Projeto Arraial Junino

Projeto Arraial Junino


Identificação do Projeto
Tema: Arraial Junino
Tempo de duração: 2 semanas
Período: 24/06 a 05/07
Público Alvo: EI 3 (2 a 3 anos)

Justificativa
            As Festas Juninas fazem parte do nosso folclore. São elas o motivo de alegria e  de muitas comemorações. A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo cultural, pois  constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros. Tendo a escola um papel importante na valorização das tradições.

Objetivo Geral
            Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural;

Objetivos Específicos
·         Conhecer as características das festas juninas;
·         Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo;
·         Desenvolver a valorização do homem do campo e de suas atividades;
·         Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
·         Valorizar a tradição das festas juninas;
·         Socializar com a comunidade escolar e familiar;
·         Desenvolver a linguagem oral;
·         Ampliar o vocabulário;
·         Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
·         Incentivar o gosto pela culinária junina;
·         Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício;
·         Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras;
·         Promover a Festa junina da nossa escola.

Eixos de Ação: Identidade e Autonomia, Artes visuais, Movimento, Música, Linguagem oral e escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

Procedimentos
            Desenvolver atividades onde a criança realizará em sala possibilitando a ampliação de seu conhecimento, mostrando a importância que as  festas juninas possuem em nossa cultura, utilizando para tal:

 Decoração do ambiente das crianças com painéis, cartazes, bandeirinhas e balões
·         Dança e movimentos coreografados de músicas relacionadas ao tema
·         Promoção de formas diferentes de contação de histórias, tais como: teatro com fantoches, livros alternados, dramatização; dedoches.
·         Exploração de diferentes materiais para representação e desenvolvimento da linguagem gráfica: desenho com bolinha de papel crepom, pinturas com guache, colagem com papel;
·         Confecção  de máscaras e chapéu
·         Carimbo dos dedinhos e mãos;
·         Criação de mural, painel, álbum de acompanhamento das atividades
·         Montagem de um livrinho de cantos;
·         Montar um joguinho de boliche com garrafas pet
·         Assistir DVDs sobre festas juninas e músicas da época
·          CD de músicas de vários ritmos.
·         DVD musical.
·         Pedir para os pais, a doação de materiais reciclados para trabalharmos com o tema
·         Colagens;
·         Pinturas;
·         Entoar canções;
·         Conversas na roda;
·         Brincadeiras no pátio;
·         Explorar brinquedos e jogos da sala;
·         Sondagem das cores através de atividades plásticas e brincadeiras orais e concretas;
·         Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
·         Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
·         Atividades com tintas, pincel atômico, giz, etc.
·         Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.
·         Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
·         Modelagem de massinha de modelar.
·         Jogos e brincadeiras diversos;
·         Recortes, pinturas, colagens, dobraduras, massa de modelar, relacionadas ao tema;
·         Desenhos dirigidos e espontâneos;
·         Desenvolver atividades matemáticas;
·         Através de movimentos, música, dança e imitações;
·         Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações;
·         Demonstração de animais.
·         Apresentação do projeto com cartaz;
·         Rodas de conversas;
·         Adivinhas;
·         Jogo da memória;
·         Gincana: corrida do saco, cabo de guerra, pau de sebo, pula fogueira, etc.
·         Brincadeiras livres no pátio e em sala;
·         Durante o desenvolvimentos de todas estas atividades serão adicionadas: contagem, lateralidade, cores, noções de espaço e tempo, maior/menor, grande/pequeno, igual/diferente, fora/dentro, perto/longe e outros;

Avaliação
            Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades, interesse, assimilação e individualidades de cada criança. A educadora utilizará um diagnóstico preciso do nível conceitual que a criança se encontra, produzindo um relatório verbal escrito de atividades realizadas pelas crianças sobre o tema proposto.         

Culminância do projeto com exposição dos trabalhos desenvolvidos, músicas e danças típicas.

Comentários