PLANO DE AULA - FRUTAS

10/03/14

Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.

Conteúdos
·         Contato com plantas e animais: diferenciação e preservação.
·         Expressão oral (pronúncias e relatos de acontecimentos).

Eixos
Natureza e sociedade
Linguagem oral e escrita

Objetivos
·                    Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
·                    Expressar-se verbalmente nas diversas situações fazendo-se entender;
·                    Falar com clareza;
·                    Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou em pequenos grupos;
·                    Relatar suas experiências;
·                    Elaborar questionamentos de acordo com os diferentes momentos e contextos.

Procedimentos
            Ler o texto que foi produzido na sexta-feira e retomar o índice,
confrontando as informações sobre ele. Montar em cartaz com as imagens trazidas de casa, conversando sobre os conhecimentos que as crianças já possuem, sobre as frutas apresentadas.

Recursos
Canetinhas, cola e kraft.

Avaliação
Observar a atenção, interesse e a participação na montagem do cartaz.


















11/03/14

Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.

Conteúdos
·         Contato com plantas e animais: diferenciação e preservação.
·         Expressão oral (pronúncias e relatos de acontecimentos).

Eixos
Natureza e sociedade
Linguagem oral e escrita

Objetivos
·                    Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
·                    Expressar-se verbalmente nas diversas situações fazendo-se entender;
·                    Falar com clareza;
·                    Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou em pequenos grupos;
·                    Relatar suas experiências;
·                    Elaborar questionamentos de acordo com os diferentes momentos e contextos.

Procedimentos
            Iniciaremos com o vídeo Doki descobre as frutas. Observar o cartaz que expõe partes da planta. Realização de experiência de germinação para que as crianças possam aprofundar seu conhecimento sobre o nascimento e crescimento das plantas.

Recursos
Vídeo, TV, alpiste, copinho descartável, água, terra ou pó de serra e cartaz com as partes das plantas.

Avaliação
Observar a atenção, interesse e a participação na experiência de germinação.


















12/03/14

Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.

Conteúdos
·         Contato com plantas e animais: diferenciação e preservação.
·         Expressão oral (pronúncias e relatos de acontecimentos).
·         Colagem
·         Apreciação musical
·         Classificação e seriação

Eixos
Natureza e sociedade
Linguagem oral e escrita
Artes visuais
Música
Matemática

Objetivos
·                    Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
·                    Expressar-se verbalmente nas diversas situações fazendo-se entender;
·                    Falar com clareza;
·                    Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou em pequenos grupos;
·                    Relatar suas experiências;
·                    Elaborar questionamentos de acordo com os diferentes momentos e contextos;
·                    Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade;
·                    Ouvir músicas com atenção em ritmos variados;
·                    Manipular e explorar os objetos, classificando e agrupando por cor.

Procedimentos
            Assistiremos o vídeo Ana e as frutas. As crianças receberão EVAs picados nas cores verde, vermelho, roxo e amarelo para que façam a classificação por cor e colem na respectiva fruta.

Recursos
Vídeo, TV,EVA picado, folhas xerocadas, cola.

Avaliação
Verificar quais as crianças conseguiram classificar por cor e associar as cores à fruta correspondente.










13/03/14

Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.

Conteúdos
·         Contato com plantas: preservação.
·         Expressão oral (pronúncias e relatos de acontecimentos).
·         Pintura
·         Colagem
·         Texturas
·         Exploração de materiais e técnicas artísticas
·         Apreciação musical

Eixos
·         Natureza e sociedade
·         Linguagem oral e escrita
·         Artes visuais
·         Música

Objetivos
·         Manusear, tinta, massinha e outros materiais com diferentes texturas, consistências e temperaturas;
·         Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
·         Expressar-se verbalmente nas diversas situações fazendo-se entender;
·         Falar com clareza;
·         Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou em pequenos grupos;
·         Relatar suas experiências;
·         Elaborar questionamentos de acordo com os diferentes momentos e contextos;
·         Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade;
·         Ouvir músicas com atenção em ritmos variados;


Procedimentos
Nós assistiremos ao vídeo rock das frutas, após confeccionaremos uma árvore de Kraft que será pintada pelas crianças e farão frutas com jornal amassado para colocarmos na árvore.

Recursos
Jornal, papel Kraft, tinta guache, pincéis e vídeo.

Avaliação
Observar a atenção, interesse e a participação na confecção da árvore coletiva e das frutas.





14/03/14
Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.

Conteúdos
·         Movimento
·         Equilíbrio
·         Locomoção
·         Dramatização
·         Preensão
·         Contato com plantas e animais: diferenciação e preservação.

Eixos
Movimento

Objetivos
  • Equilibrar-se ao se locomover
  • Utilizar o movimento de preensão, encaixe, lançamento.
  • Explorar as possibilidades para se locomover pelo espaço: andar, correr, pular, saltar, rastejar e etc.

Procedimentos
          Realizaremos um circuito retomando os conteúdos trabalhados durante a semana. Cada criança deve pegar o alpiste colocar num vaso, depois rolar no colchão representando o tempo de crescimento da planta, colher a fruta na árvore e equilibrá-la na parte de baixo de um prato enquanto anda por cima de uma linha reta e ao final dela arremessa para dentro de um cesto, deverá pegar do cesto colocando na carriola e leva-la até ao supermercado.

Recursos
Alpiste, vaso, colchão, fita crepe, árvore com frutos confeccionados no dia anterior, prato de alumínio, cesto, carriola, mesa.

Avaliação
A criança deverá participar do circuito utilizando os movimentos propostos.













Comentários