosidade e tolerância para com o outro.
|
Saberes e
conhecimentos sobre si e o outro.
Literatura
Linguagem oral e escrita
|
Estratégias metodológicas:
Contação de história com dedoches;
Colocar a história na ordem dos acontecimentos.
Em
roda, iniciaremos a contação da história mostrando as personagens e perguntando
seus nomes. Durante a contação da história daremos ênfase ao fato de que foi o
trabalho em grupo que resultou no sucesso do trabalho, como também do momento
em que a família partilha o rabanete. Logo após a contação da história,
traremos várias figuras com momentos da história para que as crianças coloquem
na ordem dos acontecimentos.
Experiências: Trabalhar em grupo; cooperar,
compartilhar, receber auxílio.
“Pessoas são pessoas através de outras
pessoas”
(ditado
popular xhosi da África do sul).
As
crianças constroem sua identidade em contato com o mundo, tornando-se seres
autônomos, autoconfiantes, organizados, cuidadosos para consigo mesmos e para
com o outro, solidários, não discriminadores e generosos. Elas se constroem nas
relações e nas vivências cotidianas, por isso é preciso ter em mente que elas
imitam gestos, expressões, falas, atitudes e modos de ser e de conviver dos
adultos e de outras crianças com as quais convivem. São essas relações que vão
possibilitar as crianças uma relação saudável com o mundo que lhes será
apresentado, incidindo assim na construção de uma autoimagem positiva e numa
relação harmoniosa com o outro. (Salles e Faria; p.103)
Recursos: dedoches e imagens dos livros
AULA 2
Objetivos
|
SABERES E CONHECIMENTOS
|
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
|
Ampliar o universo sonoro, tendo
acesso a um repertório diversificado de músicas, que inclua vários estilos.
|
Diversas músicas e danças.
|
Música
Linguagem oral e escrita
|
Estratégias metodológicas: apresentaremos a música do grande
rabanete (paródia da música A velha a fiar), utilizando-se de imagens dos
personagens para acompanhá-la, com a qual as crianças poderão cantar cada
momento da história.
Experiências: Cantar músicas; participar de brincadeiras cantadas; representar músicas corporalmente.
O GRANDE RABANETE
(MELODIA:
A VELHA A FIAR)
ESTAVA
O VOVÔ NO SEU LUGAR
VEIO
A VOVÓ PARA AJUDAR...
A
VOVÓ NO VOVÔ
O
VOVÔ A PUXAR
ESTAVA
A VOVÓ NO SEU LUGAR
VEIO
A NETA PARA AJUDAR
A
NETA NA VÓ
A
VOVÓ NO VOVÔ
O
VOVÔ A PUXAR
ESTAVA
A NETA NO SEU LUGAR
VEIO
O TOTÓ PARA AJUDAR
O
TOTÓ NA NETA
A
NETA NA VÓ
A
VOVÓ NO VOVÔ
O
VOVÔ A PUXAR
ESTAVA
O TOTÓ NO SEU LUGAR
VEIO
O GATO PARA AJUDAR
O
GATO NO TOTÓ
O
TOTÓ NA NETA
A
NETA NA VÓ
A
VOVÓ NO VOVÔ
O
VOVÔ A PUXAR
ESTAVA
O GATO NO SEU LUGAR
VEIO
O RATO PARA AJUDAR
O
RATO NO GATO
O
GATO NO TOTÓ
O
TOTÓ NA NETA
A
NETA NA VÓ
A
VOVÓ NO VOVÔ
O
VOVÔ A PUXAR
ESTAVA
O RATO NO SEU LUGAR
E
JUNTOS TENTARAM ARRANCAR
E
PUXA QUE PUXA
CONSEGUIRAM
ARRANCAR!!!
Recursos: letra da música
AULA 3
Objetivos
|
SABERES E CONHECIMENTOS
|
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
|
Ampliar seu repertório de manifestações culturais,
estéticas e artísticas relacionadas ao movimentar-se humano, respeitando a
diversidade.
|
Diferentes manifestações
culturais, como dança, teatro e brincadeiras populares; modalidades e
elementos do teatro.
|
Linguagem corporal, movimento, teatro e dança.
Linguagem oral e escrita
|
Estratégias metodológicas: levando
em consideração que as crianças já dominem o enredo da história, faremos a
dramatização utilizando mascaras. Cada criança será uma personagem e tentará
falar o que a sua personagem fala.
Dramatização
com máscaras
O teatro e a dança se
constituem em ricas possibilidades de as crianças vivenciarem, de forma
articulada com outras linguagens, a linguagem corporal, na sua dimensão
cultural, estética e artística. (Salles e Faria; p. 112)
Experiências: vivenciar histórias dramatizadas com
o grupo; dramatizar histórias, imitando e criando personagens.
Recursos: máscaras das personagens e rabanete de tnt.
AULA 4
Objetivos
|
SABERES E CONHECIMENTOS
|
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
|
Apropriar-se do acervo de jogos e brincadeiras que constituem
patrimônio da humanidade e dar continuidade a esse processo de produção
cultural.
|
Brinquedos,
jogos e brincadeiras; estratégias, regras e procedimentos para jogar e
brincar; autoconhecimento e autocontrole.
|
O brincar como linguagem e cultura.
Linguagem oral e escrita
|
Estratégias metodológicas: apresentaremos
o jogo da memória da história “O grande rabanete”, explicando suas regras e
ensinado as crianças como jogar, lembrado de utilizar as regras mais simples
para que elas entendam.
O
brincar é reconhecido como uma das importantes linguagens que permitem às
crianças compartilhar os significados da cultura e construir sua identidade
social e pessoal. (Salles e Faria; p.126)
Experiências: brincar com jogo da memória; obedecer
regras; ganhar e perder; lidar com a frustração e o conflito; brincar com os
colegas estabelecendo relações amigáveis.
Recursos: jogo da memória
AULA 5
Objetivos
|
SABERES E CONHECIMENTOS
|
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
|
Apropriar-se
de estratégias de contagem.
|
Números e quantidades: utilização dos números no
contexto social; comparação de quantidades utilizando contagem.
|
Matemática
Linguagem oral e escrita
|
Estratégias metodológicas: relembraremos as
personagens com as crianças, depois faremos a contagem, coletivamente. Assim
que terminarmos, distribuiremos fichas onde terão a imagem de rabanetes e as
crianças serão estimuladas a fazer a contagem até 3.
Experiência:
Usar a contagem e o
número em situações contextualizadas e significativas.
Recursos: fichas com imagens de rabanetes
Comentários
Postar um comentário