17/03/14
Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás,
calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.
Conteúdos
·
Representação por meio de modelagem;
·
Modelagem
·
Contato com plantas e animais: diferenciação e preservação.
·
Cores
·
Quantidade
Eixos
Natureza e sociedade
Artes visuais
Matemática
Objetivos
·
Produzir representações gráficas utilizando
variadas técnicas e materiais.
·
Observar e explorar o
ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como
integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando
atitudes que contribuem para sua conservação;
·
Manipular e explorar os objetos, classificando,
agrupando por cor, formas,
·
Desenvolver noção de quantidade;
Procedimentos
·
As crianças confeccionarão maças, bananas,
peras e uvas com crepom da cor correspondente e, conforme a solicitação das
professoras, deverão colocar a quantidade solicitada no copinho.
Avaliação
Observar o interesse e a participação na confecção
das frutas de crepom e a compreensão de quantidade.
Recursos
Papel crepom e copinhos descartáveis.
18/03/14
Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário
e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.
Conteúdos
·
Contato com plantas e animais: diferenciação e
preservação.
·
Representação por meio de desenho
·
Alimentação
·
Órgãos do sentido
Eixos
·
Natureza e sociedade
·
Artes visuais
Objetivos
·
Produzir representações gráficas utilizando
variadas técnicas e materiais.
·
Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se
cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio
ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
·
Explorar os órgãos dos sentidos;
·
Reconhecer a importância da alimentação;
Procedimentos
Experimentar
diversas frutas, observando as diferenças de sabores e texturas. Escolher a sua fruta preferida e
desenhá-la.
Avaliação
Observar as reações em relação as frutas ofertadas
e se os desenhos de frutas preferidas são condizentes.
Recursos
Frutas, papel, lápis de cor.
19/03/14
Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás,
calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.
Conteúdos
·
Apreciação musical
·
Expressão oral (pronúncias e relatos de acontecimentos).
Eixos
·
Natureza e sociedade
·
Linguagem oral e escrita
·
Artes visuais
·
Música
Objetivo
·
Observar e explorar o
ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como
integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando
atitudes que contribuem para sua conservação;
·
Expressar-se verbalmente nas diversas situações fazendo-se entender;
·
Falar com clareza;
·
Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou em pequenos grupos;
·
Relatar suas experiências;
·
Elaborar questionamentos de acordo com os diferentes momentos e
contextos;
·
Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade;
·
Ouvir músicas com atenção em ritmos variados;
Procedimentos
Assistir ao vídeo
germinação. Observar
as sementes de alpiste plantadas pelas crianças em 11 de março, em roda de
conversa ouvir as impressões que as crianças adquiriram em relação ao processo
de germinação e depois desenhar o que viram.
Recursos
Vídeo, TV, papel sulfite e lápis de cor.
Avaliação
Observar o interesse, participação e as
compreensões apresentadas pelas crianças a partir dos desenhos realizados.
25/03/14
Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás,
calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.
Conteúdos
·
Contato com plantas e animais: diferenciação e
preservação.
·
Alimentação dos animais.
Eixos
Natureza e sociedade
Objetivos
·
Observar e explorar o
ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como
integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando
atitudes que contribuem para sua conservação;
·
Ter contato com animais
e plantas;
·
Observar quais os animais que se alimentam de
frutas.
Procedimentos
Conversaremos com as crianças sobre a alimentação dos animais e
perguntaremos quais os animais que comem frutas. Enviaremos para casa uma
pesquisa para a família fazer junto com a criança, onde deverão procurar
animais que consomem frutas e desenhá-los. Faremos uma exposição dos desenhos
para apreciação e votação do desenho que mais gostaram.
Avaliação
Participar
da conversa sobre a alimentação dos animais e pesquisar com a família fazendo o
desenho.
Recursos
Papel
sulfite, lápis e lápis de cor.
26/03/14
Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás,
calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.
Conteúdos
·
Representação por meio de modelagem;
·
Modelagem
·
Contato com plantas e animais: diferenciação e
preservação.
·
Cores
·
Quantidade
Eixos
Natureza e sociedade
Artes visuais
Matemática
Objetivos
·
Produzir representações gráficas utilizando
variadas técnicas e materiais.
·
Observar e explorar o
ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como
integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando
atitudes que contribuem para sua conservação;
·
Manipular e explorar os objetos, classificando,
agrupando por cor, formas,
·
Desenvolver noção de quantidade;
Procedimentos
·
As crianças confeccionarão maças, bananas,
peras e uvas com crepom da cor correspondente e, conforme a solicitação das
professoras, deverão colocar a quantidade solicitada no copinho.
Avaliação
Observar o interesse e a participação na confecção
das frutas de crepom e a compreensão de quantidade.
Recursos
Papel crepom e copinhos descartáveis.
27/03/14
Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás,
calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.
Conteúdos
·
Preensão
·
Movimento
·
Equilíbrio
·
Locomoção
·
Manipulação de objetos
·
Encaixe e desencaixe
·
Classificação e seriação
·
Contagem
·
Quantidade
Eixos
Movimento
Matemática
Objetivos
• Produzir e observar movimento nos objetos –
empurrar, arremessar, rolar, balançar, empilhar, etc.
• Explorar as possibilidades para se locomover
pelo espaço: andar, correr, pular, saltar, rastejar e etc.
• Utilizar o movimento de preensão, encaixe,
lançamento.
• Manipular e explorar os objetos e brinquedos,
classificando, agrupando por cor, formas, critérios estipulados pelos alunos
envolvidos na atividade.
• Comparar objetos por tamanho, peso, altura,
quantidade – mais, menos...
Procedimentos
Serão
feitas brincadeiras variadas de arremessar, classificar e contar as frutas,
corrida com uma fruta na colher e atividades onde possamos explorar várias
possibilidades possíveis com as frutas. Brincadeiras com rótulos de embalagens
que contenham frutas em sua composição.
Avaliação
Participação nas brincadeiras e envolvimento nas
atividades diversas.
Recursos
Frutas,
figuras de frutas, rótulos de embalagens, colheres.
28/03/14
Rotina
Recepção, café da
manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica,
almoço, higiene bucal e descanso.
Conteúdos
·
Comunicação
·
Oralidade
·
Expressão oral (pronúncias, relatos de
acontecimentos, músicas).
·
Argumentação
·
Perguntas e respostas.
·
Concentração
·
Socialização
·
Autonomia
Eixos
Linguagem Oral e
escrita
Natureza e sociedade
Objetivos
·
Expressar-se verbalmente nas diversas situações
fazendo-se entender;
·
Falar com clareza;
·
Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou
em pequenos grupos
·
Relatar suas experiências;
·
Elaborar questionamentos de acordo com os
diferentes momentos e contextos.
·
Compartilhar objetos e ou outros pertences com os
amigos;
·
Participar das atividades/ concentrar-se/
manifestar preferência;
·
Interagir com crianças e adultos;
·
Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações
sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista,
interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes
de ajuda e colaboração;
·
Demonstrar curiosidade sobre o mundo social,
questionando, dando sugestões e soluções.
Procedimentos
Vários objetos serão colocados dentro de uma caixa, chamada
“caixa da novidade”, e um a um observaremos suas características, utilidades,
conhecimentos que as crianças possuam e interesses. Após registraremos o
interesse de cada uma das crianças sobre os objetos apresentados.
Recursos
Avaliação
Observar a interação
das crianças com os objetos apresentados, se eles demostram curiosidade,
interesse, expressam-se verbalmente expondo suas opiniões e conhecimentos. E
fazer um levantamento das preferências.
31/03/14
|
Segunda-feira - Releitura da obra de
Romero Brito
|
07:30
|
Recepção com
brinquedos de mesa
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos
presentes e ausentes, músicas da
rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Colagem
·
Produção de marcas
Gráficas
·
Representação por
meio de desenho, pintura, modelagem...;
·
Pintura
·
Desenho
·
Exploração de
materiais e técnicas artísticas
Eixos
·
Artes visuais
Objetivos
·
Manusear, tinta,
massinha e outros materiais com diferentes texturas, consistências e
temperaturas;
·
Explorar diferentes
técnicas e possibilidades de suporte.
·
Produzir
representações gráficas utilizando variadas técnicas e materiais.
·
Conhecer diversas
produções artísticas, como desenho, pinturas, fotografias, colagens,
ilustrações, modelagens, etc.
·
Desenvolver a
coordenação motora fina e a criatividade.
·
Conhecer artistas
plásticos.
·
Apreciar obras de
arte.
Procedimentos
Conversaremos
com as crianças mostrando uma obra feita por Romero Britto onde ele pintou
várias frutas. Depois elas deverão fazer uma releitura utilizando várias
técnicas artísticas como pintura, colagem, carimbo e perfuração. Depois
montaremos uma exposição com os trabalhos feitos convidando as outras salas
para apreciação.
Recursos
Papel couchê, tinta guache, pincel,
potes de iogurte e leite fermentado, espuma, papel laminado, papel cartão,
kraft.
Avaliação
Avaliaremos através da participação e
atenção na confecção da
atividade, utilizando as técnicas mostradas.
|
09:30
|
Atividade recreativa:TV
|
10:00
|
Atividade
externa: pátio
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
01/04/14
|
Terça-feira - Confecção do convite e
texto coletivo
|
07:30
|
Recepção com livros
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos
presentes e ausentes, músicas da
rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
Eixos
Artes
visuais
Objetivos
Colagem
Procedimentos
Colagem com sementes
Recursos
Avaliação
|
09:30
|
Atividade recreativa:
sucata
|
10:00
|
Atividade
externa: parque
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
02/04/14
|
Quarta-feira - Exposição dos trabalhos
|
07:30
|
Recepção com sucata
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos
presentes e ausentes, músicas da
rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Representação por
meio de desenho, pintura, modelagem;
·
Pintura
·
Desenho
·
Exploração de materiais
e técnicas artísticas
·
Exposição de obras
de arte
·
Comunicação
·
Oralidade
·
Expressão oral
(pronúncias, relatos de acontecimentos)
·
Socialização
Eixos
·
Artes visuais
·
Natureza e Sociedade
·
Linguagem oral e escrita
Objetivos
·
Explorar diferentes
técnicas e possibilidades de suporte.
·
Produzir
representações gráficas utilizando variadas técnicas e materiais.
·
Conhecer diversas
produções artísticas, como desenho, pinturas, fotografias, colagens,
ilustrações, modelagens, etc.
·
Desenvolver a
coordenação motora fina e a criatividade.
·
Conhecer artistas
plásticos.
·
Apreciar obras de
arte.
·
Expressar-se
verbalmente nas diversas situações fazendo-se entender;
·
Falar com clareza;
·
Participar de
momentos de conversa coletiva e/ ou em pequenos grupos
·
Estabelecer e
ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular
seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a
diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
Procedimentos
Convidaremos
os alunos das outras turmas do CMEI para participarem da exposição da
releitura da obra de Romero Brito, onde as crianças poderão falar sobre o que
fizeram para compor o seu trabalho.
Recursos
Trabalhos prontos.
Avaliação
Avaliaremos através da participação no
momento da exposição dos trabalhos.
|
09:30
|
Atividade recreativa:
brinquedo
|
10:00
|
Atividade
externa: parque
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
03/04/14
|
Quinta-feira - Música Meu Limão, Meu
Limoeiro
|
07:30
|
Recepção com peças de
montar
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos
presentes e ausentes, músicas da
rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Órgãos do sentido
·
Alimentação
·
Expressão Corporal
·
Brincadeiras
cantadas
·
Sons diversos
·
Cores
·
Formas geométricas
·
Noções de medida
Eixos
·
Matemática
·
Música
·
Natureza e Sociedade
Objetivos
·
Explorar os órgãos
dos sentidos;
·
Reconhecer a importância da
alimentação;
·
Acompanhar a música cantando e improvisando;
·
Participar das brincadeiras cantadas;
·
Reproduzir gestos/ movimentar o corpo
balançando;
·
Reconhecer e nomear as cores;
·
Reconhecer e nomear formas
geométricas;
·
Desenvolver noção de quantidade.
Procedimentos
Cantaremos
com as crianças a música “Meu limão, meu limoeiro”, fazendo gestos e
dançando. Depois mostraremos às crianças um limão, dando a elas para que
toquem, sintam seu cheiro, sua textura ,sabor e observem sua cor (amarelo e
verde) e forma (círculo). Faremos com elas uma limonada, mostrando a
quantidade de ingredientes e o modo de fazer, observando para que serve uma
receita culinária, escrevendo-a em uma cartolina. Depois de pronta, as
crianças poderão experimentar.
Recursos
Limões, cartolina,
água, açúcar.
Avaliação
Avaliaremos através da participação e
interesse na atividade.
|
09:30
|
Atividade recreativa:
massinha de modelar
|
10:00
|
Atividade
externa: pátio
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
04/04/14
|
Sexta-feira - Poema “Baile das frutas”
|
07:30
|
Recepção com massinha
de modelar
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo,
chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Colagem
·
Produção de marcas
gráficas
·
Exploração de
materiais e técnicas artísticas
·
Gêneros orais e
escritos
·
Literatura
·
Valorização da
leitura
Eixos
·
Artes visuais
·
Linguagem oral e escrita
·
Objetivos
·
Participar das situações de leitura;
·
Valorizar a leitura como fonte de prazer
e entretenimento;
·
Explorar diferentes técnicas e
possibilidades de suporte;
·
Desenvolver a coordenação motora fina
e a criatividade.
Procedimentos
Leremos
para as crianças o poema “Baile das frutas” e depois chamaremos uma a uma
para que colem no cartaz, com o poema, as frutas nos lugares correspondentes.
Após o término elas tentarão fazer a leitura do mesmo através das ilustrações.
Recursos
Cartolina,
canetinhas, figuras de frutas.
Avaliação
As
crianças deverão mostrar interesse em participar da atividade e fazer a
tentativa de leitura do poema.
|
09:30
|
Atividade recreativa:
brinquedo
|
10:00
|
Atividade
externa: parque
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
07/04/14
|
Segunda-feira – Vídeo “O desejo de
banana do Botas”
|
07:30
|
Recepção com
brinquedos de mesa
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos
presentes e ausentes, músicas da
rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Oralidade
·
Apreciação de histórias
·
Concentração
·
Representação por meio de desenho
·
Sequência temporal
Eixos
·
Linguagem oral e escrita
·
Natureza e sociedade
·
Matemática
·
Artes
Objetivos
·
Expressar-se verbalmente nas diversas situações
fazendo-se entender; Falar com clareza;
·
Participar de momentos de conversa
coletiva e/ ou em pequenos grupos;
·
Relatar suas experiências;
·
Ampliar seu vocabulário;
·
Desenvolver noção de tempo através de
atividades como roda da oralidade;
·
Participar das atividades/
concentrar-se/ manifestar preferência;
·
Produzir representações gráficas
utilizando variadas técnicas e materiais.
Procedimentos
Assistir o vídeo da
“Dora a Aventureira” episódio “O desejo de
banana do Botas” e
roda de conversa sobre a história e
representa-la através
do desenho.
Recursos
TV e DVD, sulfite e
lápis de cor.
Avaliação
Observar a participação e se a
representação gráfica está
condizente com o enredo da história.
|
09:30
|
Atividade recreativa:
vídeo
|
10:00
|
Atividade
externa: brinquedos
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
08/04/14
|
Terça-feira – Montagem do cenário
|
07:30
|
Recepção com sucatas
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos presentes
e ausentes, músicas da rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Oralidade
·
Apreciação de histórias
·
Concentração
·
Representação por meio de pintura
·
Sequência temporal
Eixos
·
Linguagem oral e escrita
·
Natureza e sociedade
·
Matemática
·
Artes
Objetivos
·
Expressar-se verbalmente nas diversas
situações fazendo-se entender;
·
Falar com clareza;
·
Participar de momentos de conversa
coletiva e/ ou em pequenos grupos
·
Relatar suas experiências;
·
Ampliar seu vocabulário;
·
Desenvolver noção de tempo através de
atividades como roda da oralidade;
·
Participar das atividades/
concentrar-se/ manifestar preferência;
·
Produzir representações gráficas
utilizando variadas técnicas e materiais.
Procedimentos
Confecção do cenário
do filme “O desejo de
banana
do Botas”, composto de uma máquina de desejos, a ponte, o rio e a oficina do
Vovô.
Recursos
Kraft, tinta guache e
canetinhas.
Avaliação
Observar a participação e se a
representação gráfica está
condizente com o enredo da história.
|
09:30
|
Atividade recreativa:
livros
|
10:00
|
Atividade
externa: parque
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
09/04/14
|
Quarta-feira - Montagem do cenário
|
07:30
|
Recepção com
brinquedos de mesa
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos
presentes e ausentes, músicas da
rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Oralidade
·
Apreciação de histórias
·
Concentração
·
Representação por meio de pintura
·
Sequência temporal
Eixos
·
Linguagem oral e escrita
·
Natureza e sociedade
·
Matemática
·
Artes
Objetivos
·
Expressar-se verbalmente nas diversas
situações fazendo-se entender;
·
Falar com clareza;
·
Participar de momentos de conversa
coletiva e/ ou em pequenos grupos
·
Relatar suas experiências;
·
Ampliar seu vocabulário;
·
Desenvolver noção de tempo através de
atividades como roda da oralidade;
·
Participar das atividades/
concentrar-se/ manifestar preferência;
·
Produzir representações gráficas
utilizando variadas técnicas e materiais.
Procedimentos
Confecção do cenário
do filme “O desejo de
banana
do Botas”, composto de uma máquina de desejos, a ponte, o rio e a oficina do
Vovô.
Recursos
Kraft, tinta guache e
canetinhas.
Avaliação
Observar a participação e se a
representação gráfica está
condizente com o enredo da história.
|
09:30
|
Atividade recreativa:
sucata
|
10:00
|
Atividade
externa: parque
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
10/04/14
|
Quinta-feira – Circuito motor
|
07:30
|
Recepção com livros
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos
presentes e ausentes, músicas da
rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Oralidade
·
Apreciação de histórias
·
Concentração
·
Representação por meio de pintura
·
Sequência temporal
·
Movimento
·
Equilíbrio
·
Locomoção
·
Dramatização
·
Coordenação Motora Ampla.
Eixos
·
Linguagem oral e escrita
·
Natureza e sociedade
·
Matemática
·
Movimento
Objetivos
·
Expressar-se verbalmente nas diversas
situações fazendo-se entender;
·
Falar com clareza;
·
Participar de momentos de conversa
coletiva e/ ou em pequenos grupos;
·
Relatar suas experiências;
·
Ampliar seu vocabulário;
·
Desenvolver noção de tempo através de
atividades como roda da oralidade;
·
Participar das atividades/
concentrar-se/ manifestar preferência;
·
Produzir representações gráficas
utilizando variadas técnicas e materiais.
·
Equilibrar-se ao se locomover;
·
Explorar as possibilidades para se
locomover pelo espaço: andar, correr, pular, saltar, rastejar e etc.
Procedimentos
Assim
como no filme, as crianças deverão pressionar o botão da máquina de desejos e
receberão bananas, devem seguir por um caminho até a ponte do duende, onde
responderão a uma charada envolvendo frutas, após responder a pergunta
poderão atravessar a ponte. Pelo caminho encontrarão tartarugas famintas que
devem alimentá-las com as bananas. Seguindo em frente chegarão ao rio no qual
usarão o banana barco para atravessá-lo e deverão encher o tanque de
combustível do barco contando 5 bananas. O barco atravessa o rio e as crianças
deverão dizer qual a cor correta do caminho para seguir até a oficina do vovô.
Recursos
Kraft, tinta guache e
canetinhas.
Avaliação
Observar a participação e envolvimento
no circuito motor.
|
09:30
|
Atividade recreativa:
sucata
|
10:00
|
Atividade
externa: parque
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
11/04/14
|
Sexta-feira – Jogo da memória das
frutas
|
07:30
|
Recepção com sucatas
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos
presentes e ausentes, músicas da
rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Igualdade e diferença
·
Concentração
Eixos
·
Natureza e sociedade
·
Matemática
Objetivos
·
Participar das atividades
concentrando-se;
·
Agrupar as figuras de acordo com as
características que elas têm em comum;
·
Identificar igualdade e diferença nas
figuras utilizadas.
Procedimentos
Jogo
da memória com frutas (coletivo).
Recursos
Jogo da memória de
frutas.
Avaliação
Observar a concentração e atenção no
momento do jogo da
memória.
|
09:30
|
Atividade recreativa:
brinquedos
|
10:00
|
Atividade
externa: parque
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
14/04/14
|
Segunda-feira – história da Branca de
Neve
|
07:30
|
Recepção com jogos de
encaixe
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada
com os crachás, contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Apreciação de histórias
·
Sequencia temporal
·
Alimentação
·
Representação por meio de desenho
·
Concentração
Eixos
·
Natureza e sociedade
·
Matemática
·
Artes visuais
·
Linguagem oral e escrita
Objetivos
·
Participar das situações de leitura;
·
Apreciar e ter atenção nos momentos de
leitura e contação de histórias.
·
Valorizar a leitura como fonte de
prazer e entretenimento.
·
Desenvolver noção de tempo através de
atividades como roda da oralidade.
·
Participar das atividades/
concentrar-se.
·
Despertar noções básicas de higiene e
cuidados com o corpo.
·
Reconhecer a importância da
alimentação;
Procedimentos
Contação da história
da Branca de Neve com a utilização de livros
e apresentação do trecho do filme que
aborda a entrega da maçã envenenada pela bruxa para a Branca de Neve. Debate
sobre as percepções que as crianças tiveram da história e representação
gráfica por meio de desenho com giz de cera.
Recursos
Livro e DVD da
história da Branca de Neve.
Avaliação
Observar
a concentração e atenção no momento da história. Se a representação gráfica
condiz com a história contada.
|
09:30
|
Atividade recreativa:
brinquedos
|
10:00
|
Atividade
externa: parque
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
15/04/14
|
Terça-feira – adivinhas, modelagem da
maçã
|
07:30
|
Recepção com
brinquedos de mesa
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada
com os crachás, contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Apreciação de histórias
·
Reprodução oral de jogos verbais: adivinhas
·
Alimentação
·
Representação por meio modelagem e
pintura
Eixos
·
Natureza e sociedade
·
Artes visuais
·
Linguagem oral e escrita
Objetivos
·
Participar das situações de leitura;
·
Participar de jogos verbais:
adivinhas;
·
Apreciar e ter atenção nos momentos de
leitura e contação de histórias.
·
Valorizar a leitura como fonte de
prazer e entretenimento.
·
Despertar noções básicas de higiene e
cuidados com o corpo.
·
Reconhecer a importância da
alimentação;
·
Produzir representações gráficas
utilizando variadas técnicas e materiais.
Procedimentos
Em roda de conversa
relembraremos a história da Branca de Neve
e
proporemos adivinhas que remetam a maçã. Assim que as crianças acertarem,
realizaremos a confecção de maçã usando folhas de revistas amassando-as em
formato de maçã e as pintaremos com tinta guache vermelha.
Recursos
Revistas, cola, fita
adesiva, tinta guache e pincéis.
Avaliação
Observar
a participação na confecção da maçã e no momento da adivinha.
|
09:30
|
Atividade recreativa:
sucata
|
10:00
|
Atividade
externa: parque
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
16/04/14
|
Quarta-feira – escrita da receita da
maçã com chocolate
|
07:30
|
Recepção com jogos de
encaixe
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada
com os crachás, contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Apreciação de histórias
·
Alimentação
·
Noções de medida
·
Quantidade
·
Culinária
Eixos
·
Linguagem oral e escrita
·
Natureza e sociedade
·
Matemática
Objetivos
·
Participar das situações de leitura;
·
Valorizar a leitura como fonte de
prazer e entretenimento.
·
Despertar noções básicas de higiene e
cuidados com o corpo.
·
Reconhecer a importância da
alimentação;
·
Desenvolver noção de quantidade;
·
Utilizar a culinária como forma de
compreensão de medidas de massa, de volume e de capacidades.
Procedimentos
Em roda de conversa, descobriremos
quais as crianças que gostam de maçã. E proporemos a realização de uma
experiência na qual misturaremos maçã e chocolate (relembrando a páscoa)
escreveremos a receita de forma coletiva, para realizarmos a culinária na
sexta-feira.
Recursos
Cartolina
e canetinhas.
Avaliação
Observar
a participação na formulação de hipóteses para a confecção da receita
culinária.
|
09:30
|
Atividade recreativa:
brinquedos
|
10:00
|
Atividade
externa: parque
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
17/04/14
|
Quinta-feira –receita da maçã com
chocolate
|
07:30
|
Recepção com brinquedos
de mesa.
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada
com os crachás, contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Apreciação de histórias
·
Alimentação
·
Noções de medida
·
Quantidade
·
Culinária
Eixos
·
Linguagem oral e escrita
·
Natureza e sociedade
·
Matemática
Objetivos
·
Participar das situações de leitura;
·
Valorizar a leitura como fonte de
prazer e entretenimento.
·
Despertar noções básicas de higiene e
cuidados com o corpo.
·
Reconhecer a importância da
alimentação;
·
Desenvolver noção de quantidade;
·
Utilizar a culinária como forma de
compreensão de medidas de massa, de volume e de capacidades.
Procedimentos
Em sala ou no refeitório faremos a
leitura da receita culinária construída na aula anterior, relembrando os
ingredientes a serem usados e os passos para a realização da receita. Depois
derreteremos o chocolate no microondas e cada criança passará a sua maçã pelo
chocolate e jogará confeitos coloridos por cima.
Recursos
Cartaz
com a receita, maçãs, chocolate em barra, confeitos coloridos, forno microondas,
palitos de picolé.
Avaliação
Observar a participação no momento da
culinária.
|
09:30
|
Atividade recreativa:
brinquedos
|
10:00
|
Atividade
externa: parque
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
22/04/14
|
Segunda-feira: características do
mosquito, música e vídeo.
|
07:30
|
Recepção com
brinquedos de mesa.
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada
com os crachás, contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Expressão oral (pronúncias, relatos de
acontecimentos, músicas).
·
Apreciação musical
·
Cuidados com o ambiente em que vive.
·
Dengue: características do mosquito
·
Cores: branco e preto
Eixos
·
Natureza e Sociedade
·
Música
·
Linguagem oral e escrita
Objetivos
·
Participar de momentos de conversa
coletiva;
·
Observar e explorar o ambiente com
atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante,
dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que
contribuem para sua conservação;
·
Ouvir e Interpretar músicas que falem
sobre a Dengue;
·
Identificar o mosquito transmissor da
Dengue, Aedes aegypti;
·
Reconhecer e nomear as cores do
mosquito.
Procedimentos
Em roda de conversa apresentaremos às crianças
o mosquito da Dengue conversando com eles sobre o problema que temos na nossa
comunidade: lixo jogado em todo lugar acumulando água e reproduzindo o
mosquito da dengue. Depois eles ouvirão a paródia “Era uma casa” para
cantarem e aprenderem. Em seguida receberão massinha de modelar para fazerem
o mosquito. Finalizaremos com o vídeo “Aranha Popô contra a Dengue”.
Recursos
Vídeo, cd, computador, sucata, água,
mosquito grande de papel, massinha de modelar.
Avaliação
Observar a participação na roda de conversa,
verificando o que
cada criança já sabe
sobre a dengue, como evitar a proliferação
do mosquito e se sabe
identificar o mosquito falando as suas
características.
|
09:30
|
Atividade recreativa
|
10:00
|
Atividade
externa
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
23/04/14
|
Terça-feira: sintomas da dengue,
música e vídeo.
|
07:30
|
Recepção com sucatas.
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada
com os crachás, contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Expressão oral (pronúncias, relatos de
acontecimentos, músicas).
·
Apreciação musical
·
Cuidados com o ambiente em que vive.
·
Dengue: sintomas
Eixos
·
Natureza e Sociedade
·
Música
·
Linguagem oral e escrita
Objetivos
·
Participar de momentos de conversa
coletiva;
·
Observar e explorar o ambiente com
atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante,
dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que
contribuem para sua conservação;
·
Ouvir e Interpretar músicas que falem
sobre a Dengue;
·
Identificar o mosquito transmissor da
Dengue, Aedes aegypti;
·
Reconhecer os sintomas do dengue.
Procedimentos
Em roda de conversa relembraremos as
crianças sobre o mosquito da Dengue conversando com eles sobre o problema que
temos na nossa comunidade: lixo jogado em todo lugar acumulando água e
reproduzindo o mosquito. Depois eles cantarão a paródia “Era uma casa”. Em
seguida utilizando uma boneca mostraremos os sintomas da Dengue, usando para
isso também um cartaz. Ainda deverão fazer a representação gráfica do
mosquito. Finalizaremos com o vídeo “Aranha Popô contra a Dengue” e “Xô, xô,
Dengue”.
Recursos
Vídeo, cd, computador, papel, lápis de
cor, mosquito grande de papel, cartolina.
Avaliação
Observar a participação na roda de conversa, verificando o que
cada criança sabe sobre como evitar a
proliferação do
mosquito, se sabe identificá-lo, fala
as suas características, e
nomeia os sintomas.
|
09:30
|
Atividade recreativa
|
10:00
|
Atividade
externa
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
24/04/14
|
Quinta-feira: maquete dos erros
|
07:30
|
Recepção com jogos de
encaixe.
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada
com os crachás, contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Expressão oral (pronúncias, relatos de
acontecimentos, músicas).
·
Apreciação musical
·
Cuidados com o ambiente em que vive
·
Dengue: formas de prevenção
·
Preservação do meio ambiente
Eixos
·
Natureza e Sociedade
·
Música
·
Linguagem oral e escrita
Objetivos
·
Participar de momentos de conversa
coletiva;
·
Observar e explorar o ambiente com
atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante,
dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que
contribuem para sua conservação;
·
Desenvolver noções sobre a preservação
do meio ambiente;
·
Ouvir e Interpretar músicas que falem
sobre a Dengue;
·
Identificar o mosquito transmissor da
Dengue, Aedes aegypti;
·
Identificar os causadores da
proliferação do mosquito.
Procedimentos
Em roda de conversa falaremos sobre o
mosquito da Dengue conversando com eles sobre o problema que temos na nossa
comunidade: lixo jogado em todo lugar acumulando água e reproduzindo o
mosquito. Mostraremos uma maquete que reproduz um lugar onde está tudo
errado. As crianças deverão indicar o que está errado e arrumar. Depois elas
cantarão a paródia “Era uma casa”. Finalizaremos com os vídeos “Aranha Popô
contra a Dengue” e “Xô, xô, Dengue”.
Recursos
Vídeo, cd, computador, sucata, água,
mosquito grande de papel, maquete, lixo.
Avaliação
Verificar se as
crianças já sabem como evitar a proliferação
do mosquito .
|
09:30
|
Atividade recreativa
|
10:00
|
Atividade
externa
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
25/04/14
|
Sexta-feira:
cartaz coletivo.
|
07:30
|
Recepção com livros.
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada
com os crachás, contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
|
09:00
|
Atividade
pedagógica
Conteúdos
·
Expressão oral (pronúncias, relatos de
acontecimentos, músicas).
·
Apreciação musical
·
Cuidados com o ambiente em que vive
·
Dengue: como evitar, ciclo reprodutivo
Eixos
·
Natureza e Sociedade
·
Música
·
Linguagem oral e escrita
Objetivos
·
Participar de momentos de conversa
coletiva;
·
Observar e explorar o ambiente com
atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante,
dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que
contribuem para sua conservação;
·
Ouvir e Interpretar músicas que falem
sobre a Dengue;
·
Identificar o mosquito transmissor da
Dengue, Aedes aegypti;
·
Reconhecer os sintomas do dengue;
·
Identificar as formas de proliferação
do mosquito.
Procedimentos
Em
roda de conversa relembraremos as crianças sobre o mosquito
da
Dengue conversando com eles sobre como acontece seu
ciclo
reprodutivo, o problema que temos na nossa comunidade: lixo jogado em todo
lugar acumulando água e reproduzindo o mosquito da dengue. Depois eles
cantarão a paródia “Era uma casa”. Em seguida faremos um cartaz coletivo com
ilustrações trazidas de casa, com os locais e recipientes que podem acumular
água e reproduzir o mosquito. Finalizaremos com o vídeo “Aranha Popô contra a
Dengue” e “Xô, xô, Dengue”.
Recursos
Vídeo,
cd, computador, mosquito grande de papel, cartolina, ilustrações, cola.
Avaliação
Observar na roda de conversa o que cada
criança sabe sobre
como
evitar a proliferação do mosquito e como acontece seu
ciclo
reprodutivo.
|
09:30
|
Atividade recreativa
|
10:00
|
Atividade externa
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Descanso
|
28/04/14
|
Segunda-feira: palestra sobre a dengue
|
07:30
|
Recepção: sucatas.
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo,
chamada com os crachás:
contagem dos presentes e ausentes, músicas
da rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Expressão oral
·
Cuidados com o ambiente em que vive.
·
Dengue: características do mosquito,
ciclo de reprodução, formas de contágio, sintomas da doença, formas de
prevenção, etc.
Eixos
·
Natureza e Sociedade
·
Linguagem oral e escrita
Objetivos
·
Participar de momentos de conversa
coletiva;
·
Observar e explorar o ambiente com
atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante,
dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que
contribuem para sua conservação;
·
Identificar o mosquito transmissor da
Dengue, Aedes aegypti;
·
Reconhecer e nomear as cores do
mosquito;
·
Identificar os causadores da
proliferação do mosquito;
·
Reconhecer os sintomas do dengue.
Procedimentos
Participaremos com as crianças da
palestra sobre a Dengue.
Recursos
Maquete, palestrante.
Avaliação
Observar a participação das crianças na
conversa com o palestrante mostrando os conhecimentos que já possuem e
colocando as dúvidas que ainda têm, demostrando curiosidade em aprender mais
sobre o assunto.
|
09:30
|
Atividade recreativa:
música (brincando com instrumentos)
|
10:00
|
Atividade
externa: parque
|
10:30
|
Almoço, higiene
bucal.
|
11:15
|
Hora do conto, descanso
|
29/04/14
|
Terça-feira: arremesso da maçã
|
07:30
|
Recepção: livros
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário, tempo,
chamada com os crachás:
Elefante colorido: a
professora diz o nome de uma cor, quem tiver algo da cor, pega o nome e
coloca no cartaz.
Contagem dos
presentes e ausentes, músicas da rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Coordenação viso-motora ampla e fina
·
Contagem
·
Quantidade
Eixos
·
Movimento
·
Matemática
Objetivos
·
Produzir movimento nos objetos –
arremessar;
·
Utilizar o movimento de lançamento;
·
Desenvolver a coordenação viso-motora
ampla e fina;
·
Usar a contagem oral nas diversas
atividades;
·
Desenvolver noção de quantidade.
Procedimentos
Relembraremos a
história da Branca de Neve, falando sobre a maçã que ela comeu. Depois
proporemos um jogo em que as crianças
deverão arremessar na
cesta a maçã que foi confeccionada por elas em uma aula anterior, assim que
for feito o arremesso, ela deverá
contar quantas maçãs
acertou dentro do cesto, pegar a quantidade correspondente de maçãs de
EVA e colá-la em uma tabela ao lado
do seu nome. Depois
que todas as crianças realizarem a tarefa, observaremos qual delas acertou
mais, a que acertou menos e fazer a
contagem de cada
criança.
Recursos
Cartolina, maçãs de
EVA, maças de papel, cesta.
Avaliação
Espera-se que as
crianças consigam arremessar as maçãs na cesta, contem as maçãs que acertar
no cesto, colem a quantidade correta
na tabela.
|
09:30
|
Atividade recreativa:
jogo da memória das frutas
|
10:00
|
Atividade
externa: brincar de bola no gramado
|
10:30
|
Almoço, higiene
bucal.
|
11:15
|
Hora do conto,
descanso.
|
30/04/14
|
Quarta-feira: Quebra-cabeça da maçã e dança da
maçã.
|
07:30
|
Recepção com brinquedos de mesa.
|
08:00
|
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário,
tempo, chamada com os crachás:
Corrida: os nomes devem ser deixados a certa distância,
cada duas crianças deve sair de um local determinado, pegar o nome e colocar
no crachá.
Contagem dos presentes e
ausentes, músicas da rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Equilíbrio
·
Coordenação Motora
Ampla.
·
Acompanhamento de
música com o próprio corpo
·
Expressão Corporal
·
Encaixe e
desencaixe
Eixos
·
Movimento
·
Música
·
Matemática
Objetivos
·
Desenvolver a
orientação espacial percebendo relações entre seu corpo e os objetos, seu
corpo e as outras pessoas, seu corpo e os outros seres vivos.
·
Acompanhar a música
cantando e improvisando
·
Encaixar peças para
compor uma imagem – quebra-cabeças.
Procedimentos
Cada aluno receberá uma imagem
de maçã que será recortada em quatro pedaços perante os olhares das crianças
e será lançado o
desafio: montar a maçã
novamente, colando-a em uma folha de sulfite. Após, realizaremos a dança da
maçã utilizando as maçãs
confeccionadas pelas crianças. Esta
dança ocorrerá da seguinte forma: em duplas, as crianças devem dançar, com as
mãos para trás e a
maçã apoiada em suas cabeças.
Recursos
Figura de maçã, tesoura, sulfite, cola, rádio,
maçãs confeccionadas pelas crianças, figuras de animais.
Avaliação
Verificar quais crianças já
conseguem encaixar as partes da figura da maçã para formar a figura inteira. Observar
a participação e
habilidades durante a dança da
maçã.
|
09:30
|
Atividade recreativa: Serão colocadas sobre uma mesa
várias figuras de animais e no rádio será colocado o som das figuras dos
mesmos.
Em seguida, uma crianças de cada
vez irá ouvir o som e pegará do chão a figura do animal correspondente,
dizendo seu nome.
|
10:00
|
Atividade externa: brincadeira de bola no gramado
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Hora do conto,
descanso.
|
02/05/14
|
Sexta-feira: Literatura Infantil: O Bicho da Maçã
e provar alimentos vermelhos.
|
07:30
|
Recepção com sucatas.
|
08:00
|
Aquece Geral.
Café da manhã
|
08:30
|
Roda da oralidade, calendário,
tempo, chamada com os crachás:
Pulando amarelinha: os nomes devem ser colocados no
céu, pegar o nome e colocar no cartaz de pregas.
Contagem dos presentes e
ausentes, músicas da rotina.
|
09:00
|
Atividade pedagógica
Conteúdos
·
Literatura
·
Contação de
histórias
·
Classificação
·
Cores
·
Órgãos do sentido
Eixos
·
Natureza e Sociedade
·
Música
·
Movimento
·
Matemática
·
Linguagem oral e escrita
Objetivos
·
Valorizar a leitura
como fonte de prazer e entretenimento.
·
Manipular e
explorar os objetos e brinquedos, classificando, agrupando por cor.
·
Reconhecer e nomear
as cores.
·
Explorar os órgãos
dos sentidos.
Procedimentos
·
Contação de histórias: O bicho da maçã de
Ziraldo.
·
Em roda de conversa, explorar, de forma oral, a
compreensão das crianças sobre a história trabalhada.
·
Abordar a cor vermelha observando elementos em nossa
sala de aula que possuem esta cor. Classificar separando papéis nesta cor dos
demais.
·
Provar alimentos da cor vermelha: maçã, tomate,
gelatina, melancia e o outros que houver possibilidade.
Recursos
Alimentos vermelhos, papéis coloridos, Livro “o
Bicho da Maçã”.
Avaliação
Verificar participação nas atividades propostas.
Observar quais crianças conseguem agrupar papéis por cor.
|
09:30
|
Atividade recreativa: Fique atento ao comando - utilizando
um pandeiro será explicado para a turma que toda vez que a professora tocar
o pandeiro, todos irão fazer um
movimento como dar um pulo, abraçar um colega, jogar um beijinho, dar um
passo para a frente, bater
palmas, imitar um cachorro, um
gato e assim por diante.
|
10:00
|
Atividade: Brincadeiras
simbólicas com brinquedos.
|
10:30
|
Almoço, higiene bucal.
|
11:15
|
Hora do conto,
descanso.
|
DESENVOLVIMENTO DE 28/04 À 02/05 TURMA: EI 4A PROFESSORAS: RELLENA E LILIAN
ÁREAS DO CONHECIMENTO
|
SEGUNDA – 28/04
|
TERÇA – 29/04
|
QUARTA – 30/04
|
QUINTA – 01/05
|
SEXTA – 02/05
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
Nome: Dança da
cadeira: realiza-se a brincadeira normalmente, mas cada um que ficar sem
cadeira, sai e coloca o seu crachá no cartaz.
|
Nome: Elefante
colorido
Livros: leitura
espontânea individual
|
Nome: Corrida
|
|
Nome: Pulando
amarelinha:
|
MATEMÁTICA
|
Quantidade: contagem dos alunos presentes, número de meninos e meninas.
Calendário.
|
Quantidade: contagem dos alunos presentes, número de meninos e meninas.
Calendário.
|
Quantidade: contagem dos alunos presentes, número de meninos e meninas.
Calendário.
|
|
Quantidade: contagem dos alunos presentes, número de meninos e meninas.
Calendário.
|
ARTE
|
----------------------------------
|
----------------------------------
|
Desenho
livre com lápis de cor
|
|
|
VÍDEO
|
----------------------------------
|
----------------------------------
|
|
|
|
HORA DO CONTO
|
Pinóquio
|
A
cigarra e a formiga
|
Dora,
a aventureira
|
|
Rapunzel
|
MÚSICA
|
Brincando com instrumentos: as
professoras irão mostrar alguns instrumentos musicais, perguntando qual o seu
nome e mostrando o som que ele produz. Em seguida, a professora irá se
esconder atrás de uma cortina e fará novamente o som dos instrumentos
questionando a turma sobre o som que estão ouvindo e o seu respectivo
instrumento musical.
|
-----------------------------------
|
Som: Serão
colocados sobre uma mesa várias figuras de animais e no rádio será colocado o
som das figuras dos mesmos. Em seguida, uma criança de cada vez irá ouvir o
som e pegará no chão a figura do animal correspondente, dizendo o seu nome.
|
|
Som: Fique
atento ao comando: Utilizando um tambor será explicado para a turma que toda
vez que a professora tocar no tambor, todos irão fazer um movimento como dar
um pulo, abraçar um colega, jogar um beijinho, dar um passo para frente,
bater palmas, imitar um cachorro, um gato e assim por diante.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
Higiene: lavar as
mãos, escovar os dentes.
Brincadeiras
simbólicas com sucatas.
|
Higiene: lavar as
mãos, escovar os dentes.
|
Higiene: lavar as
mãos, escovar os dentes.
|
|
Higiene: lavar as
mãos, escovar os dentes.
Brincadeiras
simbólicas com brinquedos.
|
MOTRICIDADE FINA
|
-----------------------------------
|
Jogos
com regras: jogo da memória
|
|
|
|
MOTRICIDADE AMPLA
|
Brincar
no parque utilizando-se da gangorra, balanço, escorregador e roda-roda.
|
Brincadeiras
de bola no gramado.
|
Brincar
no parque utilizando-se da gangorra, balanço, escorregador e roda-roda.
|
|
Aquece
geral.
|
CULINÁRIA
|
----------------------------------
|
-----------------------------------
|
|
|
|
Comentários
Postar um comentário