Projeto: Contos e Cantos

Projeto:  Contos e Cantos

I.      Identificação do Projeto
Tema: Contos e Cantos
Tempo de duração:
Período: 13/05 a 05/07/13
Público Alvo: Alunos do Berçário 2

II.      Justificativa:
                Neste projeto apresentamos às crianças toda a magia do universo infantil e suas fantasias através dos contos, fábulas, músicas, cantigas de roda, cantos populares da cultura brasileira e clássicos da literatura infantil universal. Transmitindo através destas o amor ao próximo e ao mundo que nos rodeia, os bons sentimentos e bons exemplos. Enfatizando o mundo animal, o qual provoca grande fascínio nas crianças dessa faixa etária. O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele. Os animais têm uma importante presença no mundo da criança (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. Que tal conhecer um pouco mais sobre o fantástico mundo animal, saber sobre cada espécie, suas características e outros dados interessantes e curiosos? Você sabe, por exemplo, como vive grande parte dos animais? O que comem? Onde vivem?E como fazem para sobreviver? Então, vamos iniciar, a partir de agora, um pequeno estudo para que a criança possa, em pouco tempo, conhecer as principais informações do mundo animal e de seu animal preferido. Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.

 III.      Objetivos:
·         Propiciar estudos sobre animais, levando-se em consideração as especificidades de cada animal e a sua importância para o meio ambiente.
·         Despertar na criança o reconhecimento dos animais que vivem ao seu redor, em sua casa, chácara, fazenda, ou seja, os animais domésticos.
·         Despertar nas crianças a importância e os cuidados que temos que ter com os animais.
·         Possibilitar a linguagem oral
·         Desenvolver o raciocínio e a criatividade
·         Diferenciar os aspectos positivos e negativos da convivência com animais na vida doméstica
·         Conhecer características comuns e diferentes entre animais;
·         Identificar os diversos animais apontando para sua diversidade, principais características (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
·         Comparar diversos tipos de animais através da observação;
·         Preocupar-se com a preservação da natureza;
·         Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
·         Classificar diferentes animais pelas suas características (Diferenças e semelhanças).
·         Identificar os diversos animais suas principais características.
·         Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie)
·         Identificar e classificar os animais: domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos, terrestres e aéreos, alimentação, reprodução e habitat dos animais
·         Classificar diferentes animais pelas suas características (Diferenças e semelhanças);
·         Identificar os animais domésticos.
·         Caracterizar os animais domésticos.
·         Distinguir um animal silvestre de um animal doméstico.
·         Classificar as semelhanças e as diferenças dos animais de uma mesma espécie.
·         Refletir sobre a extinção de certas espécies no mundo.
·         Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção.

IV.     Áreas contempladas
Identidade e  Autonomia
Linguagem Oral e Escrita
Matemática
Artes
Natureza e sociedade
Movimento
Música

V. Procedimentos
Desenvolver atividades onde a criança realizará em sala possibilitando a ampliação de seu conhecimento, mostrando a importância e benefícios que os animais possuem em nossas vidas. Utilizando para tal:

·         Leitura de historias que tem como tema os animais;
·         Imitação de sons e gestos dos animais observados, nomeando-os;
·         Promoção de formas diferentes de contação de histórias sobre os animais, tais como: teatro com fantoches, livros alternados, dramatização;
·         Reconhecimento das gravuras dos animais trabalhados em livros, revistas e jornais, nomeando-os;
·         Manuseio de bichos de brinquedos que se parecem com os animais observados;
·         Exploração de diferentes materiais para representação e desenvolvimento da linguagem gráfica: desenho com bolinha de papel crepom, pinturas com guache, colagem com papel;
·         Confecção do de máscaras e chapéu com temas dos bichos trabalhados;
·         Carimbo dos dedinhos dos animais apresentados;
·         Criação de mural, painel, álbum de acompanhamento das atividades com figuras objetos (penas, escamas, pelos) ou fotos das crianças com os animais;
·         Decoração do ambiente das crianças com painéis, cartazes e móbiles;
·         Dança e movimentos coreografados de músicas relacionadas ao tema dos animais;
·         Folhear revistas para auxiliar as crianças na identificação dos animais;
·         Passeio nas redondezas para investigação da presença e sons de animais;
·         Montagem de um livrinho de cantos;
·         Pintar caixas de ovos representando animais:
·         Montar um joguinho de boliche com garrafas pet representando alguns animais;
·         Visita de alguns animais na sala;
·         Representar a música do sapo com desenho das mãos e com pratinhos;
·         Caixa de surpresa com um animal;
·         Máscaras de figuras de animais;
·         Assistir DVDs sobre animais;
·         Brincadeiras com animais de borracha;
·         Enviar uma pesquisa para os pais, sobre os animais de estimação que possuem;
·         Montar um painel com fotos das crianças e seus animais de estimação;
·         Imitação de animais;
·         Manuseio de diferentes formas de representação do cachorro, gato, vaca e pato. Inserindo em brincadeiras sensoriais lúdicas (de pelúcia, borracha, EVA e figuras de papel);
·         Mostrar figuras grandes e coloridas de animais;
·         Pedir para os pais, a doação de materiais reciclados para trabalharmos com o tema e também de alguns brinquedos que contenham a imagem de animais;
·         Montagem da tartaruga com garrafas pet. (as crianças pintarão a cartolina que fará parte da tartaruga e colocarão picotes de EVA);
·         Colagens;
·         Pinturas;
·         Escutar histórias;
·         Entoar canções;
·         Conversas na roda;
·         Brincadeiras no pátio;
·         Explorar brinquedos e jogos da sala;
·         Sondagem das cores através de atividades plásticas e brincadeiras orais e concretas;
·         Histórias narradas.
·         Teatros de fantoches e dedoches.
·         Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
·         Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
·         Músicas cantadas variadas que envolvam: gestos, animais, sons, etc.
·         CD de músicas de vários ritmos.
·         DVD musical.
·         Atividades com tintas, pincel atômico, giz, etc.
·         Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.
·         Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
·         Modelagem de argila e massinha de modelar caseira.
·         Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de espuma (formas geométricas e túnel).
·         Brincar com fantasias.
·         Jogos e brincadeiras diversos;
·         Maquete de fazenda com animais, plantas e outros;
·         Na roda da conversa ler textos, histórias, adivinhações e fábulas de animais;
·         Falar das diferenças e necessidades dos seres vivos;
·         Contato com pequenos animais (suas características);
·         Recortes, pinturas, colagens, dobraduras, massa de modelar, relacionadas ao tema;
·         Lista de animais;
·         Desenhos dirigidos e espontâneos;
·         Confecções de Máscaras, móbiles, fantoches, cartazes, dedoches
·         Pesquisas, observação e manuseio de livro e revistas;
·         Desenvolver atividades matemáticas;
·         Através de movimentos, música, dança e imitações;
·         Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações;
·         Elaboração de cartazes, álbuns, painéis, jogos;
·         Demonstração de animais.
·         Apresentação do projeto com cartaz;
·         Rodas de conversas;
·         Dança com máscaras de animais;
·         Músicas que envolvem movimentos e sons dos animais;
·         Histórias variadas: lidas e dramatizadas;
·         Confecção de móbiles;
·         Confecção do cartaz: aquário com pintura e dobradura do peixe, música peixe vivo;
·         Adivinhas;
·         Desenho e pintura;
·         Maquete: sitio do seu Lobato;
·         Confecção dos animais com o tangram e as formas geométricas: triângulo,  circulo e quadrado;
·         Jogo da memória;
·         TV: imagens de uma grande variedade de animais e filme com os sons e movimentos de animais e outros sons do mundo;
·         Gincana dos animais: corrida do sapo, coelho, canguru, tartaruga, estátua dos animais;
·         Brincadeiras livres no pátio e em sala;
·         Durante o desenvolvimentos de todas estas atividades serão adicionadas: contagem, lateralidade, cores, noções de espaço e tempo, maior/menor, grande/pequeno, igual/diferente, fora/dentro, perto/longe e outros;
·         Culminância do projeto com exposição de todos os trabalhos desenvolvidos.

VI. Avaliação
                Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades, interesse, assimilação e individualidades de cada criança. A educadora utilizará um diagnóstico preciso do nível conceitual que a criança se encontra, produzindo um relatório verbal escrito de atividades realizadas pelas crianças sobre o tema proposto.          


Comentários