Plano de aula 27/05 a 28/05 - projeto Cantos e contos

27/05  
            Cantaremos com as crianças “Seu Lobato tinha um sítio”. O animal que daremos ênfase hoje será o gato, falaremos de suas características e cantaremos com elas “Atirei o pau no gato”, faremos a roda para cantarmos e rodarmos, no final da música elas se sentarão no chão. Conversaremos sobre o cuidado que devemos ter com os animais e não maltratá-los. Realizaremos a brincadeira Cama de Gato onde as crianças deverão engatinhar por baixo de um emaranhado de barbante.

Objetivo: Ampliar as habilidades corporais; possibilitar a linguagem oral; conhecer características comuns e diferentes entre animais; estabelecer conceitos básicos da preservação e consciência ecológica e respeito à natureza e animais.
Conteúdo: Coordenação motora, desenvolvimento da linguagem oral, diferenciar características, preservação e consciência ecológica.
Avaliação: As crianças deverão brincar de roda cantando a música e depois engatinhar por baixo do emaranhado de barbante.
Saída: Solário com brinquedos ou motocas.

Segundo Assunção e Coelho (1997, p. 108) "a Psicomotricidade é a educação  do movimento com atuação sobre o intelecto numa relação entre pensamento e ação englobando funções neurofisiológicas e psíquicas".


28/05
            Cantaremos com as crianças “Seu Lobato tinha um sítio”. O animal que daremos ênfase ainda  será o gato, falaremos de suas características e cantaremos com elas “Atirei o pau no gato”. Depois faremos uma dobradura de gatinho na qual elas colocarão um pedaço de barbante representando o seu rabinho.    

Objetivo: Ampliar as habilidades corporais e a coordenação motora; possibilitar a linguagem oral; conhecer características comuns e diferentes entre animais;
Conteúdo: Coordenação motora, desenvolvimento da linguagem oral, diferenciar características.
Avaliação: As crianças deverão brincar de roda cantando a música e colar o barbante no local certo da dobradura representando o rabo do gatinho.
Saída: Solário com brinquedos ou motocas.


29/05
            Cantaremos com as crianças “Seu Lobato tinha um sítio”. O animal que daremos ênfase hoje será a ovelha, falaremos de suas características e contaremos a história da Maria e do cordeirinho e cantaremos com elas “Maria tinha  um cordeirinho”. Depois as crianças ajudarão a colar algodão na ovelha.

Objetivo: Ampliar as habilidades corporais e a coordenação motora; possibilitar a linguagem oral; conhecer características comuns e diferentes entre animais; Aprender novas músicas.
Conteúdo: Coordenação motora, desenvolvimento da linguagem oral, diferenciar características, ritmo e música.
Avaliação: As crianças deverão cantar a música e colar algodão no corpo da ovelha.
Saída: Solário com brinquedos ou motocas.










Maria tinha um carneirinho,
Sua lã era branca como a neve;
E a todo lugar aonde Maria ia,
O carneirinho a seguia breve.

Um dia, à escola ele a foi a acompanhar;
O regulamento não o permitia;
Isto fez as crianças rir e brincar;
Ao ver um carneirinho na escola.

E assim a professora o pôs para fora,
Mas ali por perto ele permaneceu,
E esperou pacientemente até
Que a Maria apareceu.

"Porque o carneirinho gosta tanto da Maria assim?"
Gritaram as crianças impacientes;
"Porque Maria ama o cordeirinho, enfim",
Respondeu a professora prontamente.




Comentários

Postar um comentário