PROJETO DIA DOS PAIS (REFEITO)



PROJETO DIA DOS PAIS

I.      Identificação do Projeto
Tema: Dia dos Pais
Tempo de duração: 2 semanas
Período: 29/07 a 09/08/2013
Público Alvo: EI 3 (3 anos)

II.      Justificativa:
            Acreditamos ser a família o alicerce que dá sentido a vida,  permitindo aos seres humanos experimentar a verdadeira felicidade  nos pequenos gestos e atitudes do dia a dia. Não fomos criados para vivermos isolados, mas para convivermos uns com os outros cultivando os valores fundamentais: respeito, a obediência, o diálogo e a ajuda.  A compreensão desses valores deve iniciar na família, pois uma criança que aprende a cultivar o amor, o respeito, a obediência, desenvolverá uma consciência íntegra e saudável em qualquer ambiente. À escola cabe incentivar a criança no cultivo desses valores atuando como parceira dos diversificados modelos de família, hoje constituídas. Como resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações significativas, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho. Essas mudanças influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos. O conceito de pai também se alterou: passou da condição de aporte biológico para suporte social. Isso significa haver muitos pais: os adotivos, os biológicos, os do coração... São avôs, tios, amigos da família, professores... No segundo domingo do mês de agosto comemoramos  o Dia dos Pais. Durante as semanas que  antecedem essa data, desenvolveremos uma série de atividades para que os alunos focalizem no  pai suas virtudes,  valores, seu trabalho, seu lar. É necessário despertar na criança, sentimentos de amor e gratidão ao pai.

III.      Objetivos

III.I      Objetivos Gerais
·         Reconhecer a diversidade familiar, valorizando a figura paterna;
·         Valorizar a figura paterna ou de quem exerce esse papel;
·         Valorizar a família manifestando sentimento de amor, respeito, etc;
·         Reconhecer as qualidades dos pais;
·         Reconhecer-se como parte integrante da família;
·         Conhecer as preferências do pai em casa, diversão, comida, etc ;
·         Compreender a importância de viver em um lar repleto de amor;
·         Desenvolver interesse em colaborar com a família.

III.II      Objetivos Específicos

·         Demonstrar sua gratidão ao pai, homenageando- o com respeito e ternura;
·         Citar o nome do pai, profissão e local de trabalho;
·         Descrever a figura do pai oralmente, ou através de desenhos;
·         Trabalhar a diversidade familiar;
·         Relacionar-se com a figura paterna ou com a ausência dela;
·         Realizar atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família;
·         Cantar músicas e canções diversas;
·         Realizar as mímicas das músicas;
·         Estimular a imaginação, o raciocínio,  a atenção, a criatividade, a socialização, a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.;
·         Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

IV.      Metodologia

IV.I      Conversas na rodinha, diálogo sobre a composição familiar;
·         Para começar, lembre às crianças da data que se aproxima;
·         Pergunte as crianças o que gostam de fazer com seus pais. Pode ser interessante ter previamente recortadas algumas imagens de cenas e objetos para ilustrar a discussão (bicicletas, pais com filhos brincando no parque, uma família tomando café da manhã, etc.). Quanto mais ideias surgirem neste momento, melhor, pois as ideias de uma criança podem ajudar a outra a se lembrar de momentos gostosos;
·         Leitura de livros com história sobre os pais.

IV.II     Pesquisas
·         Sugira que as crianças entrevistem os pais. Elas podem perguntar qual é o esporte preferido dele, o prato que mais gosta, qual o lazer favorito e que revistas ou jornais ele lê;
·         Fazer uma mini pesquisa e enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida, a cor de seu carro, quantos somos na casa, qual o lazer que faz junto com o filho, etc.

IV.III    Brincadeiras e jogos
·         Promova dramatizações da profissão dos pais. As crianças podem também realizar pantomimas representando o pai triste, zangado ou alegre.

IV.IV   Músicas relacionadas ao tema
·         Explore canções, poemas e livros que falam da figura paterna.

IV.V    Confecção de cartazes
·         Monte mural ou cartazes.

IV.VI   Pintura, recorte e colagem de gravuras
·         Estimule as crianças a desenharem seus pais ou famílias;
·         Desenhos para ao papai.

IV.VII  Confecção da lembrancinha e cartão para o dia dos pais
·         Confeccione cartões, diplominhas, acrósticos com o nome do papai, jogo da memória;
·         Incentive-as a confeccionarem lembrancinhas para presentear os pais, como marcadores de página, em que as crianças desenhem e escrevem o que quiserem. Pode-se também, colocar uma foto ou desenho da criança nele.

V.     Áreas contempladas

V.I       Linguagem Oral e Escrita
·         Apreciar a leitura de textos variados feita pelo professor;
            Sugestões: Adivinha quanto eu te amo ( Sam Mcbrantney), Pode pai? (Carlos Jorge),             Pinóquio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário);
·         Praticar o trava- língua sobre o papai;
·         Elaborar lista com os nomes dos pais;
·         Escrever espontaneamente a palavra pai, e o nome do pai;
·         Fantoches da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família);
·         Pequenas dramatizações com fantoches criando histórias.

V.II      Matemática
·         Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e situações cotidianas;
·         Perceber medidas convencionais para pesar, medir comprimento, avaliar volumes, registrar o tempo;
·         Perceber a necessidade da medida monetária nas situações de “trocas” na sala de aula e no seu dia-a-dia;
·         Marcar no calendário o Dia dos Pais;
·         Trabalhar quantidades utilizando elementos relacionados ao que o pai usa: Sapatos, carteira, celular, etc.;
·         Quanto o papai pesa, mede? Quantos anos ele tem?
·         Imitar o pai fazendo compras no mercado, utilizando dinheiro de faz de conta para identificar o valor monetário das cédulas;
·         Visitar o mercado para olhar os preços das coisas que o papai gosta.

V.III     Natureza e Sociedade
·         Demonstrar interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo,manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias;
·         Pesquisar sobre as preferências e os gostos dos pais em relação a time de futebol, músicas, carros, alimentos, etc.;
·         Dramatizar uma cena em que o pai, a mãe e os filhos e os avós estejam presentes, valorizando a importância da união da família;
·         Pesquisar figuras de família em que o pai esteja presente ou não. Conversar com as crianças os motivos pelos quais muitos pais não moram junto com a família.

V.IV    Artes Visuais
·         Explorar as características, propriedades e possibilidades de manuseio de diversos materiais, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
·         Demonstrar interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças;
·         Recorte e colagens das vários modelos de famílias. Ex: Pai que mora com filho e a avó sem a presença da mãe. Mãe que mora com o filho sem a presença da figura paterna, etc.;
·         Desenhar e pintar o retrato do pai;
·         Construir utilizando a massa de modelar a família correspondente a sua;
·         Confeccionar mural com desenhos dos pais e os seus respectivos nomes;
·         Montagem de mural com a frase: Papai, quero te encher de carinho! e carimbo das mãozinhas com guache colorido;
·         Confecção de lembranças – pintura da sacola de lixo para carro (TNT) – desenho livre na bandeja de isopor, pintura com tinta e impressão do desenho na sacola;
·         Pintura livre da camisa para o papai;
·         Cartão – ilustração do cartão, pintura da margem e nuvem com os dedinhos usando tinta azul;
·         Carimbo dos pés acompanhado da frase:  Papai, quero seguir seus passos;
·         Desenho livre.

V.V     Música
·         Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais;
·         Desenvolver a memória musical através de repertório variado de canções;
·         Experimentação do silêncio através de brincadeiras e em outros contextos. O silêncio valoriza o som, cria expectativa e é, também, música;
·         Cantar canções relacionadas à família ou aos pais;
·         Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
            Sugestões: Amo Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina   (Ivete Sangalo).

V.VI    Movimento
·         Ampliar as possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos utilizando os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc.;
·         Construir sua identidade em interação com o meio em que vive, através do movimento como forma de expressão intencional nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
·         Brincadeira de faz de conta utilizando roupas velhas dos pais, sapatos, bijuterias e acessórios, para diante do espelho construir e afirmar a imagem corporal e perceber que sua imagem muda sem que se modifique a sua pessoa;
·         Promover brincadeiras de encaixe, lançamento e preensão utilizando bolas de vários tamanhos, de acordo com a idade das crianças;
·         Andar devagar, depressa, correndo imitando seus pais;
·         Promover desfile com os alunos utilizando uma roupa do pai  para os  meninos e da mãe para  as meninas.

V.VII   Identidade e Autonomia
·         Identificar progressivamente algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano e situações de interação;
·         Identificação e reconhecimento da escrita do seu próprio nome e do nome dos seus pais;
·         Participação em jogos que podem ser construídos e reconstruídos, utilizando os seus próprios nomes e fotos e o foto dos seus pais (bingo, jogo da memória, dominó).

VI. Avaliação

            Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades, interesse, assimilação e individualidades de cada criança. A educadora utilizará um diagnóstico preciso do nível conceitual que a criança se encontra, produzindo um relatório verbal escrito de atividades realizadas pelas crianças sobre o tema proposto.          

VII. Culminância do projeto

            Festa do Dia dos Pais com apresentações de músicas e poesias, exposição de cartazes e painéis, jogos e brincadeiras.

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