PLANO DE AULA - CARNAVAL

27/02/14

Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.


Conteúdos
·         Literatura
·         Contação de histórias
·         Apreciação de histórias
·         Sequência temporal
·         Apreciação Musical
·         Exploração de materiais e técnicas artísticas
·         Colagem
·         Representação por meio de desenho, pintura, modelagem
·         Ritmo corporal

Eixos
Linguagem oral e escrita
Música
Matemática
Movimento
Artes visuais

Objetivos
·         Participar das situações de leitura;
·         Utilizar e conhecer o calendário como forma de marcação de tempo.
·         Acompanhar a música cantando e improvisando;
·         Ouvir músicas com atenção em ritmos variados;
·         Manusear, tinta, massinha e outros materiais com diferentes texturas, consistências e temperaturas;
·         Produzir representações gráficas utilizando variadas técnicas e materiais.
·         Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade.
·         Perceber a expressividade rítmica através de músicas, danças e brincadeiras.

Procedimentos
            Contaremos a historia do Carnaval da coleção “Você sabia?” de Maurício de Sousa, conversaremos sobre os conhecimentos que as crianças já possuem sobre o assunto, marcaremos no calendário a data do Carnaval que está para chegar e situaremos as crianças sobre o baile de máscaras que ocorrerá em 28 de fevereiro no CMEI. As crianças receberão máscaras de Carnaval previamente confeccionadas pelas professoras para que possam decorá-las com cola glíter, lantejoulas, papéis decorados, entre outros. Depois ouviremos e dançaremos músicas de carnaval.

Recursos
Máscaras de EVA, lastex, livro, CD, lantejoulas, cola glíter, rádio, papéis decorados.

Avaliação
Observaremos se as crianças participarão nas situações de leitura, na confecção das máscaras e na audição e dança das músicas.

28/02/14

Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.

Conteúdos
·         Literatura
·         Contação de histórias
·         Apreciação de histórias
·         Sequência temporal
·         Apreciação Musical
·         Ritmo corporal

Eixos
Linguagem oral e escrita
Música
Matemática
Movimento

Objetivos
·         Participar das situações de leitura;
·         Utilizar e conhecer o calendário como forma de marcação de tempo.
·         Acompanhar a música cantando e improvisando;
·         Ouvir músicas com atenção em ritmos variados;
·         Perceber a expressividade rítmica através de músicas, danças e brincadeiras.


Procedimentos
Recontaremos a historia do Carnaval da coleção “Você sabia?” de Maurício de Sousa, conversaremos sobre os conhecimentos que as crianças já possuem sobre o assunto e como devem se comportar em eventos sociais. Cada criança receberá sua máscara confeccionada no dia anterior e sairemos para dançarmos no baile de máscaras.
Recursos
Máscaras de EVA, CD, rádio, livro.
Avaliação
Observaremos se as crianças participarão nas situações de leitura, e na audição e dança das músicas.













06/03/14

Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.

Conteúdos
·         Comunicação
·         Oralidade
·         Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos)
·         Concentração
·         Socialização

Eixos
·         Linguagem oral e escrita
·         Natureza e Sociedade

Objetivos
·         Expressar-se verbalmente nas diversas situações fazendo-se entender;
·         Falar com clareza;
·         Participar de momentos de conversa coletiva e/ ou em pequenos grupos
·         Relatar suas experiências;
·         Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
·         Demonstrar curiosidade sobre o mundo social, questionando, dando sugestões e soluções.

Procedimentos

            Em roda de conversa expor os principais interesses apresentados pelas crianças, quanto à caixa da novidade e conversarmos sobre o que sabem, o que gostariam de saber e como podemos descobrir, fazendo levantamento de índice para iniciar um projeto.

Recursos
Cartolina e canetinhas.

Avaliação
Observar a participação durante a roda de conversa, os conhecimentos que possuem e o que gostariam de aprender.













07/03/14

Rotina
Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.

Conteúdos
·         Exploração de espaços
·         Contato com plantas e animais: diferenciação e preservação.
·         Produção de texto coletivo

Eixos
·         Natureza e sociedade
·         Linguagem oral e escrita

Objetivos
·         Demonstrar curiosidade sobre o mundo social, questionando, dando sugestões e soluções.
·         Ter contato com animais e plantas;
·         Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
·         Participar da construção de texto coletivo;

Procedimentos
Faremos um passeio nos arredores da escola para observar a vegetação e animais presentes na região, ver se todas as árvores têm frutas, se há alguma interferência do homem no tipo de vegetação encontrada no ambiente, além disso observar se as crianças demonstram algum outro interesse. Após o passeio realizaremos uma roda de conversa e, tendo a professora como escriba, confeccionaremos um texto coletivo.

Recursos
Kraft e canetinhas.

Avaliação
Observar o interesse e curiosidade das crianças pelo ambiente, exposição de suas ideias na produção do texto coletivo

Comentários