10/03/14
Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os
crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e
descanso.
Conteúdos
·
Contato com plantas e animais: diferenciação e
preservação.
·
Expressão oral (pronúncias e relatos de acontecimentos).
Eixos
Natureza e sociedade
Linguagem oral e escrita
Objetivos
·
Observar e explorar o ambiente com atitude de
curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente
transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua
conservação;
·
Expressar-se verbalmente nas diversas situações
fazendo-se entender;
·
Falar com clareza;
·
Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou
em pequenos grupos;
·
Relatar suas experiências;
·
Elaborar questionamentos de acordo com os
diferentes momentos e contextos.
Procedimentos
Ler
o texto que foi produzido na sexta-feira e retomar o índice,
confrontando as informações sobre ele.
Montar em cartaz com as imagens trazidas de casa, conversando sobre os
conhecimentos que as crianças já possuem, sobre as frutas apresentadas.
Recursos
Canetinhas, cola e kraft.
Avaliação
Observar
a atenção, interesse e a participação na montagem do cartaz.
11/03/14
Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os
crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e
descanso.
Conteúdos
·
Contato com plantas e animais: diferenciação e
preservação.
·
Expressão oral (pronúncias e relatos de
acontecimentos).
Eixos
Natureza e sociedade
Linguagem oral e escrita
Objetivos
·
Observar e explorar o ambiente com atitude de
curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente
transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua
conservação;
·
Expressar-se verbalmente nas diversas situações
fazendo-se entender;
·
Falar com clareza;
·
Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou
em pequenos grupos;
·
Relatar suas experiências;
·
Elaborar questionamentos de acordo com os
diferentes momentos e contextos.
Procedimentos
Iniciaremos
com o vídeo Doki descobre as frutas. Observar o cartaz que expõe partes da
planta. Realização de experiência de germinação para que as crianças possam
aprofundar seu conhecimento sobre o nascimento e crescimento das plantas.
Recursos
Vídeo, TV, alpiste, copinho descartável,
água, terra ou pó de serra e cartaz com as partes das plantas.
Avaliação
Observar
a atenção, interesse e a participação na experiência de germinação.
12/03/14
Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás,
calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.
Conteúdos
·
Contato com plantas e animais: diferenciação e
preservação.
·
Expressão oral (pronúncias e relatos de
acontecimentos).
·
Colagem
·
Apreciação musical
·
Classificação e seriação
Eixos
Natureza e sociedade
Linguagem oral e escrita
Artes visuais
Música
Matemática
Objetivos
·
Observar e explorar o ambiente com atitude de
curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente
transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua
conservação;
·
Expressar-se verbalmente nas diversas situações
fazendo-se entender;
·
Falar com clareza;
·
Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou
em pequenos grupos;
·
Relatar suas experiências;
·
Elaborar questionamentos de acordo com os diferentes
momentos e contextos;
·
Desenvolver a coordenação motora fina e a
criatividade;
·
Ouvir músicas com atenção em ritmos variados;
·
Manipular e explorar os objetos, classificando e
agrupando por cor.
Procedimentos
Assistiremos
o vídeo Ana e as frutas. As crianças receberão EVAs picados nas cores verde,
vermelho, roxo e amarelo para que façam a classificação por cor e colem na
respectiva fruta.
Recursos
Vídeo, TV,EVA picado, folhas xerocadas,
cola.
Avaliação
Verificar quais as crianças conseguiram
classificar por cor e associar as cores à fruta correspondente.
13/03/14
Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os
crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e
descanso.
Conteúdos
·
Contato com plantas: preservação.
·
Expressão oral (pronúncias e relatos de
acontecimentos).
·
Pintura
·
Colagem
·
Texturas
·
Exploração de materiais e técnicas artísticas
·
Apreciação musical
Eixos
·
Natureza
e sociedade
·
Linguagem
oral e escrita
·
Artes
visuais
·
Música
Objetivos
·
Manusear, tinta, massinha e outros materiais com
diferentes texturas, consistências e temperaturas;
·
Observar e explorar o ambiente com atitude de
curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente
transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua
conservação;
·
Expressar-se verbalmente nas diversas situações
fazendo-se entender;
·
Falar com clareza;
·
Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou
em pequenos grupos;
·
Relatar suas experiências;
·
Elaborar questionamentos de acordo com os
diferentes momentos e contextos;
·
Desenvolver a coordenação motora fina e a
criatividade;
·
Ouvir músicas com atenção em ritmos variados;
Procedimentos
Nós assistiremos ao vídeo rock das
frutas, após confeccionaremos uma árvore de Kraft que será pintada pelas
crianças e farão frutas com jornal amassado para colocarmos na árvore.
Recursos
Jornal, papel Kraft, tinta guache,
pincéis e vídeo.
Avaliação
Observar a atenção, interesse e a participação
na confecção da árvore coletiva e das frutas.
14/03/14
Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os
crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e
descanso.
Conteúdos
·
Movimento
·
Equilíbrio
·
Locomoção
·
Dramatização
·
Preensão
·
Contato com plantas e animais: diferenciação e
preservação.
Eixos
Movimento
Objetivos
- Equilibrar-se ao se locomover
- Utilizar o movimento de preensão, encaixe,
lançamento.
- Explorar as possibilidades para se locomover
pelo espaço: andar, correr, pular, saltar, rastejar e etc.
Procedimentos
Realizaremos
um circuito retomando os conteúdos trabalhados durante a semana. Cada criança
deve pegar o alpiste colocar num vaso, depois rolar no colchão representando o tempo
de crescimento da planta, colher a fruta na árvore e equilibrá-la na parte de
baixo de um prato enquanto anda por cima de uma linha reta e ao final dela arremessa
para dentro de um cesto, deverá pegar do cesto colocando na carriola e leva-la
até ao supermercado.
Recursos
Alpiste, vaso, colchão, fita crepe,
árvore com frutos confeccionados no dia anterior, prato de alumínio, cesto,
carriola, mesa.
Avaliação
A criança deverá participar do circuito
utilizando os movimentos propostos.
Comentários
Postar um comentário