PLANOS DE AULA - FRUTAS, DENGUE

17/03/14

Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.

Conteúdos
·         Representação por meio de modelagem;
·         Modelagem
·         Contato com plantas e animais: diferenciação e preservação.
·         Cores
·                    Quantidade

Eixos
Natureza e sociedade
Artes visuais
Matemática

Objetivos
·         Produzir representações gráficas utilizando variadas técnicas e materiais.
·         Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
·         Manipular e explorar os objetos, classificando, agrupando por cor, formas,
·         Desenvolver noção de quantidade;

Procedimentos
·          As crianças confeccionarão maças, bananas, peras e uvas com crepom da cor correspondente e, conforme a solicitação das professoras, deverão colocar a quantidade solicitada no copinho.

Avaliação
Observar o interesse e a participação na confecção das frutas de crepom e a compreensão de quantidade.

Recursos
Papel crepom e copinhos descartáveis.







18/03/14

Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.

Conteúdos
·         Contato com plantas e animais: diferenciação e preservação.
·         Representação por meio de desenho
·         Alimentação
·         Órgãos do sentido

Eixos
·         Natureza e sociedade
·         Artes visuais

Objetivos
·         Produzir representações gráficas utilizando variadas técnicas e materiais.
·         Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
·         Explorar os órgãos dos sentidos;
·         Reconhecer a importância da alimentação;

Procedimentos
Experimentar diversas frutas, observando as diferenças de sabores  e texturas. Escolher a sua fruta preferida e desenhá-la.

Avaliação
Observar as reações em relação as frutas ofertadas e se os desenhos de frutas preferidas são condizentes.

Recursos
Frutas, papel, lápis de cor.











19/03/14

Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.

Conteúdos
·         Apreciação musical
·         Expressão oral (pronúncias e relatos de acontecimentos).
Eixos
·         Natureza e sociedade
·         Linguagem oral e escrita
·         Artes visuais
·         Música

Objetivo
·         Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
·         Expressar-se verbalmente nas diversas situações fazendo-se entender;
·         Falar com clareza;
·         Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou em pequenos grupos;
·         Relatar suas experiências;
·         Elaborar questionamentos de acordo com os diferentes momentos e contextos;
·         Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade;
·         Ouvir músicas com atenção em ritmos variados;

Procedimentos
            Assistir ao vídeo germinação. Observar as sementes de alpiste plantadas pelas crianças em 11 de março, em roda de conversa ouvir as impressões que as crianças adquiriram em relação ao processo de germinação e depois desenhar o que viram.

Recursos
Vídeo, TV, papel sulfite e lápis de cor.

Avaliação
Observar o interesse, participação e as compreensões apresentadas pelas crianças a partir dos desenhos realizados.

25/03/14

Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.

Conteúdos
·         Contato com plantas e animais: diferenciação e preservação.
·         Alimentação dos animais.

Eixos
Natureza e sociedade

Objetivos
·         Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
·         Ter contato com animais e plantas;
·         Observar quais os animais que se alimentam de frutas.

Procedimentos
Conversaremos com as crianças sobre a alimentação dos animais e perguntaremos quais os animais que comem frutas. Enviaremos para casa uma pesquisa para a família fazer junto com a criança, onde deverão procurar animais que consomem frutas e desenhá-los. Faremos uma exposição dos desenhos para apreciação e votação do desenho que mais gostaram.

Avaliação
          Participar da conversa sobre a alimentação dos animais e pesquisar com a família fazendo o desenho.

Recursos
Papel sulfite, lápis e lápis de cor.




















26/03/14

Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.

Conteúdos
·         Representação por meio de modelagem;
·         Modelagem
·         Contato com plantas e animais: diferenciação e preservação.
·         Cores
·         Quantidade

Eixos
Natureza e sociedade
Artes visuais
Matemática

Objetivos
·         Produzir representações gráficas utilizando variadas técnicas e materiais.
·         Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
·         Manipular e explorar os objetos, classificando, agrupando por cor, formas,
·         Desenvolver noção de quantidade;

Procedimentos
·          As crianças confeccionarão maças, bananas, peras e uvas com crepom da cor correspondente e, conforme a solicitação das professoras, deverão colocar a quantidade solicitada no copinho.

Avaliação
Observar o interesse e a participação na confecção das frutas de crepom e a compreensão de quantidade.

Recursos
Papel crepom e copinhos descartáveis.
















27/03/14

Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.

Conteúdos
·         Preensão
·         Movimento
·         Equilíbrio
·         Locomoção
·         Manipulação de objetos
·         Encaixe e desencaixe
·         Classificação e seriação
·         Contagem
·         Quantidade

Eixos
Movimento
Matemática

Objetivos
•   Produzir e observar movimento nos objetos – empurrar, arremessar, rolar, balançar, empilhar, etc.
•   Explorar as possibilidades para se locomover pelo espaço: andar, correr, pular, saltar, rastejar e etc.
•   Utilizar o movimento de preensão, encaixe, lançamento.
•   Manipular e explorar os objetos e brinquedos, classificando, agrupando por cor, formas, critérios estipulados pelos alunos envolvidos na atividade.
•   Comparar objetos por tamanho, peso, altura, quantidade – mais, menos...

Procedimentos
          Serão feitas brincadeiras variadas de arremessar, classificar e contar as frutas, corrida com uma fruta na colher e atividades onde possamos explorar várias possibilidades possíveis com as frutas. Brincadeiras com rótulos de embalagens que contenham frutas em sua composição.

Avaliação
Participação nas brincadeiras e envolvimento nas atividades diversas.

Recursos
Frutas, figuras de frutas, rótulos de embalagens, colheres.











28/03/14

Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.

Conteúdos
·         Comunicação
·         Oralidade
·         Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
·         Argumentação
·         Perguntas e respostas.
·         Concentração
·         Socialização
·         Autonomia

Eixos
Linguagem Oral e escrita
Natureza e sociedade

Objetivos
·         Expressar-se verbalmente nas diversas situações fazendo-se entender;
·         Falar com clareza;
·         Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou em pequenos grupos
·         Relatar suas experiências;
·         Elaborar questionamentos de acordo com os diferentes momentos e contextos.
·         Compartilhar objetos e ou outros pertences com os amigos;
·         Participar das atividades/ concentrar-se/ manifestar preferência;
·         Interagir com crianças e adultos;
·         Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
·         Demonstrar curiosidade sobre o mundo social, questionando, dando sugestões e soluções.

Procedimentos
      Vários objetos serão colocados dentro de uma caixa, chamada “caixa da novidade”, e um a um observaremos suas características, utilidades, conhecimentos que as crianças possuam e interesses. Após registraremos o interesse de cada uma das crianças sobre os objetos apresentados.

Recursos
     
Avaliação
Observar a interação das crianças com os objetos apresentados, se eles demostram curiosidade, interesse, expressam-se verbalmente expondo suas opiniões e conhecimentos. E fazer um levantamento das preferências.


31/03/14
Segunda-feira - Releitura da obra de Romero Brito
07:30
Recepção com brinquedos de mesa
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo,  chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes,  músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·         Colagem
·         Produção de marcas Gráficas
·         Representação por meio de desenho, pintura, modelagem...;
·         Pintura
·         Desenho
·         Exploração de materiais e técnicas artísticas

Eixos

·         Artes visuais

Objetivos
·         Manusear, tinta, massinha e outros materiais com diferentes texturas, consistências e temperaturas;
·         Explorar diferentes técnicas e possibilidades de suporte.
·         Produzir representações gráficas utilizando variadas técnicas e materiais.
·         Conhecer diversas produções artísticas, como desenho, pinturas, fotografias, colagens, ilustrações, modelagens, etc.
·         Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade.
·         Conhecer artistas plásticos.
·         Apreciar obras de arte.

Procedimentos

     Conversaremos com as crianças mostrando uma obra feita por Romero Britto onde ele pintou várias frutas. Depois elas deverão fazer uma releitura utilizando várias técnicas artísticas como pintura, colagem, carimbo e perfuração. Depois montaremos uma exposição com os trabalhos feitos convidando as outras salas para apreciação.

Recursos

      Papel couchê, tinta guache, pincel, potes de iogurte e leite fermentado, espuma, papel laminado, papel cartão, kraft.

Avaliação
     Avaliaremos através da participação e atenção na confecção da
     atividade, utilizando as técnicas mostradas.

09:30
Atividade recreativa:TV
10:00
Atividade externa: pátio
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso




01/04/14
Terça-feira - Confecção do convite e texto coletivo
07:30
Recepção com livros
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo,  chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes,  músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos

Eixos
Artes visuais

Objetivos
Colagem

Procedimentos
Colagem com sementes
    
Recursos

     

Avaliação
    
09:30
Atividade recreativa: sucata
10:00
Atividade externa: parque
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso


























02/04/14
Quarta-feira - Exposição dos trabalhos
07:30
Recepção com sucata
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo,  chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes,  músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica
Conteúdos
·         Representação por meio de desenho, pintura, modelagem;
·         Pintura
·         Desenho
·         Exploração de materiais e técnicas artísticas
·         Exposição de obras de arte
·         Comunicação
·         Oralidade
·         Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos)
·         Socialização

Eixos
·         Artes visuais
·         Natureza e Sociedade
·         Linguagem oral e escrita

Objetivos
·         Explorar diferentes técnicas e possibilidades de suporte.
·         Produzir representações gráficas utilizando variadas técnicas e materiais.
·         Conhecer diversas produções artísticas, como desenho, pinturas, fotografias, colagens, ilustrações, modelagens, etc.
·         Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade.
·         Conhecer artistas plásticos.
·         Apreciar obras de arte.
·         Expressar-se verbalmente nas diversas situações fazendo-se entender;
·         Falar com clareza;
·         Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou em pequenos grupos
·         Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

Procedimentos
     Convidaremos os alunos das outras turmas do CMEI para participarem da exposição da releitura da obra de Romero Brito, onde as crianças poderão falar sobre o que fizeram para compor o seu trabalho.

Recursos
      Trabalhos prontos.

Avaliação
     Avaliaremos através da participação no momento da exposição dos trabalhos.
09:30
Atividade recreativa: brinquedo
10:00
Atividade externa: parque
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso
03/04/14
Quinta-feira - Música Meu Limão, Meu Limoeiro
07:30
Recepção com peças de montar
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo,  chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes,  músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·         Órgãos do sentido
·         Alimentação
·         Expressão Corporal
·         Brincadeiras cantadas
·         Sons diversos
·         Cores
·         Formas geométricas
·         Noções de medida

Eixos

·         Matemática
·         Música
·         Natureza e Sociedade

Objetivos
·         Explorar os órgãos dos sentidos;
·         Reconhecer a importância da alimentação;
·         Acompanhar a música cantando e improvisando;
·         Participar das brincadeiras cantadas;
·         Reproduzir gestos/ movimentar o corpo balançando;
·         Reconhecer e nomear as cores;
·         Reconhecer e nomear formas geométricas;
·         Desenvolver noção de quantidade.

Procedimentos

Cantaremos com as crianças a música “Meu limão, meu limoeiro”, fazendo gestos e dançando. Depois mostraremos às crianças um limão, dando a elas para que toquem, sintam seu cheiro, sua textura ,sabor e observem sua cor (amarelo e verde) e forma (círculo). Faremos com elas uma limonada, mostrando a quantidade de ingredientes e o modo de fazer, observando para que serve uma receita culinária, escrevendo-a em uma cartolina. Depois de pronta, as crianças poderão experimentar.

Recursos
Limões, cartolina, água, açúcar.
Avaliação
Avaliaremos através da participação e interesse na atividade.

09:30
Atividade recreativa: massinha de modelar
10:00
Atividade externa: pátio
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso



04/04/14
Sexta-feira - Poema “Baile das frutas”
07:30
Recepção com massinha de modelar
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·         Colagem
·         Produção de marcas gráficas
·         Exploração de materiais e técnicas artísticas
·         Gêneros orais e escritos
·         Literatura
·         Valorização da leitura


Eixos

·         Artes visuais
·         Linguagem oral e escrita
·          

Objetivos
·         Participar das situações de leitura;
·         Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
·         Explorar diferentes técnicas e possibilidades de suporte;
·         Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade.

Procedimentos
Leremos para as crianças o poema “Baile das frutas” e depois chamaremos uma a uma para que colem no cartaz, com o poema, as frutas nos lugares correspondentes. Após o término elas tentarão fazer a leitura do mesmo através das ilustrações.

Recursos
Cartolina, canetinhas, figuras de frutas.

Avaliação
As crianças deverão mostrar interesse em participar da atividade e fazer a tentativa de leitura do poema.
    
09:30
Atividade recreativa: brinquedo
10:00
Atividade externa: parque
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso


07/04/14
Segunda-feira – Vídeo “O desejo de banana do Botas”
07:30
Recepção com brinquedos de mesa
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo,  chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes,  músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·       Oralidade
·       Apreciação de histórias
·       Concentração
·       Representação por meio de desenho
·       Sequência temporal

Eixos
·       Linguagem oral e escrita
·       Natureza e sociedade
·       Matemática
·       Artes

Objetivos
·       Expressar-se verbalmente nas diversas situações fazendo-se entender; Falar com clareza;
·       Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou em pequenos grupos;
·       Relatar suas experiências;
·       Ampliar seu vocabulário;
·       Desenvolver noção de tempo através de atividades como roda da oralidade;
·       Participar das atividades/ concentrar-se/ manifestar preferência;
·       Produzir representações gráficas utilizando variadas técnicas e materiais.

Procedimentos
Assistir o vídeo da “Dora a Aventureira” episódio “O desejo de
banana do Botas” e roda de conversa sobre a história e
representa-la através do desenho. 

Recursos
TV e DVD, sulfite e lápis de cor.

Avaliação
Observar a participação e se a representação gráfica está
condizente com o enredo da história.
    
09:30
Atividade recreativa: vídeo
10:00
Atividade externa: brinquedos
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso

08/04/14
Terça-feira – Montagem do cenário
07:30
Recepção com sucatas
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo,  chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes,  músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·       Oralidade
·       Apreciação de histórias
·       Concentração
·       Representação por meio de pintura
·       Sequência temporal

Eixos
·       Linguagem oral e escrita
·       Natureza e sociedade
·       Matemática
·       Artes

Objetivos
·       Expressar-se verbalmente nas diversas situações fazendo-se entender;
·       Falar com clareza;
·       Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou em pequenos grupos
·       Relatar suas experiências;
·       Ampliar seu vocabulário;
·       Desenvolver noção de tempo através de atividades como roda da oralidade;   
·       Participar das atividades/ concentrar-se/ manifestar preferência;     
·       Produzir representações gráficas utilizando variadas técnicas e materiais.

Procedimentos
Confecção do cenário do filme “O desejo de
banana do Botas”, composto de uma máquina de desejos, a ponte, o rio e a oficina do Vovô.

Recursos
Kraft, tinta guache e canetinhas.

Avaliação
Observar a participação e se a representação gráfica está
condizente com o enredo da história.
    
09:30
Atividade recreativa: livros
10:00
Atividade externa: parque
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso
09/04/14
Quarta-feira - Montagem do cenário
07:30
Recepção com brinquedos de mesa
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo,  chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes,  músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·       Oralidade
·       Apreciação de histórias
·       Concentração
·       Representação por meio de pintura
·       Sequência temporal

Eixos
·       Linguagem oral e escrita
·       Natureza e sociedade
·       Matemática
·       Artes

Objetivos
·       Expressar-se verbalmente nas diversas situações fazendo-se entender;
·       Falar com clareza;
·       Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou em pequenos grupos
·       Relatar suas experiências;
·       Ampliar seu vocabulário;
·       Desenvolver noção de tempo através de atividades como roda da oralidade;   
·       Participar das atividades/ concentrar-se/ manifestar preferência;     
·       Produzir representações gráficas utilizando variadas técnicas e materiais.

Procedimentos
Confecção do cenário do filme “O desejo de
banana do Botas”, composto de uma máquina de desejos, a ponte, o rio e a oficina do Vovô.

Recursos
Kraft, tinta guache e canetinhas.

Avaliação
Observar a participação e se a representação gráfica está
condizente com o enredo da história.
    
09:30
Atividade recreativa: sucata
10:00
Atividade externa: parque
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso

10/04/14
Quinta-feira – Circuito motor
07:30
Recepção com livros
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo,  chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes,  músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·       Oralidade
·       Apreciação de histórias
·       Concentração
·       Representação por meio de pintura
·       Sequência temporal
·       Movimento
·       Equilíbrio
·       Locomoção
·       Dramatização
·       Coordenação Motora Ampla.

Eixos
·       Linguagem oral e escrita
·       Natureza e sociedade
·       Matemática
·       Movimento

Objetivos
·       Expressar-se verbalmente nas diversas situações fazendo-se entender;
·       Falar com clareza;
·       Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou em pequenos grupos;
·       Relatar suas experiências;
·       Ampliar seu vocabulário;
·       Desenvolver noção de tempo através de atividades como roda da oralidade;
·       Participar das atividades/ concentrar-se/ manifestar preferência;
·       Produzir representações gráficas utilizando variadas técnicas e materiais.
·       Equilibrar-se ao se locomover;
·       Explorar as possibilidades para se locomover pelo espaço: andar, correr, pular, saltar, rastejar e etc.

Procedimentos
Assim como no filme, as crianças deverão pressionar o botão da máquina de desejos e receberão bananas, devem seguir por um caminho até a ponte do duende, onde responderão a uma charada envolvendo frutas, após responder a pergunta poderão atravessar a ponte. Pelo caminho encontrarão tartarugas famintas que devem alimentá-las com as bananas. Seguindo em frente chegarão ao rio no qual usarão o banana barco para atravessá-lo e deverão encher o tanque de combustível do barco contando 5 bananas. O barco atravessa o rio e as crianças deverão dizer qual a cor correta do caminho para seguir até a oficina do vovô.

Recursos
Kraft, tinta guache e canetinhas.

Avaliação
Observar a participação e envolvimento no circuito motor.
09:30
Atividade recreativa: sucata
10:00
Atividade externa: parque
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso


11/04/14
Sexta-feira – Jogo da memória das frutas
07:30
Recepção com sucatas
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo,  chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes,  músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·       Igualdade e diferença
·       Concentração

Eixos
·       Natureza e sociedade
·       Matemática

Objetivos
·       Participar das atividades concentrando-se;
·       Agrupar as figuras de acordo com as características que elas têm em comum;
·       Identificar igualdade e diferença nas figuras utilizadas.

Procedimentos
Jogo da memória com frutas (coletivo).
Recursos
Jogo da memória de frutas.

Avaliação
Observar a concentração e atenção no momento do jogo da
memória.

09:30
Atividade recreativa: brinquedos
10:00
Atividade externa: parque
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso
  
14/04/14
Segunda-feira – história da Branca de Neve
07:30
Recepção com jogos de encaixe
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·       Apreciação de histórias
·       Sequencia temporal
·       Alimentação
·       Representação por meio de desenho
·       Concentração

Eixos
·       Natureza e sociedade
·       Matemática
·       Artes visuais
·       Linguagem oral e escrita

Objetivos
·     Participar das situações de leitura;
·     Apreciar e ter atenção nos momentos de leitura e contação de histórias.
·     Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
·     Desenvolver noção de tempo através de atividades como roda da oralidade.
·     Participar das atividades/ concentrar-se.
·     Despertar noções básicas de higiene e cuidados com o corpo.
·     Reconhecer a importância da alimentação;

Procedimentos
Contação da história da Branca de Neve com a utilização de livros
e apresentação do trecho do filme que aborda a entrega da maçã envenenada pela bruxa para a Branca de Neve. Debate sobre as percepções que as crianças tiveram da história e representação gráfica por meio de desenho com giz de cera.

Recursos
Livro e DVD da história da Branca de Neve.

Avaliação
Observar a concentração e atenção no momento da história. Se a representação gráfica condiz com a história contada.
  
09:30
Atividade recreativa: brinquedos
10:00
Atividade externa: parque
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso
15/04/14
Terça-feira – adivinhas, modelagem da maçã
07:30
Recepção com brinquedos de mesa
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes,  músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·       Apreciação de histórias
·         Reprodução oral de jogos verbais: adivinhas
·       Alimentação
·       Representação por meio modelagem e pintura

Eixos
·       Natureza e sociedade
·       Artes visuais
·       Linguagem oral e escrita


Objetivos
·       Participar das situações de leitura;
·         Participar de jogos verbais: adivinhas;
·       Apreciar e ter atenção nos momentos de leitura e contação de histórias.
·       Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
·       Despertar noções básicas de higiene e cuidados com o corpo.
·       Reconhecer a importância da alimentação;
·         Produzir representações gráficas utilizando variadas técnicas e materiais.

Procedimentos
Em roda de conversa relembraremos a história da Branca de Neve
e proporemos adivinhas que remetam a maçã. Assim que as crianças acertarem, realizaremos a confecção de maçã usando folhas de revistas amassando-as em formato de maçã e as pintaremos com tinta guache vermelha.

Recursos
Revistas, cola, fita adesiva, tinta guache e pincéis.

Avaliação
Observar a participação na confecção da maçã e no momento da adivinha.

09:30
Atividade recreativa: sucata
10:00
Atividade externa: parque
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso


16/04/14
Quarta-feira – escrita da receita da maçã com chocolate
07:30
Recepção com jogos de encaixe
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·       Apreciação de histórias
·       Alimentação
·       Noções de medida
·       Quantidade
·       Culinária

Eixos
·       Linguagem oral e escrita
·       Natureza e sociedade
·       Matemática

Objetivos
·        Participar das situações de leitura;
·        Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
·        Despertar noções básicas de higiene e cuidados com o corpo.
·        Reconhecer a importância da alimentação;
·         Desenvolver noção de quantidade;
·         Utilizar a culinária como forma de compreensão de medidas de massa, de volume e de capacidades.


Procedimentos
Em roda de conversa, descobriremos quais as crianças que gostam de maçã. E proporemos a realização de uma experiência na qual misturaremos maçã e chocolate (relembrando a páscoa) escreveremos a receita de forma coletiva, para realizarmos a culinária na sexta-feira.

Recursos
Cartolina e canetinhas.

Avaliação
Observar a participação na formulação de hipóteses para a confecção da receita culinária.
  
09:30
Atividade recreativa: brinquedos
10:00
Atividade externa: parque
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso




17/04/14
Quinta-feira –receita da maçã com chocolate
07:30
Recepção com brinquedos de mesa.
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·       Apreciação de histórias
·       Alimentação
·       Noções de medida
·       Quantidade
·       Culinária

Eixos
·       Linguagem oral e escrita
·       Natureza e sociedade
·       Matemática

Objetivos
·        Participar das situações de leitura;
·        Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
·        Despertar noções básicas de higiene e cuidados com o corpo.
·        Reconhecer a importância da alimentação;
·         Desenvolver noção de quantidade;
·         Utilizar a culinária como forma de compreensão de medidas de massa, de volume e de capacidades.

Procedimentos
Em sala ou no refeitório faremos a leitura da receita culinária construída na aula anterior, relembrando os ingredientes a serem usados e os passos para a realização da receita. Depois derreteremos o chocolate no microondas e cada criança passará a sua maçã pelo chocolate e jogará confeitos coloridos por cima.

Recursos
Cartaz com a receita, maçãs, chocolate em barra, confeitos coloridos, forno microondas, palitos de picolé.

Avaliação
Observar a participação no momento da culinária.
  
09:30
Atividade recreativa: brinquedos
10:00
Atividade externa: parque
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso



22/04/14
Segunda-feira: características do mosquito, música e vídeo.
07:30
Recepção com brinquedos de mesa.
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·         Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
·       Apreciação musical
·         Cuidados com o ambiente em que vive.
·       Dengue: características do mosquito
·       Cores: branco e preto

Eixos
·       Natureza e Sociedade
·       Música
·       Linguagem oral e escrita

Objetivos
·        Participar de momentos de conversa coletiva;
·        Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
·        Ouvir e Interpretar músicas que falem sobre a Dengue;
·         Identificar o mosquito transmissor da Dengue, Aedes aegypti;
·         Reconhecer e nomear as cores do mosquito.

Procedimentos
Em roda de conversa apresentaremos às crianças o mosquito da Dengue conversando com eles sobre o problema que temos na nossa comunidade: lixo jogado em todo lugar acumulando água e reproduzindo o mosquito da dengue. Depois eles ouvirão a paródia “Era uma casa” para cantarem e aprenderem. Em seguida receberão massinha de modelar para fazerem o mosquito. Finalizaremos com o vídeo “Aranha Popô contra a Dengue”.

Recursos
Vídeo, cd, computador, sucata, água, mosquito grande de papel, massinha de modelar.

Avaliação
Observar a participação na roda de conversa, verificando o que
cada criança já sabe sobre a dengue, como evitar a proliferação
do mosquito e se sabe identificar o mosquito falando as suas
características. 

09:30
Atividade recreativa
10:00
Atividade externa
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso
23/04/14
Terça-feira: sintomas da dengue, música e vídeo.
07:30
Recepção com sucatas.
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·         Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
·       Apreciação musical
·         Cuidados com o ambiente em que vive.
·       Dengue: sintomas

Eixos
·       Natureza e Sociedade
·       Música
·       Linguagem oral e escrita

Objetivos
·        Participar de momentos de conversa coletiva;
·        Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
·        Ouvir e Interpretar músicas que falem sobre a Dengue;
·         Identificar o mosquito transmissor da Dengue, Aedes aegypti;
·         Reconhecer os sintomas do dengue.

Procedimentos
Em roda de conversa relembraremos as crianças sobre o mosquito da Dengue conversando com eles sobre o problema que temos na nossa comunidade: lixo jogado em todo lugar acumulando água e reproduzindo o mosquito. Depois eles cantarão a paródia “Era uma casa”. Em seguida utilizando uma boneca mostraremos os sintomas da Dengue, usando para isso também um cartaz. Ainda deverão fazer a representação gráfica do mosquito. Finalizaremos com o vídeo “Aranha Popô contra a Dengue” e “Xô, xô, Dengue”.

Recursos
Vídeo, cd, computador, papel, lápis de cor, mosquito grande de papel, cartolina.

Avaliação
Observar a participação na roda de conversa, verificando o que
cada criança sabe sobre como evitar a proliferação do
mosquito, se sabe identificá-lo, fala as suas características, e
nomeia os sintomas.   
09:30
Atividade recreativa
10:00
Atividade externa
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso
24/04/14
Quinta-feira: maquete dos erros
07:30
Recepção com jogos de encaixe.
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·         Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
·       Apreciação musical
·         Cuidados com o ambiente em que vive
·       Dengue: formas de prevenção
·       Preservação do meio ambiente

Eixos
·       Natureza e Sociedade
·       Música
·       Linguagem oral e escrita

Objetivos
·        Participar de momentos de conversa coletiva;
·        Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
·         Desenvolver noções sobre a preservação do meio ambiente;
·        Ouvir e Interpretar músicas que falem sobre a Dengue;
·         Identificar o mosquito transmissor da Dengue, Aedes aegypti;
·         Identificar os causadores da proliferação do mosquito.

Procedimentos
Em roda de conversa falaremos sobre o mosquito da Dengue conversando com eles sobre o problema que temos na nossa comunidade: lixo jogado em todo lugar acumulando água e reproduzindo o mosquito. Mostraremos uma maquete que reproduz um lugar onde está tudo errado. As crianças deverão indicar o que está errado e arrumar. Depois elas cantarão a paródia “Era uma casa”. Finalizaremos com os vídeos “Aranha Popô contra a Dengue” e “Xô, xô, Dengue”.

Recursos
Vídeo, cd, computador, sucata, água, mosquito grande de papel, maquete, lixo.

Avaliação
Verificar se as crianças já sabem como evitar a proliferação
do mosquito .
09:30
Atividade recreativa
10:00
Atividade externa
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso

25/04/14
Sexta-feira: cartaz coletivo.
07:30
Recepção com livros.
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás, contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·         Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
·       Apreciação musical
·         Cuidados com o ambiente em que vive
·       Dengue: como evitar, ciclo reprodutivo

Eixos
·       Natureza e Sociedade
·       Música
·       Linguagem oral e escrita

Objetivos
·        Participar de momentos de conversa coletiva;
·        Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
·        Ouvir e Interpretar músicas que falem sobre a Dengue;
·         Identificar o mosquito transmissor da Dengue, Aedes aegypti;
·         Reconhecer os sintomas do dengue;
·         Identificar as formas de proliferação do mosquito.

Procedimentos
Em roda de conversa relembraremos as crianças sobre o mosquito
da Dengue conversando com eles sobre como acontece seu
ciclo reprodutivo, o problema que temos na nossa comunidade: lixo jogado em todo lugar acumulando água e reproduzindo o mosquito da dengue. Depois eles cantarão a paródia “Era uma casa”. Em seguida faremos um cartaz coletivo com ilustrações trazidas de casa, com os locais e recipientes que podem acumular água e reproduzir o mosquito. Finalizaremos com o vídeo “Aranha Popô contra a Dengue” e “Xô, xô, Dengue”.

Recursos
Vídeo, cd, computador, mosquito grande de papel, cartolina, ilustrações, cola.

Avaliação
Observar na roda de conversa o que cada criança sabe sobre
como evitar a proliferação do mosquito e como acontece seu
ciclo reprodutivo.
09:30
Atividade recreativa
10:00
Atividade externa
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Descanso


28/04/14
Segunda-feira: palestra sobre a dengue
07:30
Recepção: sucatas.
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás:
 contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·         Expressão oral
·         Cuidados com o ambiente em que vive.
·        Dengue: características do mosquito, ciclo de reprodução, formas de contágio, sintomas da doença, formas de prevenção, etc.

Eixos
·        Natureza e Sociedade
·        Linguagem oral e escrita

Objetivos
·        Participar de momentos de conversa coletiva;
·        Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
·         Identificar o mosquito transmissor da Dengue, Aedes aegypti;
·         Reconhecer e nomear as cores do mosquito;
·         Identificar os causadores da proliferação do mosquito;
·         Reconhecer os sintomas do dengue.

Procedimentos
Participaremos com as crianças da palestra sobre a Dengue.

Recursos
Maquete, palestrante.

Avaliação
Observar a participação das crianças na conversa com o palestrante mostrando os conhecimentos que já possuem e colocando as dúvidas que ainda têm, demostrando curiosidade em aprender mais sobre o assunto. 

09:30
Atividade recreativa: música (brincando com instrumentos)
10:00
Atividade externa: parque
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Hora do conto, descanso






29/04/14
Terça-feira: arremesso da maçã
07:30
Recepção: livros
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás:
Elefante colorido: a professora diz o nome de uma cor, quem tiver algo da cor, pega o nome e coloca no cartaz.
Contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·        Coordenação viso-motora ampla e fina
·        Contagem
·        Quantidade

Eixos
·        Movimento
·        Matemática

Objetivos
·        Produzir movimento nos objetos – arremessar;
·        Utilizar o movimento de lançamento;
·        Desenvolver a coordenação viso-motora ampla e fina;
·        Usar a contagem oral nas diversas atividades;
·        Desenvolver noção de quantidade.

Procedimentos
Relembraremos a história da Branca de Neve, falando sobre a maçã que ela comeu. Depois proporemos um jogo em que as crianças
deverão arremessar na cesta a maçã que foi confeccionada por elas em uma aula anterior, assim que for feito o arremesso, ela deverá
contar quantas maçãs acertou dentro do cesto, pegar a quantidade correspondente de maçãs de EVA  e colá-la em uma tabela ao lado
do seu nome. Depois que todas as crianças realizarem a tarefa, observaremos qual delas acertou mais, a que acertou menos e fazer a
contagem de cada criança.

Recursos
Cartolina, maçãs de EVA, maças de papel, cesta.

Avaliação
Espera-se que as crianças consigam arremessar as maçãs na cesta, contem as maçãs que acertar no cesto, colem a quantidade correta
na tabela.

09:30
Atividade recreativa: jogo da memória das frutas
10:00
Atividade externa: brincar de bola no gramado
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Hora do conto, descanso.



30/04/14
Quarta-feira: Quebra-cabeça da maçã e dança da maçã.
07:30
Recepção com brinquedos de mesa.
08:00
Café da manhã
08:30
 Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás:
Corrida: os nomes devem ser deixados a certa distância, cada duas crianças deve sair de um local determinado, pegar o nome e colocar no crachá.
Contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica

Conteúdos
·         Equilíbrio
·         Coordenação Motora Ampla.
·         Acompanhamento de música com o próprio corpo
·         Expressão Corporal
·         Encaixe e desencaixe

Eixos
·        Movimento
·        Música
·        Matemática

Objetivos
·         Desenvolver a orientação espacial percebendo relações entre seu corpo e os objetos, seu corpo e as outras pessoas, seu corpo e os outros seres vivos.
·        Acompanhar a música cantando e improvisando
·         Encaixar peças para compor uma imagem – quebra-cabeças.

Procedimentos
Cada aluno receberá uma imagem de maçã que será recortada em quatro pedaços perante os olhares das crianças e será lançado o
desafio: montar a maçã novamente, colando-a em uma folha de sulfite. Após, realizaremos a dança da maçã utilizando as maçãs
confeccionadas pelas crianças. Esta dança ocorrerá da seguinte forma: em duplas, as crianças devem dançar, com as mãos para trás e a
maçã apoiada em suas cabeças.

Recursos
Figura de maçã, tesoura, sulfite, cola, rádio, maçãs confeccionadas pelas crianças,  figuras de animais.

Avaliação
Verificar quais crianças já conseguem encaixar as partes da figura da maçã para formar a figura inteira. Observar a participação e
habilidades durante a dança da maçã.

09:30
Atividade recreativa: Serão colocadas sobre uma mesa várias figuras de animais e no rádio será colocado o som das figuras dos mesmos.
Em seguida, uma crianças de cada vez irá ouvir o som e pegará do chão a figura do animal correspondente, dizendo seu  nome.
10:00
Atividade externa: brincadeira de bola no gramado
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Hora do conto, descanso.
02/05/14
Sexta-feira: Literatura Infantil: O Bicho da Maçã e provar alimentos vermelhos.
07:30
Recepção com sucatas.
08:00
Aquece Geral.
Café da manhã
08:30
Roda da oralidade, calendário, tempo, chamada com os crachás:
Pulando amarelinha: os nomes devem ser colocados no céu, pegar o nome e colocar no cartaz de pregas.
Contagem dos presentes e ausentes, músicas da rotina.
09:00
Atividade pedagógica
Conteúdos
·         Literatura
·         Contação de histórias
·         Classificação
·         Cores
·         Órgãos do sentido

Eixos
·        Natureza e Sociedade
·        Música
·        Movimento
·        Matemática
·        Linguagem oral e escrita

Objetivos
·         Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
·        Manipular e explorar os objetos e brinquedos, classificando, agrupando por cor.
·        Reconhecer e nomear as cores.
·        Explorar os órgãos dos sentidos.

Procedimentos
·        Contação de histórias: O bicho da maçã de Ziraldo.
·        Em roda de conversa, explorar, de forma oral, a compreensão das crianças sobre a história trabalhada.
·        Abordar a cor vermelha observando elementos em nossa sala de aula que possuem esta cor. Classificar separando papéis nesta cor dos demais.
·        Provar alimentos da cor vermelha: maçã, tomate, gelatina, melancia e o outros que houver possibilidade.

Recursos
Alimentos vermelhos, papéis coloridos, Livro “o Bicho da Maçã”.
Avaliação
Verificar participação nas atividades propostas. Observar quais crianças conseguem agrupar papéis por cor.
09:30
Atividade recreativa: Fique atento ao comando - utilizando um pandeiro será explicado para a turma que toda vez que a professora tocar
o pandeiro, todos irão fazer um movimento como dar um pulo, abraçar um colega, jogar um beijinho, dar um passo para a frente, bater
palmas, imitar um cachorro, um gato e assim por diante.
10:00
Atividade: Brincadeiras simbólicas com brinquedos.
10:30
Almoço, higiene bucal.
11:15
Hora do conto, descanso.

DESENVOLVIMENTO DE 28/04 À 02/05                        TURMA: EI 4A               PROFESSORAS: RELLENA E LILIAN

ÁREAS DO CONHECIMENTO
SEGUNDA – 28/04
TERÇA – 29/04
QUARTA – 30/04
QUINTA – 01/05
SEXTA – 02/05
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Nome: Dança da cadeira: realiza-se a brincadeira normalmente, mas cada um que ficar sem cadeira, sai e coloca o seu crachá no cartaz.
Nome: Elefante colorido
Livros: leitura espontânea individual
Nome: Corrida
Descrição: http://www.sindhoteisfoz.com.br/sindicato-foz/images/stories/feriado_2.png
Nome: Pulando amarelinha:
MATEMÁTICA
Quantidade: contagem dos alunos presentes, número de meninos e meninas. Calendário.
Quantidade: contagem dos alunos presentes, número de meninos e meninas. Calendário.
Quantidade: contagem dos alunos presentes, número de meninos e meninas. Calendário.

Quantidade: contagem dos alunos presentes, número de meninos e meninas. Calendário.
ARTE
----------------------------------
----------------------------------
Desenho livre com lápis de cor


VÍDEO
----------------------------------
----------------------------------



HORA DO CONTO
 Pinóquio
A cigarra e a formiga
Dora, a aventureira

Rapunzel
MÚSICA
Brincando com instrumentos: as professoras irão mostrar alguns instrumentos musicais, perguntando qual o seu nome e mostrando o som que ele produz. Em seguida, a professora irá se esconder atrás de uma cortina e fará novamente o som dos instrumentos questionando a turma sobre o som que estão ouvindo e o seu respectivo instrumento musical.
-----------------------------------
Som: Serão colocados sobre uma mesa várias figuras de animais e no rádio será colocado o som das figuras dos mesmos. Em seguida, uma criança de cada vez irá ouvir o som e pegará no chão a figura do animal correspondente, dizendo o seu nome.
Som: Fique atento ao comando: Utilizando um tambor será explicado para a turma que toda vez que a professora tocar no tambor, todos irão fazer um movimento como dar um pulo, abraçar um colega, jogar um beijinho, dar um passo para frente, bater palmas, imitar um cachorro, um gato e assim por diante.
NATUREZA E SOCIEDADE
Higiene: lavar as mãos, escovar os dentes.
Brincadeiras simbólicas com sucatas.
Higiene: lavar as mãos, escovar os dentes.

Higiene: lavar as mãos, escovar os dentes.


Higiene: lavar as mãos, escovar os dentes.
Brincadeiras simbólicas com brinquedos.
MOTRICIDADE FINA
-----------------------------------
Jogos com regras: jogo da memória



MOTRICIDADE AMPLA
Brincar no parque utilizando-se da gangorra, balanço, escorregador e roda-roda.
Brincadeiras de bola no gramado.
Brincar no parque utilizando-se da gangorra, balanço, escorregador e roda-roda.

Aquece geral.
CULINÁRIA
----------------------------------
-----------------------------------








Comentários