Plano de aula 13/05 a 17/05 - projeto Cantos e contos

O Sítio do Seu Lobato
Seu Lobato tinha um sítio, ia, ia ô!
E nesse sítio tinha um pato, ia, ia, ô!
Era quá, quá, quá pra cá!
Era quá, quá, quá pra lá!
Era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia ô!

Seu Lobato tinha um sítio, ia, ia ô!
E no seu sítio tinha um cachorro,  ia, ia ô!
Era au,  au,  au,  pra cá
Era au,  au,  au,  pra lá
Era au,  au,  au,  pra todo lado , ia, ia ô!

Seu Lobato tinha um sítio , ia, ia ô!
E no seu sítio tinha uma vaca , ia, ia ô!
Era mu, mu, mu, pra cá
Era mu, mu, mu, pra lá
Era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia ô!

Seu Lobato tinha um sítio , ia, ia ô!
E no seu sítio tinha um pintinho
Era piu, piu, piu pra cá
Era piu, piu, piu pra lá
Era piu, piu, piu pra todo lado , ia, ia ô!

Seu Lobato tinha um sítio , ia, ia ô!
E no seu sítio tinha um gato
Era miau, miau, miau pra cá
Era miau, miau, miau pra lá
Era miau, miau, miau pra todo lado , ia, ia ô!



13/05/2013
            Em roda, cantaremos para as crianças a música O Sítio do seu Lobato, repetindo quantas vezes for necessário, ou seja, até que as crianças fiquem interessadas.  Apresentar a música em CD, vídeo ou livro. Depois mostraremos para as crianças figuras ou brinquedos com os animais relacionados à música, falando sobre suas características e ressaltando o som que estes animais produzem, elas deverão indicar os animais falados.
Objetivo: Desenvolver ritmo, identificar os animais, reconhecer  sons onomatopéicos. Ser capaz de escutar, identificar e reproduzir sons dos animais.
Conteúdo: Identificação dos animais e as onomatopéias relacionadas a eles.
Avaliação: As crianças deverão pegar os animais que pediremos a elas. Reconhecer e nomear diferentes animais citados na música.
Saída: Solário com brinquedos ou motocas.

14/05/2013
            Em roda, cantaremos para as crianças a música O Sítio do seu Lobato, repetindo quantas vezes for necessário. Apresentaremos os animais um a um, sendo hoje o PATO. Detalhando como é seu corpo (cor, penas, patas, bico), onde vive e o que come, seus filhotes e ovos. Apresentaremos a história O Patinho Feio para que vejam a distinção entre algumas aves como o pato e o cisne. Dobradura de patinho.
Objetivo: Desenvolver ritmo, identificar os animais, reconhecer  sons onomatopéicos. Ser capaz de escutar, identificar e reproduzir sons dos animais. Respeitar as diferenças.
Conteúdo: Identificação dos animais e as onomatopéias relacionadas a eles. Ampliação do vocabulário. História O Patinho Feio. Coordenação motora.
Avaliação: As crianças deverão imitar a voz do pato e falar o seu nome, também distingui-lo do cisne.
Saída: Solário com brinquedos ou motocas.


15/05/2013
            Em roda, cantaremos com as crianças a música O Sítio do seu Lobato, repetindo quantas vezes for necessário. Apresentaremos os animais um a um, sendo hoje o CACHORRO. Detalhando como é seu corpo (pêlo,  cor, patas), os seus diferentes nomes, seu latido, onde vive, o que come e seus filhotes. Cantaremos com as crianças a música Cão Amigo (Galinha Pintadinha), mostrando os gestos e repetindo com as crianças. Depois pediremos que as crianças imitem como anda um cachorro, seu rosnar e seu latido.
Objetivo: Desenvolver ritmo, identificar os animais, reconhecer  sons onomatopéicos. Ser capaz de escutar, identificar e reproduzir sons dos animais.
Conteúdo: Identificação dos animais e as onomatopéias relacionadas a eles. Ampliação do vocabulário. Música Cão Amigo. Coordenação motora.
Avaliação: As crianças deverão imitar a voz do cachorro e falar o seu nome, também imitar sua forma de se locomover.
Saída: Solário com brinquedos ou motocas.

Cão Amigo
Língua de fora
Abana o rabo
Levanta a perna
e faz xixi

Au au au au au au au
Au au au au au au au

O cachorro late quando faz au-au
Levanta a perna pra fazer xixi
Abana o rabo que é pra falar oi
Põe a língua para fora pra sorrir

Ah, se você quer um amigo pra valer
O cachorro seu amigo pode ser
Jogue a bola que ele traz ela de volta
Essa amizade só depende de você



16/05/2013
            Em roda, cantaremos com as crianças a música O Sítio do seu Lobato, repetindo quantas vezes for necessário. Apresentaremos os animais um a um, sendo hoje a VACA. Detalhando como é seu corpo (pêlo,  cor, patas),  seu mugido, onde vive, o que come e seus filhotes. Depois faremos o decalque com as mãos e tinta imitando o chifre da vaca.
Objetivo: Desenvolver ritmo, identificar os animais, reconhecer  sons onomatopéicos. Ser capaz de escutar, identificar e reproduzir sons dos animais.
Conteúdo: Identificação dos animais e as onomatopéias relacionadas a eles. Ampliação do vocabulário. Coordenação motora.
Avaliação: As crianças deverão imitar a voz da vaca e falar o seu nome, também imitar sua forma de se locomover. Deverão acertar o local correto para colocar o rabo da vaca.
Saída: No solário, deverão colocar o rabo na vaca que estará fixada na parede.

17/05/2013
            Em roda, cantaremos com as crianças a música O Sítio do seu Lobato, repetindo quantas vezes for necessário. Apresentaremos os animais um a um, sendo hoje o PINTINHO. Detalhando como é seu corpo (cor, penas, patas, bico), onde vive e o que come. Depois cantaremos a música Meu Pintinho Amarelinho, mostrando os gestos e repetindo com as crianças. Mostraremos os animais estudados durante a semana, repetindo seus nomes e suas vozes para que as crianças repitam.
Objetivo: Desenvolver ritmo, identificar os animais, reconhecer  sons onomatopéicos. Ser capaz de escutar, identificar e reproduzir sons dos animais.
Conteúdo: Identificação dos animais e as onomatopéias relacionadas a eles. Ampliação do vocabulário. Coordenação motora.
Avaliação: As crianças deverão imitar a voz do pintinho e falar o seu nome, também distinguir os animais estudados nesta semana, suas vozes e  nomes.
Saída: Solário com brinquedos ou motocas.










Comentários