Projeto: Contos e Cantos
I. Identificação do Projeto
Tema: Contos e Cantos
Tempo de duração:
Período: 13/05 a 05/07/13
Público Alvo: Alunos do Berçário 2
II. Justificativa:
Neste
projeto apresentamos às crianças toda a magia do universo infantil e suas
fantasias através dos contos, fábulas, músicas, cantigas de roda, cantos
populares da cultura brasileira e clássicos da literatura infantil universal.
Transmitindo através destas o amor ao próximo e ao mundo que nos rodeia, os
bons sentimentos e bons exemplos. Enfatizando o mundo animal, o qual provoca
grande fascínio nas crianças dessa faixa etária. O tema do projeto desperta o
interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com
várias informações relativas a ele. Os animais têm uma importante presença no
mundo da criança (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem
um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Que tal conhecer um pouco mais sobre o fantástico mundo animal, saber sobre
cada espécie, suas características e outros dados interessantes e curiosos?
Você sabe, por exemplo, como vive grande parte dos animais? O que comem? Onde
vivem?E como fazem para sobreviver? Então, vamos iniciar, a partir de agora, um
pequeno estudo para que a criança possa, em pouco tempo, conhecer as principais
informações do mundo animal e de seu animal preferido. Este estudo facilitará a
correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão
aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
III.
Objetivos:
·
Propiciar estudos sobre animais, levando-se em
consideração as especificidades de cada animal e a sua importância para o meio
ambiente.
·
Despertar na criança o reconhecimento dos animais
que vivem ao seu redor, em sua casa, chácara, fazenda, ou seja, os animais
domésticos.
·
Despertar nas crianças a importância e os cuidados
que temos que ter com os animais.
·
Possibilitar a linguagem oral
·
Desenvolver o raciocínio e a criatividade
·
Diferenciar os aspectos positivos e negativos da
convivência com animais na vida doméstica
·
Conhecer características comuns e diferentes entre
animais;
·
Identificar os diversos animais apontando para sua
diversidade, principais características (locais onde vivem, sua alimentação,
seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
·
Comparar diversos tipos de animais através da
observação;
·
Preocupar-se com a preservação da natureza;
·
Socializar as informações que os alunos possuem sobre
o tema;
·
Classificar diferentes animais pelas suas
características (Diferenças e semelhanças).
·
Identificar os diversos animais suas principais
características.
·
Conhecer os diversos animais apontando para sua
diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras
peculiaridades relativas a cada espécie)
·
Identificar e classificar os animais: domésticos e
selvagens, úteis e nocivos, aquáticos, terrestres e aéreos, alimentação,
reprodução e habitat dos animais
·
Classificar diferentes animais pelas suas
características (Diferenças e semelhanças);
·
Identificar os animais domésticos.
·
Caracterizar os animais domésticos.
·
Distinguir um animal silvestre de um animal
doméstico.
·
Classificar as semelhanças e as diferenças dos
animais de uma mesma espécie.
·
Refletir sobre a extinção de certas espécies no
mundo.
·
Refletir sobre as características individuais de
cada animal e risco de extinção.
IV. Áreas contempladas
Identidade e
Autonomia
Linguagem Oral e Escrita
Matemática
Artes
Natureza e sociedade
Movimento
Música
V.
Procedimentos
Desenvolver atividades onde a criança realizará em
sala possibilitando a ampliação de seu conhecimento, mostrando a importância e
benefícios que os animais possuem em nossas vidas. Utilizando para tal:
·
Leitura de historias que tem como tema os animais;
·
Imitação de sons e gestos dos animais observados,
nomeando-os;
·
Promoção de formas diferentes de contação de
histórias sobre os animais, tais como: teatro com fantoches, livros alternados,
dramatização;
·
Reconhecimento das gravuras dos animais trabalhados
em livros, revistas e jornais, nomeando-os;
·
Manuseio de bichos de brinquedos que se parecem com
os animais observados;
·
Exploração de diferentes materiais para
representação e desenvolvimento da linguagem gráfica: desenho com bolinha de
papel crepom, pinturas com guache, colagem com papel;
·
Confecção do de máscaras e chapéu com temas dos
bichos trabalhados;
·
Carimbo dos dedinhos dos animais apresentados;
·
Criação de mural, painel, álbum de acompanhamento
das atividades com figuras objetos (penas, escamas, pelos) ou fotos das
crianças com os animais;
·
Decoração do ambiente das crianças com painéis,
cartazes e móbiles;
·
Dança e movimentos coreografados de músicas
relacionadas ao tema dos animais;
·
Folhear revistas para auxiliar as crianças na
identificação dos animais;
·
Passeio nas redondezas para investigação da
presença e sons de animais;
·
Montagem de um livrinho de cantos;
·
Pintar caixas de ovos representando animais:
·
Montar um joguinho de boliche com garrafas pet
representando alguns animais;
·
Visita de alguns animais na sala;
·
Representar a música do sapo com desenho das mãos e
com pratinhos;
·
Caixa de surpresa com um animal;
·
Máscaras de figuras de animais;
·
Assistir DVDs sobre animais;
·
Brincadeiras com animais de borracha;
·
Enviar uma pesquisa para os pais, sobre os animais
de estimação que possuem;
·
Montar um painel com fotos das crianças e seus
animais de estimação;
·
Imitação de animais;
·
Manuseio de diferentes formas de representação do
cachorro, gato, vaca e pato. Inserindo em brincadeiras sensoriais lúdicas (de
pelúcia, borracha, EVA e figuras de papel);
·
Mostrar figuras grandes e coloridas de animais;
·
Pedir para os pais, a doação de materiais
reciclados para trabalharmos com o tema e também de alguns brinquedos que
contenham a imagem de animais;
·
Montagem da tartaruga com garrafas pet. (as
crianças pintarão a cartolina que fará parte da tartaruga e colocarão picotes
de EVA);
·
Colagens;
·
Pinturas;
·
Escutar histórias;
·
Entoar canções;
·
Conversas na roda;
·
Brincadeiras no pátio;
·
Explorar brinquedos e jogos da sala;
·
Sondagem das cores através de atividades plásticas
e brincadeiras orais e concretas;
·
Histórias narradas.
·
Teatros de fantoches e dedoches.
·
Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
·
Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde,
balões, pega-pega, etc.
·
Músicas cantadas variadas que envolvam: gestos,
animais, sons, etc.
·
CD de músicas de vários ritmos.
·
DVD musical.
·
Atividades com tintas, pincel atômico, giz, etc.
·
Manuseio e rasgadura de papéis de diversas
texturas.
·
Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e
coordenação.
·
Modelagem de argila e massinha de modelar caseira.
·
Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de
espuma (formas geométricas e túnel).
·
Brincar com fantasias.
·
Jogos e brincadeiras diversos;
·
Maquete de fazenda com animais, plantas e outros;
·
Na roda da conversa ler textos, histórias,
adivinhações e fábulas de animais;
·
Falar das diferenças e necessidades dos seres
vivos;
·
Contato com pequenos animais (suas
características);
·
Recortes, pinturas, colagens, dobraduras, massa de
modelar, relacionadas ao tema;
·
Lista de animais;
·
Desenhos dirigidos e espontâneos;
·
Confecções de Máscaras, móbiles, fantoches,
cartazes, dedoches
·
Pesquisas, observação e manuseio de livro e
revistas;
·
Desenvolver atividades matemáticas;
·
Através de movimentos, música, dança e imitações;
·
Conversas, diálogos, expressão de sentimentos,
imitações;
·
Elaboração de cartazes, álbuns, painéis, jogos;
·
Demonstração de animais.
·
Apresentação do projeto com cartaz;
·
Rodas de conversas;
·
Dança com máscaras de animais;
·
Músicas que envolvem movimentos e sons dos animais;
·
Histórias variadas: lidas e dramatizadas;
·
Confecção de móbiles;
·
Confecção do cartaz: aquário com pintura e
dobradura do peixe, música peixe vivo;
·
Adivinhas;
·
Desenho e pintura;
·
Maquete: sitio do seu Lobato;
·
Confecção dos animais com o tangram e as formas
geométricas: triângulo, circulo e quadrado;
·
Jogo da memória;
·
TV: imagens de uma grande variedade de animais e
filme com os sons e movimentos de animais e outros sons do mundo;
·
Gincana dos animais: corrida do sapo, coelho,
canguru, tartaruga, estátua dos animais;
·
Brincadeiras livres no pátio e em sala;
·
Durante o desenvolvimentos de todas estas
atividades serão adicionadas: contagem, lateralidade, cores, noções de espaço e
tempo, maior/menor, grande/pequeno, igual/diferente, fora/dentro, perto/longe e
outros;
·
Culminância do projeto com exposição de todos os
trabalhos desenvolvidos.
VI.
Avaliação
Será
realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do
projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas,
considerando as capacidades, interesse, assimilação e individualidades de cada
criança. A
educadora utilizará um diagnóstico preciso do nível conceitual que a criança se
encontra, produzindo um relatório verbal escrito de atividades realizadas pelas
crianças sobre o tema proposto.
Comentários
Postar um comentário