27/02/14
Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os
crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e
descanso.
Conteúdos
·
Literatura
·
Contação de histórias
·
Apreciação de histórias
·
Sequência temporal
·
Apreciação Musical
·
Exploração de materiais e técnicas artísticas
·
Colagem
·
Representação por meio de desenho, pintura,
modelagem
·
Ritmo corporal
Eixos
Linguagem oral e escrita
Música
Matemática
Movimento
Artes visuais
Objetivos
·
Participar das situações de leitura;
·
Utilizar e conhecer o calendário como forma de
marcação de tempo.
·
Acompanhar a música cantando e improvisando;
·
Ouvir músicas com atenção em ritmos variados;
·
Manusear, tinta, massinha e outros materiais com
diferentes texturas, consistências e temperaturas;
·
Produzir representações gráficas utilizando
variadas técnicas e materiais.
·
Desenvolver a coordenação motora fina e a
criatividade.
·
Perceber
a expressividade rítmica através de músicas, danças e brincadeiras.
Procedimentos
Contaremos
a historia do Carnaval da coleção “Você sabia?” de Maurício de Sousa,
conversaremos sobre os conhecimentos que as crianças já possuem sobre o
assunto, marcaremos no calendário a data do Carnaval que está para chegar e
situaremos as crianças sobre o baile de máscaras que ocorrerá em 28 de
fevereiro no CMEI. As crianças receberão máscaras de Carnaval previamente
confeccionadas pelas professoras para que possam decorá-las com cola glíter,
lantejoulas, papéis decorados, entre outros. Depois ouviremos e dançaremos
músicas de carnaval.
Recursos
Máscaras de EVA, lastex, livro, CD,
lantejoulas, cola glíter, rádio, papéis decorados.
Avaliação
Observaremos se as
crianças participarão nas situações de leitura, na confecção das máscaras e na
audição e dança das músicas.
28/02/14
Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os
crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e
descanso.
Conteúdos
·
Literatura
·
Contação de histórias
·
Apreciação de histórias
·
Sequência temporal
·
Apreciação Musical
·
Ritmo corporal
Eixos
Linguagem oral e escrita
Música
Matemática
Movimento
Objetivos
·
Participar das situações de leitura;
·
Utilizar e conhecer o calendário como forma de
marcação de tempo.
·
Acompanhar a música cantando e improvisando;
·
Ouvir músicas com atenção em ritmos variados;
·
Perceber
a expressividade rítmica através de músicas, danças e brincadeiras.
Procedimentos
Recontaremos a historia do Carnaval da
coleção “Você sabia?” de Maurício de Sousa, conversaremos sobre os
conhecimentos que as crianças já possuem sobre o assunto e como devem se
comportar em eventos sociais. Cada criança receberá sua máscara confeccionada
no dia anterior e sairemos para dançarmos no baile de máscaras.
Recursos
Máscaras de EVA, CD,
rádio,
livro.
Avaliação
Observaremos se as crianças participarão nas
situações de leitura, e na audição e dança das músicas.
06/03/14
Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os
crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e
descanso.
Conteúdos
·
Comunicação
·
Oralidade
·
Expressão
oral (pronúncias, relatos de acontecimentos)
·
Concentração
·
Socialização
Eixos
·
Linguagem
oral e escrita
·
Natureza
e Sociedade
Objetivos
·
Expressar-se
verbalmente nas diversas situações fazendo-se entender;
·
Falar
com clareza;
·
Participar
de momentos de conversa coletiva e/ ou em pequenos grupos
·
Relatar
suas experiências;
·
Estabelecer
e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular
seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a
diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
·
Demonstrar
curiosidade sobre o mundo social, questionando, dando sugestões e soluções.
Procedimentos
Em
roda de conversa expor os principais interesses apresentados pelas crianças,
quanto à caixa da novidade e conversarmos sobre o que sabem, o que gostariam de
saber e como podemos descobrir, fazendo levantamento de índice para iniciar um
projeto.
Recursos
Cartolina e canetinhas.
Avaliação
Observar a participação durante a roda
de conversa, os conhecimentos que possuem e o que gostariam de aprender.
07/03/14
Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os
crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e
descanso.
Conteúdos
·
Exploração
de espaços
·
Contato
com plantas e animais: diferenciação e preservação.
·
Produção
de texto coletivo
Eixos
·
Natureza
e sociedade
·
Linguagem
oral e escrita
Objetivos
·
Demonstrar
curiosidade sobre o mundo social, questionando, dando sugestões e soluções.
·
Ter
contato com animais e plantas;
·
Observar
e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais
como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente,
valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
·
Participar
da construção de texto coletivo;
Procedimentos
Faremos um passeio nos arredores da
escola para observar a vegetação e animais presentes na região, ver se todas as
árvores têm frutas, se há alguma interferência do homem no tipo de vegetação
encontrada no ambiente, além disso observar se as crianças demonstram algum
outro interesse. Após o passeio realizaremos uma roda de conversa e, tendo a
professora como escriba, confeccionaremos um texto coletivo.
Recursos
Kraft e canetinhas.
Avaliação
Observar
o interesse e curiosidade das crianças pelo ambiente, exposição de suas ideias
na produção do texto coletivo
Comentários
Postar um comentário