Projeto:
Páscoa
O presente projeto pretende, através da realização de uma
série de atividades, colocar as crianças em contato com uma das tradições
brasileiras: a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado e o sentido espiritual em contrapartida ao
sentido comercial.
I. Identificação do Projeto
Tema:
Páscoa
Tempo
de duração: 4 dias
Período:
25/03 a 28/03/13
Público
Alvo: Alunos do Berçário 2
II. Justificativa:
A Páscoa é um momento e motivo de renovação pessoal
independente da religião. A escola precisa suprir essa necessidade que se faz
nos alunos estendendo a toda comunidade escolar, bem como promover atividades
artísticas e musicais, poemas, brincadeiras diversas, buscando assim o estimulo
e a socialização.
III. Objetivos
·
Proporcionar as crianças o entendimento do
significado da Páscoa;
·
Identificar e compreender os símbolos da
Páscoa;
·
Estimular a comemoração da Páscoa;
·
Desenvolver a criatividade;
·
Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão
oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da
criança;
·
Propor as boas ações, a solidariedade, a
amizade, etc.
IV.
Conteúdo/Áreas contempladas
Linguagem Oral e Escrita
·
Ampliar o vocabulário através de diferentes
gêneros de canções, observando a pronúncia correta das palavras;
·
Estimular a fala, sons e balbucios.
·
Textos e/ou cartazes sobre os símbolos da
Páscoa;
·
Músicas diversas
Matemática
·
Ampliar o campo numérico, utilizando-se da
contagem oral e exploração de objetos concretos;
·
Contagem e recitação através da música( um
ovo, dois ovos, três ovos assim...);
·
Cores (azul, amarelo e vermelho também.);
·
Correspondência( um ovo para cada
coelhinho...)
·
Seriação e classificação
Natureza
e sociedade
Trabalhar valores:
·
Solidariedade
·
Respeito
·
Amor, paz, partilha.
Artes
·
Explorar e manipular diversos materiais:
canetões, tintas, giz de cera, carimbos, pincéis, esponjas, rolo e etc.;
·
Observar o limite disponível para desenvolver
as atividades;
·
Brincar, imitar, inventar e reproduzir
criações musicais, interpretando canções diversas.
·
Dobraduras, impressão da mão e pé.
Música
·
Cantar as músicas de Páscoa, com danças e
gestos.
Movimento
·
Explorar diversos materiais objetivando o
aprimoramento da coordenação motora ampla;
·
Desenvolver os movimentos amplos: equilíbrio
e coordenação, arrastar, engatinhar, rolar, andar, correr, dançar, saltar e
pular.
·
Pequenos jogos
V.
Procedimentos
·
Conversa informal, diálogo e questionamento
oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
·
Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa:
Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim..., De olhos vermelhos...
·
Confecções de máscaras, dedoches;
·
Quebra cabeça do coelho;
·
Livro: “O coelho que não era da Páscoa”,
·
Brincadeiras: corrida do nariz, caça aos
ovos, Hop... Hop... Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O
coelho da Páscoa disse... , Ovo choco;
·
Pintura facial;
·
Filme sobre o tema;
·
Confeccionar cartaz, painel, com mensagens,
figuras, desenhos, dobraduras, montagem, colagem etc;
VI.
Avaliação
Será realizada de forma contínua e sistemática durante
todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das
atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada
criança.
25/03
Em roda, será contada a história O COELHO QUE NÃO ERA DA
PÁSCOA de Ruth Rocha. Depois cantaremos com as crianças as músicas Coelhinho da
Páscoa que trazes pra mim..., e De olhos vermelhos... fazendo gestos e
dançando. Falaremos dos símbolos da Páscoa e o seu significado.
Conteúdo:
Oralidade,
coordenação motora, dança, gestualização, cores, numerais.
Objetivos: Proporcionar
as crianças o entendimento do significado da Páscoa; Identificar e compreender
os símbolos da Páscoa; Estimular a comemoração da Páscoa;
Saída:
Solário
26/03
Cantar as músicas Coelhinho da Páscoa que trazes pra
mim..., fazendo gestos e dançando. Trabalhar os números 1, 2 e 3 e as cores
azul, amarelo e vermelho, mostrando os numerais e as quantidades
correspondentes e as cores dos ovinhos.
Conteúdo:
Oralidade, coordenação motora, dança, números e cores.
Objetivos: Ampliar
o campo numérico, utilizando-se da contagem oral e exploração de objetos
concretos; Contagem e recitação através da música( um ovo, dois ovos, três ovos
assim...); Cores (azul, amarelo e vermelho também....); Correspondência( um ovo
para cada coelhinho...); Seriação e classificação.
Saída:
Solário
27/03
Sentadas nas cadeiras pintaremos as mão e os pés das
crianças com tinta para que façam a impressão dos mesmos em papel para formarem
desenhos de coelhinhos. Os trabalhos serão expostos em varaizinhos. Também
cantaremos as músicas de Páscoa.
Conteúdo:
Oralidade, coordenação motora e cores.
Objetivos:
Desenvolver
a criatividade; Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a
coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
Saída:
Solário
28/03
Em roda, as crianças assistirão ao desenho animado A Turma da Mônica em um conto de Páscoa,
conhecerão de uma forma divertida a história da Páscoa segundo Maurício de
Souza. Depois colocarão máscara de coelhinhos, cantarão e dançarão as músicas
referentes à Páscoa. Participarão também da brincadeira de caça aos ovos,
promovendo à busca de ovos de Páscoa que estarão escondidos na sala e no
solário.
Conteúdo:
Oralidade,
coordenação motora, dança e gestualização.
Objetivos: Desenvolver o
raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção
auditiva e visual da criança.
Saída:
Busca aos ovos pela sala e no solário.
O coelhinho que não era de Páscoa
Ruth rocha
Vivinho era um coelhinho branco,
redondo, fofinho. Todos os dias Vivinho ia à escola com seus irmãos. Aprendia a
pular, aprendia a correr... Aprendia qual a melhor couve para se comer. Os
coelhinhos foram crescendo, chegou a hora de escolherem uma profissão. Os
irmãos de vivinho já tinham resolvido:
-Eu vou ser coelho da Páscoa,
como meu pai.
-Eu vou ser coelho da Páscoa,
como meu avô.
-Eu vou ser coelho da Páscoa,
como meu bisavô.
E todos queriam ser coelhos da
Páscoa, como o trisavô, o tataravô, como todos os avôs. Só Vivinho não dizia
nada. Os pais perguntavam, os irmãos indagavam:
-E você, Vivinho? E você?
-Bom – dizia Vivinho – eu não
sei o que quero ser. Mas sei o que não quero: ser coelho de Páscoa.
O pai de Vivinho se espantou, a
mãe se escandalizou:
-OOOOOHHHHH!!!
Vivinho arranjou uma porção de
amigos: o beija-flor Florindo, Julieta, a borboleta, e a abelha Melinda. O
tempo passou. A Páscoa estava chegando. Papai e Mamãe Coelho foram comprar os
ovos para distribuir. Mas a s fábricas tinham muitas encomendas. Não tinham
mais ovinhos para vender. O casal Coelho foi a
tudo que foi fábrica da floresta. Do seu Antão, do seu João, do seu Simão, do
seu Veloso, do seu Matoso, do seu Cardoso, do seu Tônio, seu Petrônio, seu
Sinfrônio. Mas a resposta era sempre a mesma:
-Tudo vendido, seu
Coelho, tudo vendido... Os dois voltaram pra casa desanimados.
-Ora essa, isso nunca
aconteceu...
-Não podemos
desapontar as crianças...
-Mas nós já fomos a
todas as fábricas. Não tem jeito, não... Os irmãos do coelhinho estavam tristes:
-Nossa primeira
distribuição... Ai que tristeza no coração!... Vivinho vinha chegando com
Melinda.
-Por que não fazemos
os ovos nós mesmos?
-É que nós não
sabemos. Coelho de Páscoa sabe distribuir ovos. Não sabe fazer.
-Pois eu sei – disse
Vivinho. –Eu sei.
-Será que ele sabe? –
disse o pai.
-Ele disse que sabe –
disseram os irmãos.
-Ele sabe, ele sabe!
– disse a mãe.
-E com quem você
aprendeu? – perguntaram todos.
-Com meus amigos. Eu
não disse que estava aprendendo uma profissão? Pois eu aprendi a tirar o pólen
das flores com julieta e Florindo. E Melinda é a maior doceira do mundo. Me
ensinou a fazer tudo o que é doce...
A casa da família
Coelho virou uma verdadeira fábrica . todos ajudavam: Papai Coelho, Mamãe
Coelha, os coelhinhos... E os amiguinhsos também: Florindo, o beija-flor,
Julieta, a borboleta, e Melinda, a maior doceira do mundo... E era vivinho que
comandava o trabalho. E quando a Páscoa chegou estavam todos preparados. As
cestas de ovos estavam prontas. E os pais de Vivinho estavam contentes. A mãe
de Vivinho disse:
-Agora nosso filho
tem uma profissão. E o pai de Vivinho falou:
-Cada um deve seguir
a sua vocação.
ResponderExcluirPesquisas relacionadas:
Atividades para a Páscoa ensino fundamental
Atividades para a Páscoa educação infantil
Atividades para a Páscoa
Atividades de colorir Páscoa, Coelho e ovos
Atividades de colorir para a Páscoa
Desenhos de Páscoa para colorir e imprimir
Desenhos para colorir semana da páscoa
Lilian Vidal! Precisava muito de um projeto sobre a páscoa. Me espelhei no seu trabalho. O qual me ajudou muito. Parabéns e agradeço muito.
ResponderExcluir