Projeto Arraial
Junino
Identificação do
Projeto
Tema:
Arraial Junino
Tempo
de duração: 2 semanas
Período:
24/06 a 05/07
Público
Alvo: EI 3 (2 a 3 anos)
Justificativa
As Festas Juninas fazem parte do
nosso folclore. São elas o motivo de alegria e de muitas comemorações. A Festa Junina é uma
excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e
ampliar o universo cultural, pois
constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de
linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros. Tendo a escola
um papel importante na valorização das tradições.
Objetivo Geral
Incentivar nos alunos o gosto pelas
festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e
ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas,
brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que
fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social
e cultural;
Objetivos Específicos
·
Conhecer
as características das festas juninas;
·
Admirar
e respeitar o trabalho do homem do campo;
·
Desenvolver
a valorização do homem do campo e de suas atividades;
·
Desenvolver
a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
·
Valorizar
a tradição das festas juninas;
·
Socializar
com a comunidade escolar e familiar;
·
Desenvolver
a linguagem oral;
·
Ampliar
o vocabulário;
·
Estimular
a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
·
Incentivar
o gosto pela culinária junina;
·
Conscientizar
sobre os perigos dos balões e fogos de artifício;
·
Propiciar
às crianças a participação em diversas brincadeiras;
·
Promover
a Festa junina da nossa escola.
Eixos de Ação: Identidade e
Autonomia, Artes visuais, Movimento, Música, Linguagem oral e escrita, Natureza
e Sociedade e Matemática.
Procedimentos
Desenvolver atividades onde a
criança realizará em sala possibilitando a ampliação de seu conhecimento,
mostrando a importância que as festas
juninas possuem em nossa cultura, utilizando para tal:
Decoração do ambiente das crianças com painéis, cartazes, bandeirinhas e balões
· Dança e movimentos coreografados de músicas relacionadas ao tema
· Promoção de formas diferentes de contação de histórias, tais como: teatro com fantoches, livros alternados, dramatização; dedoches.
· Exploração de diferentes materiais para representação e desenvolvimento da linguagem gráfica: desenho com bolinha de papel crepom, pinturas com guache, colagem com papel;
· Confecção de máscaras e chapéu
· Carimbo dos dedinhos e mãos;
· Criação de mural, painel, álbum de acompanhamento das atividades
· Montagem de um livrinho de cantos;
· Montar um joguinho de boliche com garrafas pet
· Assistir DVDs sobre festas juninas e músicas da época
· CD de músicas de vários ritmos.
· DVD musical.
· Pedir para os pais, a doação de materiais reciclados para trabalharmos com o tema
· Colagens;
· Pinturas;
· Entoar canções;
· Conversas na roda;
· Brincadeiras no pátio;
· Explorar brinquedos e jogos da sala;
· Sondagem das cores através de atividades plásticas e brincadeiras orais e concretas;
· Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
· Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
· Atividades com tintas, pincel atômico, giz, etc.
· Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.
· Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
· Modelagem de massinha de modelar.
· Jogos e brincadeiras diversos;
· Recortes, pinturas, colagens, dobraduras, massa de modelar, relacionadas ao tema;
· Desenhos dirigidos e espontâneos;
· Desenvolver atividades matemáticas;
· Através de movimentos, música, dança e imitações;
· Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações;
· Demonstração de animais.
· Apresentação do projeto com cartaz;
· Rodas de conversas;
· Adivinhas;
· Jogo da memória;
· Gincana: corrida do saco, cabo de guerra, pau de sebo, pula fogueira, etc.
· Brincadeiras livres no pátio e em sala;
· Durante o desenvolvimentos de todas estas atividades serão adicionadas: contagem, lateralidade, cores, noções de espaço e tempo, maior/menor, grande/pequeno, igual/diferente, fora/dentro, perto/longe e outros;
Avaliação
Será realizada de forma contínua e
sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e
acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades,
interesse, assimilação e individualidades de cada criança. A educadora utilizará
um diagnóstico preciso do nível conceitual que a criança se encontra,
produzindo um relatório verbal escrito de atividades realizadas pelas crianças
sobre o tema proposto.
Culminância
do projeto com exposição dos trabalhos desenvolvidos, músicas e danças típicas.
Comentários
Postar um comentário