PROJETO DIA DOS PAIS
I. Identificação do Projeto
Tema:
Dia dos Pais
Tempo
de duração: 2 semanas
Período:
29/07 a 09/08/2013
Público
Alvo: EI 3 (3 anos)
II. Justificativa:
Acreditamos ser a família o alicerce
que dá sentido a vida, permitindo aos
seres humanos experimentar a verdadeira felicidade nos pequenos gestos e atitudes do dia a dia.
Não fomos criados para vivermos isolados, mas para convivermos uns com os
outros cultivando os valores fundamentais: respeito, a obediência, o diálogo e
a ajuda. A compreensão desses valores
deve iniciar na família, pois uma criança que aprende a cultivar o amor, o
respeito, a obediência, desenvolverá uma consciência íntegra e saudável em
qualquer ambiente. À escola cabe incentivar a criança no cultivo desses valores
atuando como parceira dos diversificados modelos de família, hoje constituídas.
Como resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações
significativas, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça
das mulheres no mercado do trabalho. Essas mudanças influenciaram várias
instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de
família, de casamento, de relação entre pais e filhos. O conceito de pai também
se alterou: passou da condição de aporte biológico para suporte social. Isso
significa haver muitos pais: os adotivos, os biológicos, os do coração... São
avôs, tios, amigos da família, professores... No segundo domingo do mês de
agosto comemoramos o Dia dos Pais.
Durante as semanas que antecedem essa
data, desenvolveremos uma série de atividades para que os alunos focalizem
no pai suas virtudes, valores, seu trabalho, seu lar. É necessário
despertar na criança, sentimentos de amor e gratidão ao pai.
III. Objetivos
III.I Objetivos Gerais
·
Reconhecer
a diversidade familiar, valorizando a figura paterna;
·
Valorizar
a figura paterna ou de quem exerce esse papel;
·
Valorizar
a família manifestando sentimento de amor, respeito, etc;
·
Reconhecer
as qualidades dos pais;
·
Reconhecer-se
como parte integrante da família;
·
Conhecer
as preferências do pai em casa, diversão, comida, etc ;
·
Compreender
a importância de viver em um lar repleto de amor;
·
Desenvolver
interesse em colaborar com a família.
III.II Objetivos Específicos
·
Demonstrar
sua gratidão ao pai, homenageando- o com respeito e ternura;
·
Citar
o nome do pai, profissão e local de trabalho;
·
Descrever
a figura do pai oralmente, ou através de desenhos;
·
Trabalhar
a diversidade familiar;
·
Relacionar-se
com a figura paterna ou com a ausência dela;
·
Realizar
atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar
e esclarecer curiosidades sobre a família;
·
Cantar
músicas e canções diversas;
·
Realizar
as mímicas das músicas;
·
Estimular
a imaginação, o raciocínio, a atenção, a
criatividade, a socialização, a linguagem oral para conversar, brincar,
comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.;
·
Utilizar
diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para
ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
IV. Metodologia
IV.I Conversas na rodinha, diálogo sobre a
composição familiar;
·
Para
começar, lembre às crianças da data que se aproxima;
·
Pergunte
as crianças o que gostam de fazer com seus pais. Pode ser interessante ter
previamente recortadas algumas imagens de cenas e objetos para ilustrar a
discussão (bicicletas, pais com filhos brincando no parque, uma família tomando
café da manhã, etc.). Quanto mais ideias surgirem neste momento, melhor, pois
as ideias de uma criança podem ajudar a outra a se lembrar de momentos
gostosos;
·
Leitura
de livros com história sobre os pais.
IV.II Pesquisas
·
Sugira
que as crianças entrevistem os pais. Elas podem perguntar qual é o esporte
preferido dele, o prato que mais gosta, qual o lazer favorito e que revistas ou
jornais ele lê;
·
Fazer
uma mini pesquisa e enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida,
a cor de seu carro, quantos somos na casa, qual o lazer que faz junto com o
filho, etc.
IV.III Brincadeiras e jogos
·
Promova
dramatizações da profissão dos pais. As crianças podem também realizar
pantomimas representando o pai triste, zangado ou alegre.
IV.IV Músicas relacionadas ao tema
·
Explore
canções, poemas e livros que falam da figura paterna.
IV.V Confecção de cartazes
·
Monte
mural ou cartazes.
IV.VI Pintura, recorte e colagem de gravuras
·
Estimule
as crianças a desenharem seus pais ou famílias;
·
Desenhos
para ao papai.
IV.VII Confecção da lembrancinha e cartão para o dia
dos pais
·
Confeccione
cartões, diplominhas, acrósticos com o nome do papai, jogo da memória;
·
Incentive-as
a confeccionarem lembrancinhas para presentear os pais, como marcadores de
página, em que as crianças desenhem e escrevem o que quiserem. Pode-se também,
colocar uma foto ou desenho da criança nele.
V. Áreas contempladas
V.I Linguagem Oral e Escrita
·
Apreciar
a leitura de textos variados feita pelo professor;
Sugestões: Adivinha quanto eu te amo
( Sam Mcbrantney), Pode pai? (Carlos Jorge), Pinóquio;
O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário);
·
Praticar
o trava- língua sobre o papai;
·
Elaborar
lista com os nomes dos pais;
·
Escrever
espontaneamente a palavra pai, e o nome do pai;
·
Fantoches
da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família);
·
Pequenas
dramatizações com fantoches criando histórias.
V.II Matemática
·
Utilizar
a contagem oral nas brincadeiras e situações cotidianas;
·
Perceber
medidas convencionais para pesar, medir comprimento, avaliar volumes, registrar
o tempo;
·
Perceber
a necessidade da medida monetária nas situações de “trocas” na sala de aula e
no seu dia-a-dia;
·
Marcar
no calendário o Dia dos Pais;
·
Trabalhar
quantidades utilizando elementos relacionados ao que o pai usa: Sapatos,
carteira, celular, etc.;
·
Quanto
o papai pesa, mede? Quantos anos ele tem?
·
Imitar
o pai fazendo compras no mercado, utilizando dinheiro de faz de conta para
identificar o valor monetário das cédulas;
·
Visitar
o mercado para olhar os preços das coisas que o papai gosta.
V.III Natureza e Sociedade
·
Demonstrar
interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas,
imaginando soluções para compreendê-lo,manifestando opiniões próprias sobre os
acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias;
·
Pesquisar
sobre as preferências e os gostos dos pais em relação a time de futebol,
músicas, carros, alimentos, etc.;
·
Dramatizar
uma cena em que o pai, a mãe e os filhos e os avós estejam presentes,
valorizando a importância da união da família;
·
Pesquisar
figuras de família em que o pai esteja presente ou não. Conversar com as
crianças os motivos pelos quais muitos pais não moram junto com a família.
V.IV Artes Visuais
·
Explorar
as características, propriedades e possibilidades de manuseio de diversos
materiais, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
·
Demonstrar
interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças;
·
Recorte
e colagens das vários modelos de famílias. Ex: Pai que mora com filho e a avó
sem a presença da mãe. Mãe que mora com o filho sem a presença da figura
paterna, etc.;
·
Desenhar
e pintar o retrato do pai;
·
Construir
utilizando a massa de modelar a família correspondente a sua;
·
Confeccionar
mural com desenhos dos pais e os seus respectivos nomes;
·
Montagem
de mural com a frase: Papai, quero te encher de carinho! e carimbo das
mãozinhas com guache colorido;
·
Confecção
de lembranças – pintura da sacola de lixo para carro (TNT) – desenho livre na
bandeja de isopor, pintura com tinta e impressão do desenho na sacola;
·
Pintura
livre da camisa para o papai;
·
Cartão
– ilustração do cartão, pintura da margem e nuvem com os dedinhos usando tinta
azul;
·
Carimbo
dos pés acompanhado da frase: Papai,
quero seguir seus passos;
·
Desenho
livre.
V.V Música
·
Perceber
e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações,
composições e interpretações musicais;
·
Desenvolver
a memória musical através de repertório variado de canções;
·
Experimentação
do silêncio através de brincadeiras e em outros contextos. O silêncio valoriza
o som, cria expectativa e é, também, música;
·
Cantar
canções relacionadas à família ou aos pais;
·
Ouvir,
cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
Sugestões: Amo Você (Barney); Papai
meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina (Ivete Sangalo).
V.VI Movimento
·
Ampliar
as possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos utilizando os
movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc.;
·
Construir
sua identidade em interação com o meio em que vive, através do movimento como
forma de expressão intencional nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
·
Brincadeira
de faz de conta utilizando roupas velhas dos pais, sapatos, bijuterias e
acessórios, para diante do espelho construir e afirmar a imagem corporal e
perceber que sua imagem muda sem que se modifique a sua pessoa;
·
Promover
brincadeiras de encaixe, lançamento e preensão utilizando bolas de vários
tamanhos, de acordo com a idade das crianças;
·
Andar
devagar, depressa, correndo imitando seus pais;
·
Promover
desfile com os alunos utilizando uma roupa do pai para os
meninos e da mãe para as meninas.
V.VII Identidade e Autonomia
·
Identificar
progressivamente algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais
convive no seu cotidiano e situações de interação;
·
Identificação
e reconhecimento da escrita do seu próprio nome e do nome dos seus pais;
·
Participação
em jogos que podem ser construídos e reconstruídos, utilizando os seus próprios
nomes e fotos e o foto dos seus pais (bingo, jogo da memória, dominó).
VI. Avaliação
Conforme as oportunidades exploradas
durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e
objetivos atingidos. Será realizada de forma contínua e sistemática durante
todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das
atividades propostas, considerando as capacidades, interesse, assimilação e
individualidades de cada criança. A educadora utilizará um diagnóstico preciso
do nível conceitual que a criança se encontra, produzindo um relatório verbal
escrito de atividades realizadas pelas crianças sobre o tema proposto.
VII. Culminância do
projeto
Festa do Dia dos Pais com
apresentações de músicas e poesias, exposição de cartazes e painéis, jogos e
brincadeiras.
Amei
ResponderExcluir